quinta-feira, 4 de junho de 2015

CASOS DE AIDS TÊM AUMENTO DE 50% NA CIDADE DE CODÓ (MA), EM 2015







O numero de casos de Aids em Codó, a 290 km de distância da capital maranhense, cresceu mais de 50% nos cinco primeiros meses do ano, em comparação a igual período de 2014. Este ano, são 11 mulheres a mais que, agora, sabem que possuem o vírus HIV, e mais 20 homens. As faixas etárias mais atingidas pelo crescimento são entre as mulheres de 20 a 24 anos e entre os homens de 35 à 39 anos.

A falta de prevenção pode ser a principal causa desse aumento. Na visão da coordenadora do combate à DST/Aids, Ellen Nascimento, mais pessoas estão procurando fazer o teste do HIV, por causa da conscientização realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e isso tem reflexo direto no aumento de casos da doença. Ela ressalta que, agora, são 339 soropositivos dentro de Codó, todos sendo acompanhados e tratados. "Temos o atendimento psicossocial, temos o atendimento de enfermagem, acompanhamento psicológico, temos uma infectologista também no serviço de atendimento especializado, temos todo o acompanhamento, temos de coleta de CD4, carga viral e todo o acompanhamento desde o diagnóstico até o tratamento", diz.

O crescimento se deve, ainda, à falta de cuidados das pessoas na hora da relação sexual, que continua sendo descuidado. "O uso do preservativo sempre é o que a gente orienta quando as pessoas veem realizar os exames nos aconselhamentos, a gente faz essa orientação, usar sempre o preservativo nas relações sexuais", completa a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário