O Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro em locais de tradição católica, mas a data possui um significado distinto em outras culturas. No caso do Brasil, a data é celebrada de acordo com a tradição católica, sendo uma data reservada para relembrar, homenagear e rezar pelos entes queridos que partiram. É um dia para reviver o luto por aqueles que já se foram. Para a Igreja Católica, a data também é um momento de rezar pela alma daqueles que estão no purgatório. É tradicional que as ações realizadas pela Igreja e pelos fiéis nessa data sejam entendidas como práticas que buscam garantir e conceder a remissão dos pecados daqueles no purgatório.
O que fazer no Dia de Finados?
Entre práticas que podem ser realizadas no Dia de Finados estão:
Visitar túmulos: muitas pessoas visitam os túmulos de entes, amigos e até de personalidades para deixar flores, fazer uma reza e prestar uma homenagem. Essa prática demonstra a saudade que o falecido deixou e demonstra o respeito e amor de quem o visita.
Ir à missa: é comum na tradição católica que a Igreja realize missas em homenagem aos falecidos como forma de pedir pelo seu descanso.
Fazer jejum e rezar: aqueles que optam por não sair de suas casas, têm como opção a prática de jejuns como penitência pelas almas dos falecidos. As rezas também podem ser parte das reflexões causadas por essa data, mas também para que Deus cuide dos falecidos.
Para aqueles que não são religiosos ou que não têm o hábito de celebrar a data, o Dia de Finados pode ser usado como um dia de descanso ou um dia de lazer com a família e amigos.
Dia de Finados é feriado?
Sim, o Dia de Finados é considerado feriado no Brasil. Segundo a Lei nº 10.607/2002, o Dia de Finados é uma das datas consideradas como feriado nacional. Com isso, milhares de pessoas aproveitam o dia de folga para visitar os túmulos de entes queridos.
Frases para o Dia de Finados
“A pior saudade é aquela que não podemos matar, pois o motivo de sua existência já deixou de existir.” [Gabriel Maroni]
“O Dia de Finados nos lembra que a única forma de nos tornarmos eternos é nos mantermos vivos nas lembranças e nos corações das pessoas que nos amaram e junto conosco construíram eternidades.” [Edna Frigato]
“Às vezes a saudade de quem partiu é uma lembrança presente, inocente e linda. Veja a luz das estrelas. Algumas provavelmente não existem há séculos, e ainda assim iluminam e alegram nossas noites.” [André Saut]
,


Nenhum comentário:
Postar um comentário