Foi sancionada, na tarde de ontem,  terça-feira (30), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos.

Autor do PL 321/2025, o deputado federal Pedro Lucas (União/MA) comemorou a decisão. O PL estabelece ações para reduzir o desperdício de alimentos, estimular a doação de excedentes e fortalecer a rede de bancos de alimentos no país. Entre os objetivos estão o apoio logístico para distribuição mais eficiente, o incentivo a pesquisas e inovações na área e a criação de campanhas de conscientização.

“Hoje, demos um importante passo para incentivar que pessoas e empresas estejam comprometidas com a doação de alimentos no Brasil. Cerca de 12 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente em nosso país. Agora, vamos acabar com esse desperdício e instituir uma política nacional que define medidas para diminuir o desperdício, incentivar a doação de excedentes e ampliar a atuação dos bancos de alimentos”, comemorou Pedro Lucas.