domingo, 5 de fevereiro de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - APLICAÇÃO DE GELO


DICAS DE APLICAÇÃO DE GELO

Nunca se deve aplicar gelo diretamente na pele. A melhor forma de se aplicar é utilizando o gelo dentro de um plástico, ou mesmo envolvido numa toalha. As compressas de gelo podem ser utilizadas imediatamente após ter ocorrido o trauma.

Compressa usando tolha molhada: molhe uma toalha com água fria, torça a tolha para diminuir a quantidade de água. Deixe a tolha no freezer para que água congele, após aplique no local do trauma por alguns minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento algumas vezes.

Massagem com gelo : coloque água em um copo plástico, leve ao freezer e retire quando ocorrer o congelamento. Forre o copo com um plástico, após massageie a pele sobre a área muscular por um período de 7 a 10 minutos.

Aplicação de gelo moído: coloque gelo moído em um saco plástico, após cubra o local afetado por alguns minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento com intervalo de tempo.

Gelo terapêutico: em saco plástico misture 100ml de álcool medicinal e 300ml de água. Deve-se se certificar que a mistura está homogênea para levá-la ao freezer. Após a mistura congelada, retire-a do freezer. Enrole o gelo terapêutico em um pano úmido e aplique-o por 20 minutos.

Compressas de gelo não devem ser usadas por muito tempo. Se durante o período de aplicação de compressas frias a pele ficar vermelha, quente, coçar ou doer, pare o tratamento com o gelo.

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário