quarta-feira, 31 de agosto de 2016

JOÃO ALBERTO ANTECIPA DEBATE SOBRE A ELEIÇÃO DE 2018 E SE ANUNCIA CANDIDATO A GOVERNADOR

João Alberto antecipa debate sobre a eleição de 2018 e se anuncia candidato a governador

Por Aquiles Emir

O senador João Alberto, presidente da executiva estadual do PMDB, parece ter mudado de planos, pois não demonstra mais tanta convicção de que irá se aposentar após conclusão do seu mandato em fevereiro de 2019. Semana passada, ao participar da inauguração do comitê eleitoral do candidato a vereador Nival Costa, no bairro do Codozinho, em São Luís, ele anunciou que será candidato a governador em 2018.

O nome de João Alberto vem sendo sondado desde 2014, depois da desistência de Luis Fernando Silva, mas ele preferiu se manter afastado do pleito porque já havia se compromissado com a eleição do filho João Marcelo, que disputava uma cadeira na Câmara Federal. Caso resolvesse concorrer com Flávio Dino (PCdoB), João Alberto teria que abrir do projeto do filho, pois muitas lideranças do interior iriam fazer essa exigência para poder apoiá-lo, principalmente os candidatos a deputado.

Desde o ano passado, o senador vinha garantindo que não disputará a renovação do seu mandato ou outro disputará outro cargo ele em 2018, pois o único desejo que o move para ainda se manter na vida pública seria uma cadeira na Câmara Municipal de Bacabal, ou seja, queria encerrar sua carreira política, em 2020, como vereador da cidade onde começou na vida pública, mas nos últimos dias vem fazendo nova pregação, dizendo estar se preparando para suceder Flávio Dino, ao qual não poupa críticas.

João Alberto já foi vice-governador duas vezes, de 1987 a 1990, de Epitácio Cafeteira, e de 2009 a 2010, de Roseana Sarney. Ele governou o Maranhão por 11 meses, em 1990, quando concluiu o mandato de Cafeteira. Sua principal marca foi um rigoroso combate à violência.

Segundo algumas lideranças do PMDB, o discurso proferido no Codozinho foi a repetição de muitos outros que ele vem fazendo, tanto em São Luís quanto no interior do estado, onde apoia dezenas de candidatos a prefeito e vereador. Caso realmente se candidate, o combate à violência, que chegou a números assustadores no Maranhão, poderá ser sua principal bandeira.

Outra motivação de João Alberto seria a efetivação do presidente interino Michel Temer, que poderá ser candidato à reeleição em 2018. Caso isto ocorra, Temer precisará de um palanque no Maranhão, e João Alberto poderá ser seu representante, embora a ex-governadora Roseana Sarney sempre seja apontada como candidata natural do PMDB, mas esta parece mais inclinada a disputar uma cadeira no Senado, justamente a de João Alberto.

Se apresentando como pré-candidato, faltando mais de dois anos para a eleição, João Alberto começa a demarcar terreno e, dependendo do número de prefeitos que eleger, poderá ser um forte candidato ao Palácio dos Leões.

 Do Blog do Abel C arvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário