quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SÃO LUÍS RECEBERÁ NOVAS VIATURAS DE COMBATE A INCÊNDIOS


 
São Luís receberá cinco viaturas de combate a incêndios no mês de setembro. A aquisição do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) é parte da preparação da corporação para o período em que ocorrem queimadas com mais frequência. De acordo com o comandante da corporação, o coronel João Vanderley Costa Pereira, o CBM receberá no total 10 viaturas de combate a incêndios para atuar principalmente no período de queimadas que está se aproximando. Parte dos veículos será destinada à capital e o restante ao interior.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, o ápice das queimadas acontece geralmente no mês de outubro. Atualmente, o estado já enfrenta o período de seca. Mas, por causa de algumas chuvas esparsas, a vegetação de áreas verdes ainda não está facilitando as queimadas.
Mesmo que as condições ainda não sejam propícias para a incidência de queimadas, o número de ocorrências do tipo já registradas em todo o estado já preocupa.
Em todo o mês de agosto do ano passado, foram registrados 17 focos de queimadas no Maranhão. Neste ano, em 19 dias corridos, já foram registradas 61 ocorrências do tipo. Se comparados os dois anos, houve um aumento de 250% e o mês ainda nem terminou.
Na Região Metropolitana de São Luís, os locais onde costumam ocorrer queimadas com maior frequência são as áreas do Araçagi, Avenida Litorânea, Maioba, Paço do Lumiar, Raposa e nas reservas do Itapiracó e Batatã.
Atuação - Para combater essas queimadas, estão sendo adquiridas 10 viaturas, que devem ser entregues até a segunda quinzena de setembro. Metade delas ficará em São Luís. Somadas às viaturas que já fazem parte do aparato do Corpo de Bombeiros da capital, São Luís contará com 13 viaturas de combate a incêndio.

Ainda de acordo com o coronel João Vanderley Costa Pereira, as viaturas de São Luís serão destacadas para áreas distantes que demandam a cobertura do Corpo de Bombeiros, como os bairros Cidade Operária e São Francisco, a área Itaqui-Bacanga e o município de São José de Ribamar, além da Avenida Litorânea, local onde costumam haver queimadas nas dunas todos os anos no período da seca. "No ápice das queimadas, já estaremos com mais equipamentos e preparados para combater os incêndios que são comuns no segundo semestre com as novas viaturas", afirmou

Além desses locais para os quais a cobertura do Corpo de Bombeiros será ampliada com a aquisição das viaturas e as áreas onde costuma haver queimadas a partir de outubro, o comandante do CBM chama a atenção para os focos de incêndio em terrenos baldios na área urbana da cidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário