quinta-feira, 16 de julho de 2015

UTI - A AGONIA DO BEC – BACABAL ESPORTE CLUBE



“Se o BEC morresse hoje, seria enterrado como indigente” disse o Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Bacabal, Renato Braga a uma emissora de televisão.

Marcos Lacerda, Baresi e Hermano - Antiga Diretoria
Como um bom bacabalense, como amigo dos diretores e como homem da imprensa e  autor do hino oficial, venho sempre  acompanhando a via crucis do Bacabal Esporte Clube .  Para quem é torcedor, o que interessa é o imediato, é o resultado. Para os dirigentes, os conselheiros, por trás de um time de futebol, tem toda uma papelada, todo um gasto e eu, senti na pele o drama e o desespero da diretoria passada para manter o time, quando, por falta de dinheiro até para lavar a equipagem, o bacabalense e estudante de direito Waltinho Carioca arcou com essa despesa.

BEC da época do Dr. Juarez
Lembro-me quando o BEC surgiu, eu era ainda uma criança e a sede ficava a trinta metros da minha casa, o prefeito era Dr. Juarez, meu vizinho e a cidade vivia aquele momento, o Correão era um campo com um lote de escadaria de cimento e tijolo que a tarde fazia sombra e chamávamos de arquibancada e  a geral, aquele sol e calor infernal, feita de madeira, onde o ingresso custava a metade do preço. Naquela época, poucos atletas eram da casa e não se falava em crise.

Correão padrão europeu
Hoje temos um estádio moderno, padrão europeu, um dos melhores do interior do nordeste, que vem sofrendo com a ação do tempo por falta de manutenção, mas que, com um pouco de bom senso da administração, tudo se resolve em pouco tempo.

Voltando para o Bacabal Esporte Clube, que ano passado amargou a queda para a segunda divisão, fiquei surpreso ao ver a tabela do Campeonato pois entre as cinco equipes que disputarão, o nome do Leão não consta. 

Conselheiro Wagner Cutrim
Semana passada, encontrei com o Wgner Cutrim – Setor Deliberativo do BEC – que tinha acabado de enviar, através da advogada Dra. Zilda Oliveira,  para o, até então, presidente em exercício, o senhor Domingos Santos, um documento delegando para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Renato Braga, total poder sobre a equipe. “ Perguntei ao Renato, como ele iria fazer para manter o time, onde ele iria buscar recursos, ele me disse que a prefeitura iria assumir, então eu lhe passei a papelada, toda em ordem, com o BEC todo regularizado”, disse o secretário Wagner Cutrim.

Em conversa anterior com o secretário Renato Braga, ele explicou que já há um trabalho de base com aproximadamente 50 atletas aptos a disputarem a segunda divisão.

Além da tabela sem o nome do Bacabal, até porque tabela do Campeonato Maranhense de Futebol se muda a toda hora,  me surpreendeu a fala de Renato Braga em um programa de televisão hoje pela manha, onde explicou que o BEC não tem nenhuma representação na Federação e deve entre 150 a duzentos mil reais.

Post de assessores
 Agora eu lhe pergunto: - Pra cidade que tem um time que já foi campeão estadual, que vai gastar um milhão de reais na recuperação do Correão, além de ter o Merecão, outro bom estádio, pronto pra receber jogos, tem um senador da Republica,   dois  deputados federais, fora os pipiras, dois deputados estaduais, fora os pipiras, um secretário de estado, um monte de forasteiros que estão ricos com a boa fé da terrinha e ostentam carros, motos, lanchas, viagens, dinheiro guardado em dispensas e “ otras cositas mas” , uma câmara submissa e um  prefeito que precisa mostrar ao povo que é capaz de proporcionar, pelo menos, um pouco de lazer aos domingos, a bagatela de R$ 200,000 (duzentos mil reais) é fichinha, é o que alguns assessores gastam com uísque.

Se o prefeito Zé Alberto quiser, se o os deputados federais João Marcelo e Alberto Filho quiserem, se os deputados estaduais Carlinhos Florêncio e Roberto Costa quiserem, se o senador João Alberto quiser, se o secretário Simplicio Araújo quiser, pelo poder de barganha que possuem, essa mixaria seria adquirida com alguns telefonemas.

Todos sabem que o BEC é a alegria desta cidade e está na hora desses políticos mostrarem se realmente estão pensando no povo ou somente nas benesses que o cargo de prefeito faz em causa própria. Está na hora de Zé Alberto mostrar que governo é governo, afinal, rico é rico e o BEC tá pobre pobre de Marré descer.

Ainda dá tempo, basta querer.  
BEC campeão Maranhense


Nenhum comentário:

Postar um comentário