O Instituto Completa divulgou números também do levantamento para as eleições de 2026 no Governo do Maranhão.
De acordo com a pesquisa, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), aparece em primeiro com 34,8%, seguido pelo secretário de Assuntos Municpalistas do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), com 20,7%. Na sequencia aparecem: o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo) com 13,7% e o vice-governador Felipe Camarão (PT) com 9,8%.
A pesquisa divulgou números por regiões do Maranhão. Braide tem seu melhor desempenho na Grande Ilha com 79,5%, enquanto seu pior desempenho e no Leste com 12,6%. Já Orleans, segundo colocado, tem seu melhor desempenho no Sul com 34,4% e o pior na Grande Ilha com 5%.
O Instituto Completa ouviu 1.493 eleitores em todas as regiões do Maranhão, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
UM NOVO QUADRO PARA O SENADO
A mais recente pesquisa do Instituto Completa, realizada entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro de 2025, revela o peso político que uma eventual aliança entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o médico e ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, pode ter na disputa pelo Senado Federal.
Segundo o levantamento, Hilton Gonçalo lidera as intenções de voto para o Senado quando é apresentado como candidato com apoio de Braide, alcançando 23,6% das preferências em todo o Maranhão. Ele ficou em primeiro lugar como a primeira opção de voto dos entrevistados.
O resultado supera nomes tradicionais da política maranhense, como Weverton Rocha (16,1%) e Roberto Rocha (14,6%), e evidencia o potencial de uma dobradinha eleitoral competitiva para 2026.
O destaque de Hilton é ainda mais expressivo na Grande Ilha, onde atinge 43,4% das intenções de voto — região em que Eduardo Braide detém sua principal base de apoio político. Analistas avaliam que a influência do prefeito da capital pode ser decisiva para consolidar um projeto estadual com forte apelo urbano e administrativo.
A pesquisa ouviu 1.493 eleitores em todas as regiões do Maranhão. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro máxima é de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os números reforçam o cenário de que, caso se confirme a parceria política entre Braide e Hilton Gonçalo, o grupo poderá entrar na disputa de 2026 com vantagem estratégica e capilaridade eleitoral em diferentes regiões do estado.
Cenário geral – No cenário sem a definição de alianças políticas, Weverton Rocha fica na liderança da corrida pelo Senado no Maranhão, com 20,2% das intenções de voto. Em seguida aparecem Roberto Rocha, com 15,4%, e André Fufuca, com 11,8%.
A deputada Eliziane Gama registra 8,6%, enquanto Dr. Hilton Gonçalo tem 5,8% e Dr. Yglésio, 5,4%. Pedro Lucas Fernandes aparece com 5,0% e Cesar Pires, 3,0%. Votos nulos ou em nenhum candidato somam 6,8%, e 18,1% dos entrevistados não souberam ou não responderam.




Nenhum comentário:
Postar um comentário