sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

ERLANIO XAVIER É REELEITO NA FAMEM

Terminou na noite de ontem a apuração da eleição da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), para o biênio 2021/2022. Com 112 votos, a Chapa 1: “Sálvio Dino – Municipalismo na Prática”, foi a vencedora.

A chapa encabeçada pelo atual presidente da Famem, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), derrotou a chapa encabeçada pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos). Foram 112 votos a favor da chapa contra 96, tivemos ainda 06 votos anulados e 03 prefeitos não compareceram para votar.

A diferença entre as duas chapas foi de 16 votos, conforme o Blog previa mais cedo.

“A Famem seguirá sendo dos prefeitos e iremos novamente nesses dois próximos anos priorizar o municipalismo”, afirmou Erlânio Xavier após a vitória nas urnas.

A vitória de Erlânio pode ser encarada como a segunda do senador Weverton Rocha (PDT) diante do vice-governador Carlos Brandão (Republicanos). O primeiro embate foi no 2º Turno das eleições em São Luís.

Lembrando que os dois são os principais nomes, dentro do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB), para a disputa pelo Governo do Maranhão em 2022.

Resta saber se a nova disputa ampliará o racha ja existente na base do comunista 

Após vitória na Famem, Weverton critica postura de Brandão

Engana-se quem imagina que após a eleição da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), realizada na tarde de ontem  quinta-feira (14), o clima poderia arrefecer dentro do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB).


A eleição da Famem protagonizou um novo embate entre o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e, mais uma vez, a vitória foi do pedetista, uma vez que o seu candidato, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT) se reelegeu.

No entanto, mesmo com a vitória, Weverton não perdeu a oportunidade de criticar a postura de Carlos Brandão, que deveria ser o seu adversário apenas em 2022 na eleição pelo Palácio dos Leões, mas os embates constantes tem demonstrado que o grupo de Dino ficou pequeno para comportar ambos

Nas redes sociais, Weverton afirmou que Brandão se aproveitou da ausência do governador para se intrometer na disputa da Famem, que deveria ser apenas entre os prefeitos. O senador afirmou que a vitória de Erlânio assegura a liberdade da democracia.

“O resultado celebra a liberdade da democracia, a força da união dos prefeitos e mostra que nada é superior à vontade soberana do voto. Nem mesmo a visão equivocada do vice-governador Carlos Brandão, que na ausência do governador Flávio Dino, tentou adiantar um possível enfrentamento das eleições de 2022 e usou de pressão e força política para intervir em uma disputa interna, minimizando a capacidade de escolha dos líderes municipais, recém eleitos pela força do voto popular”, afirmou Weverton.

Definitivamente Weverton Rocha e Carlos Brandão, mesmo ainda pertencendo ao mesmo grupo político, não falam a mesma língua e a convivência, a cada dia, fica mais difícil.

É aguardar e conferir, pois deveremos ter desdobramentos desse novo embate, principalmente com o retorno de Flávio Dino ao comando do Maranhão.

Com 112 votos, Erlânio Xavier é reeleito 



Nenhum comentário:

Postar um comentário