O que é Edema Ósseo?
O edema ósseo é a inflamação que pode acontecer dentro de qualquer osso, sendo uma lesão menos grave do que uma fratura. Isso geralmente ocorre em resposta a uma lesão ou devido a uma condição médica subjacente que faz o osso ficar inflamado, produzindo acúmulo de líquido dentro dele e aumentando a pressão intra-óssea. As contusões ósseas são consideravelmente comuns em atletas, mas podem afetar pessoas de todas as idades e modalidades.
O que causa Edema Ósseo?
As causas do edema ósseo são diversas, mas ele é geralmente causado por uma lesão traumática, como uma fratura, uma lesão de ligamento (LCA, por exemplo), um entorse ou uma doença degenerativa, como a osteoartrite. Outras condições médicas, como câncer,infecções ou condições crônicas (osteoartrite, por exemplo), também podem resultar na condição.
Quais são os sintomas de Edema Ósseo?
Os sintomas de edema ósseo podem incluir:
Dor e desconforto na área referida;
Inchaço na área e em tecidos moles ao redor;
Mudança na cor da área;
Inchaço ou rigidez da uma articulação lesada;
Sensibilidade ao toque;
Sensação de formigamento e dormência;
Perda de força muscular.
Se tenho sintomas de Edema Ósseo, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de edema ósseo, é necessário procurar um médico ortopedista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Edema Ósseo?
O diagnóstico de edema ósseo é feito principalmente por meio de exames de imagem, como ressonância magnética, que pode mostrar detalhes precisos do tecido ósseo. A tomografia computadorizada e o ultrassom também podem ser usados. O exame de raio X não é muito eficaz, por não detectar o edema ósseo, embora possa servir para descartar uma fratura cortical óssea.
Além disso, o médico avaliará os resultados, juntamente com os sintomas do paciente, seu histórico médico e um exame físico para confirmar o diagnóstico.
Qual é o tratamento para Edema Ósseo?
O edema ósseo tem cura e seu tratamento geralmente envolve repouso, fisioterapia e medicamentos para reduzir a dor e a inflamação. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária. O uso de muletas ou outros auxílios de mobilidade podem ser recomendados para evitar a pressão no osso afetado. O objetivo é aliviar a dor e permitir que o osso cure.


Nenhum comentário:
Postar um comentário