domingo, 17 de novembro de 2019

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - COMO PREVENIR O CANCER DE PRÓSTATA



O câncer de próstata é o câncer mais comum diagnosticado em homens, mas é possível reduzir o risco de câncer de próstata, fazendo escolhas saudáveis, como fazer exercício e ter uma alimentação saudável, pobre em gordura e rica em frutas e verduras.
 
Evite alimentos ricos em gordura, como as carnes, castanhas em excesso, óleos e produtos lácteos, como leite e queijo, já que carregam um maior risco de câncer de próstata; escolha os produtos lácteos com baixo teor de gordura e cortes magros de carne. Utilize azeite de oliva para cozinhar e temperar e frutos secos e sementes, para adicionar as saladas; são melhores as gorduras vegetais do que as animais

Aumente a quantidade de frutas e verduras em cada refeição e consuma um par de vezes por semana pescado azul, como sardinha, salmão, atum, cavala, que contêm ácidos graxos ômega-3, benéficos para a próstata.

Escolha o chá verde ao café, consuma álcool com moderação e adicione produtos de soja à sua dieta, tais como tofu ou o leite vegetal, que contém isoflavonas, as quais também se encontram no feijão, grão de bico, lentilhas e amendoins.

Os homens com um índice de massa corporal de 30 ou mais, são considerados obesos e, portanto, aumenta o risco de câncer de próstata; por isso será necessário manter um peso saudável e para conseguir é preciso reduzir as calorias na dieta e realizar exercício físico, pelo menos quatro ou cinco vezes por semana, durante 30 minutos.

Outras considerações que você deve levar em conta é consumir tomates e molho de tomate, rico em licopeno, que é um poderoso antioxidante, capaz de prevenir o câncer de próstata, entre outros tipos de câncer. Outro antioxidante poderoso, que inibe o crescimento da próstata, é o resveratrol, presente no vinho tinto e consumir alimentos tais como alho ou cebola na dieta.

 
Por - Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário