domingo, 17 de outubro de 2021

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - MAMOGRAFIA

TUDO SOBRE MAMOGRAFIA E OS DIFERENTES TIPOS DE EXAME DE MAMA 

 O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para evitar qualquer complicação que possa acontecer futuramente ou diagnosticar precocemente o câncer de mama. Estima-se que pelo menos 20% da taxa de mortalidade por câncer de mama foi reduzida graças ao exame de mamografia. No Alta Excelência Diagnóstica, possuímos profissionais capacitados e tecnologia de ponta para você realizar seu exame com segurança e confiabilidade. 

 O QUE É E PARA QUE SERVE A MAMOGRAFIA? 

 A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas. 


QUANDO SE DEVE FAZER UMA MAMOGRAFIA? 

 O exame de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima dos 50 anos de idade. Porém, isso pode variar de mulher para mulher, uma vez que se houver histórico familiar, o procedimento deverá ser feito a partir dos 40 anos após orientação médica.

QUAIS OS TIPOS DE EXAMES DE MAMA? 

 Ultrassom de mama: é um ultrassom capaz de detectar alterações nas mamas, porém não substitui a mamografia. Mamografia bilateral: são realizadas duas incidências em cada mama. Ecografia mamária: é um exame que não usa radiação e é indicado para mulheres jovens e grávidas. Mamografia digital: a diferença entre a mamografia digital e a convencional é que após a radiografia, o aparelho digital transforma a radiação em um sinal elétrico e o envia as imagens para um computador.    

COMO É FEITO O EXAME DE MAMOGRAFIA? 

 A mulher é posicionada em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, que é onde as imagens serão capturadas. Durante o exame a mulher deverá ficar imóvel e segurando a respiração durante alguns segundos. Algumas mulheres podem sentir desconforto por conta da compressão durante o procedimento. 

 PRÉ-REQUISITOS

 No dia do exame, não é recomendado o uso de produtos como desodorante ou talco na região das mamas, para que não haja o risco de interferir nas imagens capturadas durante o exame. 

 PREPARO PARA O EXAME

 O exame não exige preparo prévio. A recomendação é ir vestida com roupas leves para facilitar as captações de imagens na hora do exame. 

 CONTRA-INDICAÇÕES 

 A mamografia não é indicada para pacientes que não tenham a idade mínima de 40 anos para realizar o procedimento e para mulheres grávidas, pois a radiação pode interferir na formação do bebê. TEMPO DE DURAÇÃO O tempo de duração do exame de mamografia, geralmente, é de 15 a 25 minutos. 

PERIODICIDADE DA MAMOGRAFIA 

 Segundo o Ministério da Saúde, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos. Porém, esse período deve ser decidido por um médico especialista, que saberá avaliar o caso de cada paciente e avaliar se há histórico familiar de câncer de mama. 

QUANTO TEMPO DEMORA O RESULTADO DE UMA MAMOGRAFIA? 

 O resultado de uma mamografia geralmente sai em até 2 semanas.   

 ONDE FAZER MAMOGRAFIA?

 Em São Luís  na Clínica Diagnose  na Rua do Passeio.

Por  Dr. Otávio Pinho Filho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário