MOVIMENTO ABRIL VERDE
Movimento Abril Verde ressalta a relevância da cultura de segurança e saúde no trabalho
A prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como a conscientização dos empregadores e trabalhadores, são pontos cruciais nas discussões do mês
Especialmente no mês de abril, o Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Desde sua criação, estudos indicam que houve um aumento na compreensão dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, com a adoção de técnicas de segurança no ambiente de trabalho e a supervisão e regulamentação por parte das autoridades competentes.
Segundo especialistas, investir em iniciativas de prevenção de incidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho é capaz de assegurar um ambiente laboral mais seguro e saudável.
As pesquisas e os estudos abrangem uma ampla gama de temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, incluindo avaliação de riscos, ergonomia, toxicologia, saúde mental, entre outros. Essas ações fornecem embasamento técnico-científico para a elaboração de políticas públicas, normas regulamentadoras e iniciativas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
O dia 28 de abril – Dia em Memória da Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Essa data é importante para a reflexão, discussão, conscientização, troca de experiências e o desenvolvimento de ações para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil, com a participação de instituições, empresas, trabalhadores, empregadores e toda a sociedade brasileira.
Antes do dia 28, o dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, é um momento para trabalhar também questões sérias e importantes relacionadas à saúde dos (as) trabalhadores (as), bem como a sociedade em geral. Promovendo a conscientização e estimulando políticas públicas para o bem-estar da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário