sexta-feira, 26 de setembro de 2014

NO DIA DA APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA VEREADOR ROGÉRIO SANTOS PROPÕE DOAÇÃO DE TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DA SEDE DA ACADEMIA BACABALENSE DE LETRAS




Por Abel Carvalho

Na sessão ordinária da câmara municipal de Bacabal que foi aprovado o Plano Municipal de Cultura, dando provas de sua preocupação com o segmento, o vereador Carlos Rogério Santos Silva (PPS) fez tramitar proposição solicitando do prefeito José Alberto Oliveira Veloso a doação de um terreno, pela prefeitura da cidade, para que nele a Academia Bacabalense de Letras possa construir a sua sede própria.
O vereador popular socialista justificou com proposição explicando aos seus pares que no final do ano 2000 um grupo de poetas e escritores bacabalenses mobilizou a classe literária local no intuito de criar um organismo que consagrasse os, até então, anônimos literatos de Bacabal e região do Médio Mearim. O movimento foi encabeçado pelos escritores Francisco José da Silva (Zezinho Casanova), João Batista da Costa Filho, Aline Freitas, Eduardo Freitas Jr., Cláudio Cavalcante entre outros.
Acrescentou em sua justificativa que após sucessivas reuniões e debates em torno da sigla, da estrutura e dos objetivos a serem adotados pela nascente entidade, foi fundada oficialmente a Academia Bacabalense de Letras – ABL, na histórica data de 24 de março de 2001. Em doze de maio do mesmo ano foi realizada a posse coletiva dos 17 literatos fundadores, cuja diplomação foi realizada em 24 de março de 2002 na oportunidade do primeiro aniversário da Entidade de valorização e difusão da literatura local. Desse modo, firma-se a Academia como órgão de agregação, valorização e difusão dos escritores de Bacabal e da região mearinense, proporcionando o resgate e o registro da história e cultura  bacabalense, além de incentivar a revelação e o surgimento de novos escritores.
E concluiu afirmando ser fundamental que está instituição tenha o seu próprio patrimônio físico e foi muito elogiado pelo vereador Paulo Roberto Campos Silva (PSDB), que também é compositor, poeta e membro da ABL.

Sobre o Plano Municipal de Cultura o vereador Rogério Santos articulou nos bastidores a sua imediata aprovação, sugerindo que o projeto tramitasse em regime de urgência urgentíssima, o que acelerou o seu processo de aprovação, elogiou a atitude do secretário municipal de cultura, empresário José Clécio, e do prefeito José Alberto Veloso em o enviarem para a aprovação da câmara e lembrou a importância que nomes como Brasilino Miranda, Fabrício de Moraes, Lauro Gama, Zé de Brito, Queiroz, Neirizan Monteiro, Walter Correa, Zé Jardim, Laurindo Trindade, além de muitos outros, têm para a formação da cultura do município.

Igreja

Outra proposição apresentada pelo vereador Rogério Santos ele solicita que o prefeito de Bacabal, José Alberto Oliveira Veloso, elabore, de forma urgente, um Projeto de Lei, e o encaminhe para a votação e aprovação da casa legislativa, doando para a Diocese de Bacabal área no residencial Terra do Sol, para que nela a Igreja Católica Apostólica Romana possa construir um templo religioso.
Santos justifica a proposição explicando que a Igreja Católica é a mais antiga instituição religiosa do município, contando com elevado número de fiéis e que a comunidade do Residencial Terra do Sol, estimada hoje em cerca de 10 mil pessoas é composta por grande maioria de católicos. Acrescenta informando que a Igreja tem como objetivo estender para essas pessoas o belíssimo trabalho que vem desenvolvendo junto às famílias, principalmente com jovens e adolescentes, dando grande parcela de contribuição à nossa comunidade.
E finaliza dizendo que como é notório, as igrejas têm importante cunho social fazendo com que toda a sociedade se fortaleça em seus princípios norteadores. É justo este incentivo por parte do município para que este Ministério se fortaleça cada vez mais.

Ação política

Em sua agenda política o vereador Carlos Rogério Santos Silva promoveu visita ao distrito de Brejinho e aos povoados Alto Fogoso e Piratininga acompanhado pela secretaria da mulher de Bacabal, Doralice Veloso da Silva, e pelo ex-secretário municipal de educação, professor Waltersar de Mesquita Carneiro. O grupo levou a essas comunidades a mensagem dos candidatos que apoiam nessas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário