segunda-feira, 1 de outubro de 2018

OPINIÃO - CADERNO ESTADO MAIOR - PESQUISA E RETA FINAL


As pesquisas eleitorais servem para balizar as campanhas em qualquer nível. Elas orientam e estabelecem parâmetros para se definir ou corrigir rumos, traçar estratégias e seguir em frente. No Maranhão, porém, as pesquisas estão sendo usadas pelo governo Flávio Dino (PCdoB) como instrumento de intimidação e de pressão, bem aos olhos da Justiça Eleitoral.

Felizmente, a realidade das ruas mostra uma situação bem diferente da que Dino tenta impor por meio de números fictícios. As ruas apontam para uma direção diferente da que quer o governador comunista, com um volume de campanha cada vez maior da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e dos dois outros principais candidatos da oposição, utilizando-se dos meios necessários para alcançar os dois dígitos.

Para a coordenação de campanha de Roseana, esta reta final será decisiva para consolidar a garantia do segundo turno e desmentir os números de Dino. Roseana mostra-se otimista com a receptividade nos municípios, sempre com multidões a acompanhá-la em comícios, passeatas e carreatas.

Por outro lado, não há dúvida de que a reação da campanha do tucano Geraldo Alckmin e a superexposição do deputado Jair Bolsonaro (PSL) fortalecem também as candidaturas de Roberto Rocha (PSDB) e Maura Jorge (PSL), respectivamente.

Não resta dúvidas de que Flávio Dino vai continuar a insistir em números de pesquisas alinhadas para forçar uma realidade de vitória em primeiro turno. Mas a realidade pode apeá-lo do cavalo. E a queda pode ser dolorosa.

Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário