domingo, 24 de novembro de 2013

Dr. ALMIR JUNIOR - NAS ÁGUAS DO FUTURO


Ele se chama Almir Carvalho Rosa Junior, ou Junior do SAAE ou Dr. Junior. Nascido em Bacabal-Ma, no, hoje em ruína,  Hospital Santa Terezinha. Como todo menino ele brincava com seus irmãos, jogava pelada na rua Nascimento de Moraes, nas horas vagas ajudava seu pai nos serviços hidráulicos no SAAE a fim de ganhar um extra para ir ao CIne Kennedy e Cine Ideal, points da época em Bacabal. e como todo menino levado, tomava banho no Rio Mearim escondido dos pais.

Funcionário efetivo do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Almir Junior cursou o ensino fundamental no Colégio Municipal (hoje Escola Militar); o ensino médio: Colégio Nossa Senhora dos Anjos; ensino superior- Bacharel em Administração de Empresas (UEMA--São Luís) e Bacharel em Pedagogia (UVA--sobral-Ce); pós-graduado em Administração Estratégica com ênfase em Marketing (Universidade Estácio de sá-RJ).
Dr Almir Júnior e o ex-governador Zé Reinaldo Tavares

Cedo, Almir Junior deixou a terra natal para estudar na capital, São Luís, a fim de buscar êxito profissional, com isso, trabalhou na extinta TELMA,, hoje TELEMAR, no Tribunal Regional Eleitoral TRE—MA,, onde teve o prazer em conviver e conhecer pessoas que lhe fizeram crescer intectualmente, lhe incentivando e ensinando coisas que até hoje carrega na vida. e como todo cidadão, também tinha seus momentos de descontração, como idas as praias, futebol e festas..

Dr. Junior e o Senador João Alberto 
Filiado junto ao PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira, Junior diz que algo que nunca passou pela sua cabeça, foi lograr cargo público, mas teve a oportunidade de conhecer as pessoas certas numa hora oportuna, que pela sua capacidade em administrar com êxito o SAAE. ao qual faz parte,  teve reconhecimento na sua gestão como diretor.e devido a este destaque foi convidado a ter uma experiência numa esfera maior, um desafio que aceitou e do qual não se arrepende, pois gostaria de poder contribuir e deixar alguma marca na história da sua cidade, a querida, Bacabal.


ENTREVISTA

01 - Blog do Zé Lopes – O senhor já dirigiu o SAAE, foi vice-prefeito, foi secretário municipal e é muito presente na vida política da cidade. Como o senhor avalia o momento político por qual passa Bacabal?

Dr. Almir Júnior  – Avalio como um momento de transição pois Bacabal passa por um momento tranqüilo politicamente nos modos e na forma de se governar, de se administrar. O prefeito Zé Alberto não tem sido fortemente combatido e tem tido sossego para trabalhar. Até o momento a chamada oposição não mostrou a sua cara, não se agrupou e não definiu uma linha de atuação seja de forma conjunta ou de forma isolada. Agora nesse final de ano e no início do ano que vem é que as coisas começarão a se desenhar em razão das eleições que se aproximam.

 02 - Blog do Zé Lopes – O senhor, de todos os pretensos candidatos a uma vaga no legislativo estadual, é o único que é visto em Bacabal e região, fazendo articulações. Se o senhor for realmente candidato, qual será o seu discurso?

Dr. Almir Júnior   Inicialmente me permita discordar do “pretenso candidato”. Mas o presidente José Sarney sempre afirma que política não tem porta de saída, apenas porta de entrada. Quanto à afirmação de que eu tenho sido visto “fazendo articulações”, lhe garanto que essas articulações, ou esses encontros decorrem de uma situação natural do homem público que preside um partido. Nada tenho feito no sentido pessoal de uma, como você coloca- pretensa candidatura. Eu já aprendi que candidatos não nascem sozinhos e que candidaturas são construídas em grupos com o aval da sociedade. Quanto ao discurso procuro me manter coerente e busco a mesma linha desde que entrei para a vida pública. Não tenho porque mudar, criar um discurso que traduza uma linha nova. É claro que eu tenho planos, ideias, projetos, pretensões, sonhos... Mas aceito que tudo venha ao seu tempo e há sua hora. Hoje eu não sou candidato, nem “pretenso”, mas o futuro a Deus pertence e eu tenho que deixar o futuro acontecer.

 03 - Blog do Zé Lopes – O senhor passeia livremente por todas as camadas políticas e sociais de Bacabal, tem um nome leve, foi da comissão de frente, inclusive diretor do SAAE no governo Zé Vieira evice-prefeito de Dr. Lisboa. Que vantagem o senhor pode tirar desse trunfo?

Dr. Almir Júnior    Agradeço também pelo “nome leve” e entendo isso como “leve” politicamente. Quanto a nutrir uma boa relação com diferentes nomes e transitar bem em diferentes camadas políticas e sociais, isso se dá em razão da rigorosa educação de princípios que eu recebi dos meus pais, da sólida estrutura familiar na qual vivi e fui criado da qual me fez ter o respeito como princípio principal de uma relação interpessoal. Sou um bom construtor de amizades, só isso. Não vou usar essa situação para “tirar vantagem”, principalmente “vantagem” política.

 04 - Blog do Zé Lopes – Como político experiente, como filho de Bacabal. Como o senhor analisa a administração Zé Alberto?
Dr. Almir Júnior   –O prefeito Zé Alberto tem tido sossego político, não tem sido acossado por uma oposição ferrenha e instigadora. Isso tem permitido a ele trabalhar com calma e tranquilidade. Esse primeiro ano de governo especificadamente passa por adaptações pontuais e que algumas delas são naturais e inevitáveis em início de mandato. Ano que vem é um ano político e as ações políticas certamente serão priorizadas. 

05 - Blog do Zé Lopes – O senhor é homem do povo, é amigo dos mais influentes políticos do estado e isso lhe capacita para uma eleição. Como está sendo a sua preparação para essa batalha?

Dr. Almir Júnior   – Agradeço pelo “homem do povo”. Por ser político e como você mesmo já afirmou que transito bem nessa esfera, também construí bons amigos. A única coisa que pode me capacitar para uma eleição é o meu trabalho, é aquilo que eu construí com o trabalho ao longo de todos esses anos. O nome de um homem se faz com o trabalho que ele realiza. No momento não desenvolvo nenhuma preparação especial para nenhuma “batalha”, seja ela política ou não. Continuo tocando a minha vida como sempre toquei, sem nenhuma preocupação ou qualquer tipo de preparação para uma futura candidatura.

 06 - Blog do Zé Lopes – Sabendo que só Bacabal é muito pouco para sustentar uma campanha, para eleger um candidato, isso pela quantidade de postulantes. Fora daqui, onde mais o senhor pretende trabalhar?

Dr. Almir Júnior    –Antes de você construir um bom reduto fora da sua terra natal é melhor que você transforme a sua terra natal no seu grande reduto. Bacabal tem quase 70 mil eleitores. Se todos votarem massivamente em um candidato a deputado estadual, por exemplo, ele já sai eleito daqui. A melhor política de aliança que existe é a política de aliança com o povo. Como filho de Bacabal, admitindo como verdadeira a hipótese de uma candidatura, essa candidatura tem que ser bem trabalhada é aqui. Se uma também hipotética estratégia determinar a necessidade de qualquer reduto extra cidade de Bacabal temos uma região grande, formada por grandes municípios.

  07 - Blog do Zé Lopes – Temos teoricamente três deputados federais, Zé Vieira, Zé Alberto Filho e Simplicio Araújo, temos o deputado estadual Carlinhos Florêncio, temos o senador João Alberto, temos o secretário de turismo Jura Filho. Com todos esses nomes, a cidade não consegue andar. Há alguma explicação?

Dr. Almir Júnior    – Nós não devemos esquecer que não foram só esses nomes que foram votados aqui. Se você pegar o último mapa eleitoral descobrirá que muitos outros aqui foram votados. Teve gente que teve menos de 100 votos, teve gente que teve mais de 100 votos, mas são muitos os nomes. O nosso hábito é cobrar os tidos como bacabalenses. Porém não podemos esquecer todos esses outros, porque eles vão voltar aqui pedindo votos novamente e sem nenhum tipo de cobrança da nossa parte. Quanto ao “não consegue andar”, nós temos que lembrar que o município é apenas a menor parte da federação. O chamado desenvolvimento com o qual tanto sonhamos nasce de uma série de ações que são planejadas em longo prazo e que devem ser desenvolvidas a partir da federação, passando pelo Estado. Um município não anda sozinho e os próprios deputados, no caso de Bacabal também tem um senador, expõem mal para os seus eleitores qual papel lhes cabe desenvolver no parlamento. O legislador tem que legislar e são poucas as leis que podem trazer para um Município o desenvolvimento que sonhamos.

 08 - Blog do Zé Lopes – O senhor viveu toda a sua infância em Bacabal, saiu para estudar, voltou pra Bacabal. Como o senhor gostaria que Bacabal tivesse hoje?

Dr. Almir Júnior   -Esse é um bom questionamento e sobre o qual eu levaria horas dissertando. Vou tentar resumir. Todos nós filhos de Bacabal, assim como todos os filhos que Bacabal abraçou como mãe, seguramente sonhamos com uma Bacabal muito melhor, uma cidade que garanta o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos e proporcione a continuidade e perenidade de nossas famílias com qualidade de vida.

09 - Blog do Zé Lopes –O senhor foi vice prefeito do Dr. Lisboa, saiu como vice novamente do Zé Vieira, que foi substituído pela sua esposa Patrícia Vieira que teve uma votação inexpressivo e perdeu a política. Onde o seu grupo errou?

Dr. Almir Júnior   -. O erro foi que o nosso candidato não tinha condições jurídicas de pleitear a prefeitura de Bacabal, mas convenceu o nosso líder que tinha e nosso grupo aceitou e trabalhou. Nós não tínhamos um plano “B” porque tínhamos sido convencidos de que o nosso candidato tinha uma situação jurídica sólida.

 10 - Blog do Zé Lopes – Quem é realmente esse Almir Júnior?


Dr. Almir Júnior    – Eu sou um homem simples e comum. Um filho que honra o nome da mãe e do pai. Creio em um Deus uno. Como a grande maioria dos bacabalenses ralei para conquistar o meu espaço e sei que o conquistei porque o mereço. Mas o fato de ter chegado aonde cheguei não me envaidece e nem me torna diferente. Se for o desejo de Deus quero ir muito mais longe, mas sempre me mantendo dentro dos preceitos morais que me foram ensinados e que são à base das minhas conquistas e do meu futuro.
Dr. Almir Junior



Nenhum comentário:

Postar um comentário