sexta-feira, 5 de agosto de 2016

TUDO PRONTO PARA FESTIVAL DE SOTAQUES

,,
Em reunião que aconteceu no auritório da Praça Maria Aragão, na tarde de ontem, com representantes das brincadeiras de bumba-bois que se apresentação hoje a noite durante o primeiro Festival de Sotaques Bumba-meu-Canto, foram sorteadadas a ordem dos sotaques e das toadas que concorrerão na eliminatória de hoje.
 Membros da comissão organizadora discutiram com os participantes todos os detalhes deste grande evento, o maior no gênero, e a sequencia de sotaques ficou; 1 – Costa de mão, 2 – Baixada, 3 – Zabumba, 4 – Orquestra e 5 – Matraca.
Como apenas um boi no sotaque Costa de mão foi inscrito, já ganhou o premio, mas tem que se apresenmtar nos dois dias pois concorre também ao prêmio de Toada Master.
No sorteio do sotaque Baixada ficou assim a ordem de apresentação 1 – União da Baixada, 2 – Boi de São Bento, 3 – Raça Show, 4 – Boi do Bairro de Fátima e 5 – Boi do Pindaré.
No sotaque Zabumba, a ordem de apresentação ficou; 1 – Boi Unidos Venceremos, 2 – Boi Bacaba, 3 – Unidos da Fé em Deus e 4 – Boi da Liberdade.
No sotaque de orquestra, a ordem pelo sortyeio teve 1 – Boi de Barbosa da cidade de Rosário, 2 – Meu Tamarineiro de São José de Ribamar , 3 – Mocidade Axixaense, 4 – Brilho da Ilha e 5 – Boi da Lua.
O sotaque da Ilha ou Matraca será o último a movimentar o festival e subirão na seguinte ordem; 1 – Unidos do Bairro de Fátima, 2 - Brilho de São João, 3 – Pindoba, 4 – Boi de Tajaçuada e 5 – Boi Estrela Maior.
Aolem dos acertos finais, a reunião serviu para uma grande confraternização onde compositores, músicos, cantadores se encontraram para um bom bate papo e abraços sinceros. Dentre os presentes  os compositores-cantadores Zequinha de Coxinho, Gilvan Mocidade, Alissom Ribeiro, Zé Lopes, Paulinho Du Banjo, Claudinho, dentre outros.
TUDO PRONTO PARA O BOI BACABA
Com uma toada no sotaque Zabumba, composta por Zé Lopes, “Arraial do Céu” ganhou um arranjo moderno criado pelo percussionista  e diretor musical Madson Peixoto que contará com os ritmistas Lucas Peixoto,  Serginho Penha, André Solha e Claudeci Paquito. Na harmonia estará o violonista Maninho Quadros e o Baixista Adiel.
A toada que o Boi Bacaba vai defender "Arraial do Céu", é uma homenagem aos  maiores cantores, compositores e músicos maranhenses que hoje fazem parete da orquestra de Deus, como Papete, João do Vale, Dona Teté, Mestre Leonardo, Laurentino,  AntÇonio Vieira, Terezinha Jansem, Maestro Nonato, dentre outros e outros.
A indumentária que o batalhão vai se apresentar foi criada pelo designer bacabalense Lourival Santana e confeccionado na Malharia Status - Bacabal-Ma.  Ontem a turma fez o ensaaio apronto e ta tudo arrumadinho para essa grande disputa.
O festival de toadas tem previsão para começar as 18.30 h na praça Mária Aragão
A organização e realização é da Espiral Produções e Eventos.

Compareça.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário