domingo, 21 de outubro de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - ULTRASSOM EM BEBÊ


A
lgumas mamães enviaram a seguinte dúvida para o Blog do Zé Lopes: ultrassom na gravidez faz mal? Quantas ultrassonografias a gestante pode fazer ao longo da gravidez? Para esclarecer essa questão o nosso colunista dominical Dr. Otávio Pinho Filho falará mais a respeito desse exame.

Fundamental para o acompanhamento da saúde das mamães e dos bebês, a ultrassonografia sempre é solicitada após a descoberta da gestação. Geralmente o primeiro exame é indicado para confirmar a gravidez e a idade gestacional.

Mas, muitas vezes, a partir deste momento as mamães começam a receber um excesso de informações sobre a quantidade de ultrassons que ela pode fazer; se pode fazê-lo; se não trará riscos ao bebê e muitos outros questionamentos.

O exame de ultrassonografia pode prejudicar o bebê ou a mãe?



O uso frequente da ultrassonografia não traz prejuízo e nenhum risco nem ao feto e nem à mãe. É um exame seguro, que além de proporcionar um momento muito especial aos pais, funciona como um grande auxiliar no acompanhamento do bem-estar fetal, bem como é importante na detecção de alterações maternas e fetais.
Quantos exames são indicados durante uma gestação normal?
Existem países onde se faz ultrassom todo mês. Aqui no Brasil, costumamos pedir em média de três a quatro exames durante o período gestacional, pois é um número suficiente para um bom acompanhamento da evolução da gravidez. Existem casos em que se faz necessário solicitar a ultrassonografia até de 15 em 15 dias.
Por meio do ultrassom se verifica condições como os batimentos cardíacos, a posição fetal, o desenvolvimento e a formação do bebê e ainda observa se há sinais de malformações, problemas genéticos e síndromes como a de Down, por exemplo.
Embora considerada por muitos como um exame simples, o ultrassom é um dos mais pedidos durante o pré-natal – sempre trazendo diagnósticos de qualidades e precisos (a taxa de detecção e de identificação de malformações estruturais do ultrassom fica em torno de 90%).
Confira os ultrassons em cada fase gestacional
  • O primeiro exame é indicado para confirmar a gravidez, apresentar o local em que o embrião está se desenvolvendo e a idade gestacional. Normalmente realizado até 11ª semanas;
  • No segundo ultrassom (morfológico do primeiro trimestre) é possível realizar a translucência nucal – medição da região da nuca do bebê para investigar se há alterações como a Síndrome de Down ou a hidrocefalia. Realizado entre a 11ª e 14ª semanas;
  • O terceiro exame confirma a idade gestacional indicada anteriormente e avalia o crescimento, permitindo análises mais detalhadas da anatomia fetal. Geralmente feito por volta da 20ª semanas;
  • O quarto ultrassom avalia o crescimento do bebê, a quantidade de líquido na placenta e se há alguma alteração visível. Algumas patologias só são observadas no terceiro trimestre. Por isso, é de extrema importância a realização de um ultrassom nesta fase. Normalmente feito entre a 34ª e a 37ª semanas.
    Não há regras para a quantidade de ultrassonografia na gravidez que a gestante tem de fazer. Quem avalia essa necessidade é o obstetra, sempre observando as características da paciente e da gravidez.
  • Por Dr. Otávio Pinho Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário