sexta-feira, 1 de outubro de 2021

TROVA EM ALTA EM PAUTA E A TODA PROVA

Palestra sobre a trova no Brasil reúne amantes do gênero neste sábado, em Paço do Lumiar

“Apontamentos da Trova – do início aos dias de hoje” é o tema da palestra que será proferida pelo vice-presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT), Arlindo Tadeu Hagen, que vem à primeira vez ao Maranhão. 

Esta é a primeira atividade promovida Academia Maranhense de Trovas (AMT), depois de sua reativação no mês de agosto para o resgate do movimento trovadorismo no Maranhão. 


Em sua palestra, o vice-presidente da UBT falará sobre o surgimento da trova como  pioneiro no Brasil, encabeçado pelo trovador Luiz Otávio, até os dias atuais. A palestra será neste sábado, dia 02/10, às 16h, na sede provisória da AMT que  funciona na Galeria do Professor Ferreira, espaço da Academia Luminense de Letras, em Paço do Lumiar, no conjunto Maiobão. Após a palestra, haverá também uma programação de interação recheada de música a partir de trovas e declamação de poesias. 

A trova esteve ausente por três décadas no Maranhão, depois da morte do poeta, educador e jornalista Carlos Cunha e de outros fundadores da AMT. A academia foi fundada em 1968 e, com a morte prematura de Carlos Cunha, em outubro de 1990, entrou em um processo de inatividade. “Nossa proposta foi revitalizar a Academia e o movimento trovadorismo, o que ocorreu em 28 de agosto este ano, com o objetivo de disseminar e resgatar a trova no estado”, disse a presidente da nova academia, Wanda Cunha.

“A trova está de volta e certamente voltará a brilhar no Maranhão como brilhou no passado sob a batuta de Carlos Cunha. Os trovadores só não estavam reunidos e organizados, como acontece neste momento”, disse com entusiasmo Arlindo Tadeu Hagen, ao comemorar a reativação da Academia Maranhense de Trovas este ano, já com 30 membros, o que significa que os trovadores estavam à espera deste incentivo. 

A trova, a pesar de ter nascido na Europa, na época medieval, veio para o Brasil pelas mãos dos portugueses. Com nova roupagem, o trovadorismo é considerado um movimento genuinamente brasileiro, graças à União Brasileira de Trovadores. A UBT está presente em quase todos os estados brasileiros, incluindo o Maranhão. No passado com Carlos Cunha e no presente, agora com a escritora, Wanda Cunha, filha de Carlos Cunha, nomeada delegada da UBT no estado.

Com texto da jornalista Francis Monteles, diretora de Comunicação da AMT.



Um comentário: