sábado, 16 de outubro de 2021

FAZENDO TEMPO DA PANDEMIA- ZÉ LOPES GRAVA SEU PRIMEIRAO EP

 

Aproveitando a clausura da pandemia, o cantor e compositor Zé Lopes recorreu ao violão e à Santa e velha inspiração para compor novas músicas. "Foram tantas, vários ritmos e diversos assuntos" diz o compositor. Além das autorais, ele ainda teve luxuosas parcerias, que, com todo controle, lhe renderam prêmios, como o Primeira Lugar no II Festival de Toadas do Boi da Lua em São Luís com " A lua é as quatro estações do amor", uma parceria e interpretação de Walasse Godinho e agora, também primeiro lugar, no Festival de Música de Pedreiras, com "De água, terra barro e poesia" uma parceria e interpretação de Manu Lopes. Ze Lopes foi selecionado no projeto Pátio Aberto e gravou para a Vale, o show Tambor de crioulo, que foi lançado mundialmente com muito ducesso. Ainda sob cuidados sanitários, para comemorar os 101 anos de Bacabal, Zé Lopes e Marcus Maranhão montaram a Live "Parabens Bacabal" que ficou marcada pelos trabalhos autorais e também, pela dupla cantar sucessos de compositores locais. A Live foi a que mais arrecadou. Ainda no mundo das lives, Zé Lopes fez para a Secretária de Estado da Cultura, quatro participações no projeto #Conexão Cultural. A produção do artista bacabalense foi tao grande, que veio à sua cabeça, a ideia de gravar o seu primeiro EP. "São seis canções, três autorais e três em parceria com Manu Lopes. Pedi para o produtor e arranjador Jesiel Bives, que desse uma sonoridade mais eletrônica para as músicas, mas, quando ouviu os reggaes, resolveu, usar os instrumentos à vera. Zé Lopes ainda capta apoio de amigos para a finalização do seu trabalho e já colaboraram, o Senador João Alberto, Deputado João Marcelo, Jodeildo Vieira (Bolinha), Antônio Trabulsi Sobrinho, Hermano Nogueira, Nivaldo, Erivelton Lago, Luis Carlos , Jackson Leite, Raimundo Emiliano (Meló), Leonardo Lacerda, Rafael Luiz, Cesar Bombeiro Cloenaldo Bill, Rômulo Nascimento Costa, Rômulo Nogueira, Jackito Lago, Gonçalo, Paul Getty. "Os trabalhos estão acontecendo naturalmente, as bases estão ficando prontas e os músicos gostaram muito e por isso estão dando tudo de si para que fique o melhor possível". Reitera o compositor. O EP, que ainda não tem um título oficial, traz um Zé Lopes moderno unido ao tradicional e ousou bastante ao compor lambada, charme, roots, ska, ragga e balada. "É um orgulho pra mim fazer o primeiro EP desse maravilhoso artista. Já tocava suas músicas em São Paulo quando era da banda Manu Bantu. Hoje tenho a honra de produzir suas canções " reitera o produtor Jesiel Bives. Zé Lopes acabou de compor em parceria com Gilvsn Mocidsde e Walasse Godinho, um enredo que concorrerá na Favela do Samba, para o Carnaval 2022.

O que é um *EP?
A sigla EP vem do inglês "extended play", usada para um disco longo demais para ser um single, geralmente com duas faixas, e curto demais para ser um LP, ou "long play", de cerca de doze músicas.

Um EP é considerado 1-3 músicas com uma música de pelo menos 10 minutos de duração e um tempo de execução total de 30 minutos ou menos. Ou um EP é considerado 4-6 músicas com um tempo de execução total de 30 minutos ou menos.

Do Blog do Abel Carvalho

Um comentário:

  1. Olha a bacaba, cadê? Quem não bebeu como eu ainda bebi. Como explicar cortar as curvas de um rio!? Juçara, anajá e buriti já habitaram por aqui. A música de Zé Lopes por certo redimirá os nossos pecados contra a bacaba e outras fontes de energia que destruímos. É tempo de redenção e a natureza nos cobra...avisa o poeta.

    ResponderExcluir