quarta-feira, 15 de julho de 2015

PELOS BLOGS DE BACABAL




PRAÇA DE SANTA TERESINHA GANHA NOVA ILUMINAÇÃO

Por Abel Carvalho

A fazenda que deu origem ao município de Bacabal teve sua sede construída no local onde hoje é conhecido como Praça de Santa Teresinha, cujo nome é efetivamente grafado com S, mas que tem como verdadeira e legal denominação Praça Nossa Senhora da Conceição, Santa natimorta Padroeira do município, mas essa é outra história.

Além de mudar informalmente de nome a Praça de Santa Teresinha, que no seu primórdios era apenas um grande largo coberto por muita areia onde era realizado o festejo religioso que homenageia a hoje padroeira, foi construída em frente a igreja, depois ganhou um anexo que a ligou a Avenida Barão de Capanema, foi transformada em polo de lazer, até ganhar o formato que tem hoje, em uma grande reforma que não se preocupou nenhum pouco em preservar qualquer resquício da sua história.

Na praça foram colocadas grades e tiradas grades e o que foi há algum tempo o maior ponto de concentração noturna e dos finais de semana da comunidade bacabalense acabou por ser esquecida, se transformando em um local perigoso onde os assaltos são constantes e o movimento pequeno.

As reclamações e reivindicações são muitas. Alguns pedem segurança, outros que o local seja revitalizado e volte a ser o grande centro cultural de Bacabal.

Agora um primeiro passo está sendo dado nesse sentido. O logradouro, que até então metia medo aos seus poucos frequentadores noturnos, ganhou uma nova iluminação que contempla todo o seu perímetro com potência e qualidade, mudando completamente a situação em que o local se encontrava.

O projeto existente foi mantido, mas todos os postes ganharam novas luminárias, novos reatores e lâmpadas metálicas de 400 watts.

A obra foi feita pela empresa RL Construções, de propriedade Rongey Mourão, empreiteira que terceirizou o serviço público do setor e é a responsável pela gestão do Departamento Municipal de Iluminação Pública em Bacabal.

REUNIÕES DE TRABALHO PONTUAM DECISÕES SOBRE RESOLUÇÕES DE DEMANDAS NO SAAE

Do Blog do Sérgio Mathias

As decisões de comando no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE) são tomadas de forma conjunta e em reuniões diárias que priorizam as demandas que são apresentadas pelos consumidores de forma direta ao órgão ou que são apresentados por segmentos outros da sociedade como a imprensa e entidades organizadas como uniões e associações de moradores.

A metodologia foi implantada pelo gestor, Leonardo Sousa Lacerda, com o objetivo de não deixar sem solução qualquer intempérie que se apresente e valorizar o servidor da autarquia fazendo-o participar diretamente dessas decisões, apresentando as soluções ou ideias quer possam resolvê-las, além de usar a experiência dos servidores mais antigos que são profundos conhecedores do serviço que presta a autarquia nas suas mais diversas nuanças.

Foi partindo dessas decisões tomadas em conjunto que foram resolvidas as últimas duas grandes demandas enfrentadas pelas equipes técnicas do SAAE. No bairro Alto Bandeirantes, que sofria um problema pontual de desabastecimento em uma área específica da comunidade, o conhecimento e a experiência dos funcionários mais antigos foi fundamental para a solução da demanda.

Foi esse conhecimento que mostrou ser a rede de distribuição que servia a área afetada ainda, por ser antiga, formada com canos de cimento amianto. Com o passar do tempo esse tipo de duto sofre com o acumulo de detritos, o que provoca o seu estreitamento e entupimento. A solução foi a substituição dessa parte da rede. Hoje todo o bairro Alto Bandeirantes dispõe de água potável em quantidade e qualidade.

A segunda demanda aconteceu no povoado São José das Verdades. A comunidade reclamava da intermitência no fornecimento e da pouca quantidade da água que chegava as torneiras. A solução encontrada pelos servidores do SAAE foi a realização de uma limpeza completa do poço artesiano que apresentava problemas. A limpeza foi aplicada e hoje os moradores de São José das Verdades têm água com qualidade e em grande quantidade.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO VISITA BACABAL E FIRMA PARCERIA COM O GOVERNO MUNICIPAL

Por Cabo Brito

O Secretário de Segurança do Estado do Maranhão Jeferson Portela veio a Bacabal na companhia do Subcomandante Geral da PM Cel. Sá e do Diretor Geral de Operações Washington Torreão. No auditório da prefeitura onde foram recebidos pelo prefeito Zé Alberto e representantes do DMT de Bacabal, foi anunciado uma parceria e firmado convênio no sentido de melhorar o trânsito do município.

Primeiramente serão realizadas Blitz Educativas, treinamentos  para só então estabelecer mais rigor nas abordagens como apreensões de veículos e multas.

A pretensão do governo estadual com o apoio do poder público municipal é tornar o trânsito de Bacabal mais organizado e humanizado reduzindo o número de acidentes.

O prefeito Zé Alberto Veloso assinou a renovação do Convênio Operacional que permite a Guarda Municipal de continuar fiscalizando o trânsito no município.

Na oportunidade a Direção do DMT em Bacabal entregou um oficio solicitando 01 viatura e capacitação para os Guardas Municipais. Jeferson Portela assegurou que a viatura será entregue o mais breve possível.

EMPRESA DIMENSÃO ENGENHARIA LTDA AOS POUCOS ABANDONA MORADORES DO RESIDENCIAL TERRA DO SOL

Por Vanilson Rabello

Moradores do residencial terra do sol têm entre vários motivos de reclamações, mais uma que surgiu, trata-se da falta de atendimento por parte da empresa dimensão engenharia, que é responsável direta por qualquer tipo de problema que por ventura ocorra nas unidades habitacionais do residencial, pelo período de Cinco anos de acordo com a cláusula de contrato.

As reclamações se iniciam pela limpeza das fossas sépticas, algumas denúncias feitas a nossa produção são de que as pessoas que trabalham em um caminhão limpa fossa da própria empresa chegam a cobrar o valor que varia de R$ 30,00 há R$ 40,00, para concluir a limpeza das fossas mesmo que não esteja na prioridade feita de acordo com cada solicitação.

Se não bastasse a demora nos atendimentos acarretados pela longa demanda de pedidos, agora os moradores não podem fazer suas reclamações diretamente aos representantes da empresa dimensão, o motivo é simples, o pequeno escritório de atendimento aos moradores não fica absolutamente mais ninguém, todos os equipamentos que haviam aqui foram retirados. A única maneira de entrar em contato com as pessoas responsáveis pelo atendimento ao publico, é através destes dois números de telefones celulares, mas para quem não tem aparelho celular fica muito difícil. 

Será se estão tentando se sair aos pouquinhos dos moradores.??? 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário