domingo, 28 de outubro de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - DOR DE BARRIGA


Hoje é dia de votação e tem muita gente com dor de barriga. Para que voce não tenha problemas, vou dar a dica de alguns chás que resolverão o seu problema.
Um excelente remédio caseiro para controlar a dor de barriga é o chá de erva doce, mas misturar erva-cidreira e camomila também é uma boa opção para combater a dor abdominal e o desconforto, trazendo alívio rapidamente para crianças e adultos.

Durante uma dor de barriga é normal não querer comer nada, e normalmente uma pausa de uma ou duas refeições ajuda a acalmar a mucosa do trato gastrointestinal para recuperar e melhorar mais rápido. Mas especialmente em idosos ou quando o peso já é baixo, além do chá que pode ser açucarado, fazer uma alimentação sem gordura, à base de vegetais cozidos ou bem lavados e desinfetados é o mais aconselhado.

Alguns bons chás para combater a dor de barriga causada por gases ou diarreia, são:

1. Chá de erva-doce com camomila

O chá de erva-doce para dor de barriga possui propriedades calmantes e digestivas que ajudam a diminuir os problemas intestinais.
Ingredientes

·         1 colher de chá de camomila
·         1 colher de sopa de erva-doce
·         4 folhas de louro
·         300 ml de água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Coe e beba o equivalente a uma xícara de café a cada 2 horas, enquanto a dor de barriga se mantiver.

2. Chá de erva-cidreira e camomila 

Um bom chá para dor de barriga é o de erva-cidreira com camomila porque possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e calmantes que podem aliviar o desconforto

Ingredientes

·         1 colher (de chá) de folhas secas de camomila
·         1 colher (de sopa) de erva-doce
·         1 colher (de chá) de folhas secas de erva-cidreira
·         1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e deixar descansar por cerca de 10 minutos, devidamente tapado. Coar e tomar 2 a 3 vezes ao dia.

3. Chá de boldo

O boldo serve para tratar a má digestão, combate a cólica intestinal, desintoxica o fígado e ainda combate os gases intestinais, promovendo alívio dos sintomas de forma natural.
Ingredientes

·         1 colher de chá de folhas de boldo secas 
·         150 ml de água

Modo de preparo

Colocar o boldo picado numa chávena de água fervente deixar descansar por 10 minutos e tomar morno de 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes e depois das refeições.

4. Xarope de cenoura com maçã

O xarope de cenoura com maçã é um ótimo remédio caseiro contra dor de barriga e diarréia. Ele é muito fácil de ser preparado e eficaz no combate a este mal.

Ingredientes

·         1/2 cenoura ralada
·         1/2 maçã raspada
·         5 colheres de mel

Modo de preparo

Numa panela leve para ferver em banho-maria todos os ingredientes por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo. A seguir, deixe esfriar e coloque num frasco de vidro limpo com tampa. Tomar 2 colheres deste xarope por dia enquanto durar a diarreia.

5. Chá preto com limão 

O chá preto com limão é indicado contra dor de barriga porque auxilia na digestão, sendo ótimo para combater o desconforto abdominal em caso de gases ou diarreia.

Ingredientes

·         1 colher de sopa de chá preto
·         1 xícara de água fervente
·         meio limão espremido

Modo de preparo

Adicionar o chá preto na água fervente e depois adicionar o limão espremido. Adoçar à gosto e tomar 2 a 3 vezes ao dia. 

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário