terça-feira, 22 de novembro de 2022

FLÁVIO DINO E CARLOS BRANDÃO CRITICAM PEDIDO DO PL

 


Como era esperado, o PL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu, nesta terça-feira (22), ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a anulação dos votos de urnas eletrônicas de modelos anteriores a 2020.

O PL entende que nessas urnas teriam ocorrido falhas insanáveis, que põem em risco o resultado do pleito.

No entanto, o PL, no pedido feito, quer a anulação dos votos dessas urnas só no segundo turno das eleições, sem afetar a votação do primeiro turno, no qual o partido elegeu a maior bancada da Câmara Federal.

Diante desse cenário, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, em seu despacho, afirmou que a ação só será analisada se no pedido incluir a anulação também do primeiro turno.

Críticas – O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o senador eleito Flávio Dino, ambos do PSB, criticaram a decisão tomada pelo PL.

Brandão disse que a iniciativa é uma afronta a democracia e que a vontade soberana do eleitor precisa ser respeitada.

“Mais uma afronta à democracia o pedido ao TSE para anular votos nas eleições, mesmo com a comprovação de segurança nas urnas por parte do TCU, OAB e Forças Armadas. Respeitar a escolha do povo e das instituições é o verdadeiro ato de patriotismo. É hora de cuidar do Brasil!”, afirmou.

Já o ex-governador Flávio Dino entende que se trata de uma “litigância de má fé”, pois o PL foi seletivo no pedido de anulação, não incluindo o primeiro turno das mesmas eleições 2022.

“Obviamente tal invalidação deveria ocorrer no 1º e no 2º turno. Isso alteraria a eleição de governadores, senadores, deputados. Então, o pedido visa apenas agitar cercadinhos, cercos e bloqueios. E se trata de LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ (artigo 80 do CPC)”, destacou.

Um comentário:


  1. REVISTA OESTE

    Menu
    Revista Oeste
    MINHA CONTA
    OLÁ, PAUL
    Show submenu for Colunistas
    Revista Oeste
    Colunistas
    Show submenu for Colunistas
    Show submenu for Spiked
    Política
    Eleições 2022
    Economia
    Brasil
    Mundo
    Tecnologia
    Agro
    Sobre Oeste
    Show submenu for Sobre Oeste

    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    REVISTA
    EDIÇÃO 139
    DANEM-SE TODOS OS BRASIS
    Lula e os petistas fazem de conta que estão altamente preocupados com as “políticas sociais”. Na verdade, não veem a hora de cair matando nas diretorias da Petrobras e do BNDES

    J. R. Guzzo
    18 NOV 2022 - 11:27
    ouça este conteúdo
    readme
    play_circle_outline
    CADASTRE-SE E RECEBA NOVOS CONTEÚDOS:
    nome@exemplo.com.br
    ok
    Pouco depois de ser declarado pelo TSE de Alexandre de Moraes e equipe como vencedor das eleições de 2022, o ex-presidente Lula disse que não iria criar “dois Brasis”, nem governar só para os que votaram nele. Mas desde que falou está fazendo exatamente o contrário do que disse — ou, mais precisamente, não parou de montar um Brasil só para ele, no qual os 60 milhões de votos contabilizados em seu favor o autorizam a fazer tudo o que lhe der na cabeça daqui por diante, e os 58 milhões de votos de quem votou contra valem três vezes zero. Lula, na verdade, parece achar que foi eleito para o cargo de Deus — e talvez nada mostre isso com tanta clareza, além das coisas que vem dizendo sem parar, quanto sua viagem para o Egito, onde foi assistir à mais uma dessas conferências mundiais sobre “o clima” que reúnem magnatas em busca de uma causa e não mudam um único milímetro no movimento de rotação da Terra. Lula, muito simplesmente e na cara de todo mundo, foi para lá num jatinho Gulfstream G600 do “Júnior da Qualicorp”. E quem é o “Júnior da Qualicorp”? É réu num processo penal por corrupção, lavagem de dinheiro e caixa 2, com delação premiada homologada no STF em 2020 pelo ministro Luís Roberto Barroso, justo ele. Quer dizer: o homem nem tomou posse ainda, mas já está assim.

    ResponderExcluir