quinta-feira, 21 de novembro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL


AMANHÃ, SEXTA FEIRA DIA 22 DE NOVEMBRO, NA PRAÇA SANTA TEREZINHA, SHOW " TECNO BLACK"COM ZÉ LOPES E BANDA DENTRO DO PROJETO "CULTURA NA PRAÇA" PROMOVIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA DE BACABAL
******************************************************

Por Sérgio Mathias

A caravana do movimento Diálogos pelo Maranhão visita quatro cidades do Médio Mearim neste final de semana. Bacabal e PIO XII receberão lideranças do movimento na próxima sexta (22), enquanto Água Doce e Araioses recebem discussões sobre a realidade social do estado no próximo sábado (23).

Para buscar soluções para os principais problemas do Maranhão, diversas lideranças estaduais visitarão as quatro cidades em mais um fim de semana de debates. Reunindo representantes de movimentos sociais, sindicais, religiosas, empresariais, políticas e populares são convidadas para fazer parte da discussão sobre um novo projeto político e administrativo para o Maranhão.

A partir das 18h da sexta (22) os debates começam acontecerão em Bacabal. Logo em seguida, às 20h, a caravana segue para PIO XII.

Água Doce e Araioses recebem o Diálogos pelo Maranhão na tarde de sábado (23). As discussões que já percorreram dezenas de cidades em todo o estado levarão debates a Água Doce a partir das 17h e logo em seguida em Araioses, a partir das 20h.

A ideia de discutir a mudança do Maranhão por meio de política moderna e transformadora se baseia em três pilares fundamentais: Democracia, Igualdade e Desenvolvimento para todas as regiões do Maranhão.

Flávio Dino, coordenador do evento, estará acompanhado de outras lideranças políticas, deputados estaduais e federais que acompanham o percurso do movimento no interior do estado.
*********************************************************************

PATRICIA VIEIRA... CANDIDATA SIM.


Por Dr. Rogério Alves
O Deputado Zé Vieira atira pra todo lado. Depois de convidar Ilton Viana pra ser candidato a Deputado Federal, convidou no domingo (10), em Bacabal o Deputado Simplício Araujo (SDD) para o ato de lançamento do “PROS”, novo partido dos Vieiras.
De verdade a festa serviu como lançamento oficial da pre-candidatura a deputada estadual da senhora “PATRICIA VIEIRA”.
O evento aconteceu na residencia do deputado federal e esposo de Patricia, José Vieira Lins que também é presidente estadual da sigla no Maranhão.
Mas Ilton, Simplício ou Nonato Chaves terão que procurar outra(o) parceira de chapa pois a dobradinha com patrícia já tem dono...
*********************************************************************

GOVERNO AGORA SIM FAZ A ENTREGA DE 230 KITS AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

 

Por Randyson Laércio

Depois de conceder gratificações e adicional de insalubridade elevando os vencimentos dos Agentes de Saúde e dos Agentes de Endemias de um salário mínimo para R$ 1.351,00, o prefeito de Bacabal José Alberto Veloso e o Secretário de Saúde do município Hidalgo Léda fizeram nesta quarta-feira 20 de novembro a distribuição de 230 Kits aos Agentes Comunitários de Saúde. 

Cada kit consta de 01 balança para pesagem das crianças, lápis, caneta, borracha, apontador, prancheta, 02 camisetas e protetor solar para que os chamados “Soldados da Medicina Preventiva” possam desempenhar suas atividades com eficiência.

“A prevenção das doenças é bom para todos, diminui o fluxo de pessoas nos hospitais, reduz os custos para o município que passa a dispor de mais recursos para investir no setor”. Disse o Secretário de Saúde Hidalgo Léda.

A solenidade de entrega dos kits ocorreu na associação dos próprios Agentes Comunitários de Saúde onde foi oferecido um coquetel aos presentes.
*********************************************************************
Por Sérgio Mathias

Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar que trabalham na cidade de Vitorino Freire – MA, sob o comando do Sargento PM B. Costa, prendeu na tarde do dia 20, ás 11h40minutos o indivíduo Natanael Nascimento Lima, 28 anos, residente na Rua José Patrício de Sousa. Em poder do mesmo a PM encontrou 02 (dois) rifles, calibre. 44; 01 (um) celular; 02 (duas) munições calibre. 38; 01 (um) cordão de cor amarelo; porta-cédula e documentos pessoais. Quando foi preso, Natanael estava em companhia da senhorita Amanda Lopes Araújo, que também foi conduzida.
Segundo levantamentos do Serviço de Inteligência (SI), o acusado Natanael, estaria tramando a morte de policiais militares. Que inclusive a morte do Sargento B. Costa, custaria R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). A cidade de Vitorino Freire, ultimamente, vem sendo alvo de ocorrências policiais onde as vítimas são policiais. No mês de agosto foi morto por um traficante o Agente da Polícia Civil de nome Elvídio. Já no mês de outubro foi assassinado por assaltantes o Sd PM Osvaldo.



Segundo informações do comandante do policiamento local, Sargento B. Costa, uma pessoa mantida em sigilo o teria procurado e relatado do plano para o assassinarem. Diante do alerta e dos levantamentos do SI, Natanael, foi localizado e preso. Ao ser detido negou todas as acusações. Porém, numa revista minuciosa, foi encontrado em poder dos mesmos as armas já citadas. O acusado foi apresentado a autoridade competente para as medidas que o caso requer. Também participaram da operação os Cabos Roodney e Batista.
*********************************************************************

 
Por Louremar Fernandes

Jogando em casa na noite de ontem (20) o Bacabal Esporte Clube garantiu a liderança do segundo turno da Taça Cidade de São Luis ao vencer o Moto Club.

Competindo com a transmissão da final da Copa do Brasil, o BEC jogou às 20 horas no Correão para não mais do que 50 pessoas.

O BEC apresentou um bom futebol e venceu por 2 a 1. Jorginho marcou o primeiro par ao BEC, aos 30 minutos do primeiro tempo. Wescley empatou aos 39 e, aos 44, Vítor fez o gol da vitória para o Leão do Mearim.

O BEC agora é líder do Grupo A, na frente de Sampaio Corrêa, Araioses e Cordino. Sábado o BEC joga contra o Maranhão no estádio Nhozinho Santos. Caso vença carimba a sua classificação para as semifinais do returno. 




*********************************************************************

"CALAR É PERMITIR, DENUNCIAR É COMBATER"


Por Diário de gardênia

A Prefeitura Municipal de Bacabal por intermédio da Secretaria da Mulher realizará a Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. A programação para compor esse período de  campanha  nacional foi apresentada hoje à Del. Ironeide Elvira de Melo que já assumiu o compromisso de participar do Lançamento do Plano de Politica para as mulheres a acontecer dia 22.11.13.  
*********************************************************************

Por Jeremias Fotógrafo

Numa manhã de Domingo, durante uma reunião com os Seminaristas, em torno de mais ou menos vinte, o  Reitor de um Seminário Maior resolve fazer um comunicado:  anuncia que deixará o Ministério, ou a batina, como se costuma falar. Vai casar-se.

A apresentação foi mais ou menos assim: Bom dia, caros seminaristas. Tenho um comunicado a fazer aos senhores. Estou deixando o Ministério de Padre, para casar. Não sei como os senhores receberão esta notícia, mas, é minha obrigação comunicar-lhes.

Mal fez a pausa da  notícia, e um Seminarista levanta o dedo, sugerindo a palavra:  O senhor, durante o tempo que aqui esteve, como Reitor, nos  pregou o celibato, a castidade,  persistência, dentre outras coisas. O que o senhor espera nos deixar com esta notícia? Sem muito argumento, ou não querendo se dá o trabalho de responder, disse: meus filhos, estou comunicando a vocês, não estou pedindo permissão.

Padre Francisco, um italiano, de mais ou menos 55 anos de idade, de fato deixou o ministério. Eu era um dos Seminaristas presente, a pergunta não foi minha, mas hoje, a exato 32 anos daquela reunião, recordo e entendo que eu teria uma ou mais perguntas a fazer ao Reitor,  até aquele momento, do Seminário Santo Antônio. Como por exemplo: Quando o senhor se tornou padre, foi para si próprio, ou para uma comunidade? É mais fácil criar álibis, para explicar um erro do que se esforçar para não cometê-lo. Sabemos disso, no entanto, o senhor que deixa claro que não tem satisfação a dar, nem mesmo aos que dedicaram tempo e esforço para ouvi-lo nas aulas. Que estória, digamos, de superação espera que seja contada ao seu respeito, quando por algum motivo  alguém lembrar do senhor?

Convivemos, todos os dias com inúmeros erros, nossos e dos outros; mas isso não nos dá o direito de induzir  os outros a concordarem com os nossos, e muito menos com argumentos como: "só Deus pode me julgar",  porque, as leis existentes entre os homens, são baseadas nos mandamentos do próprio Deus. Daquelas, que no Monte Sinai, entregou a Moisés, em talhas de pedras,

Quando cometemos um erro, não é só para nós que o fazemos. Somos espelhos, e não importa qual a imagem que refletimos. O certo é que refletimos, por isso as leis existem. Não queiramos nos esquivar da obrigação, quando se fizer necessário, de explicar, sobretudo a quem nos fez, ou nos projetou, ou mesmo divulgou nossa imagem. E assim, quando tropeçamos, caímos nos terrenos dos outros, razão pela qual, o erro, até dos Padres, é da conta de todo mundo. 
*********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário