domingo, 13 de junho de 2021

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE- DISTENSAO MUSCULAR

 

A distensão muscular acontece quando um músculo é esticado demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o músculo envolvido. Em alguns casos, essa ruptura pode até afetar os tendões próximos do músculo, ocorrendo mais especificamente na junção músculo-tendínea, que é o local da união entre o músculo e o tendão.

As causas da distensão muscular incluem o esforço excessivo para realizar uma contração muscular, durante a corrida, jogo de futebol, vôlei ou basquete, por exemplo, e por isso o estiramento muscular é muito comum em pessoas que estão se preparando para um campeonato ou durante uma competição, embora também possa ocorrer em pessoas comuns que exigem um grande esforço de seus músculos e articulações num dia que decide jogar bola com os amigos, num final de semana, por exemplo.

No entanto, o estiramento também pode acontecer em pessoas mais idosas ou em pessoas que têm que fazer movimentos repetitivos.

Distensão muscular: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas da distensão muscular

O principal sintoma é a dor forte localizada perto de uma articulação que surge após uma pancada ou corrida.  Além disso, a pessoa pode sentir dificuldade para caminhar, quando a perna é afetada, ou dificuldade para movimentar o braço quando este é afetado. Assim, os sinais característicos da distensão muscular são:


Dor intensa localizada próximo de uma articulação;

Fraqueza muscular;

Dificuldade de movimentar a região afeta, sendo difícil permanecer na corrida ou no jogo, por exemplo;

Pode gerar uma grande marca roxa, característica do extravasamento sanguíneo;

A região tende a ficar inchada e pode ficar um pouco mais quente que o normal.

Após a observação destes sintomas, deve-se parar a atividade física e colocar imediatamente uma compressa gelada na região para aliviar a dor. Se esta não ceder e ainda não for possível se movimentar normalmente deve-se ir ao médico para realizar exames de imagem como ressonância magnética ou ultrassom, que ajudam a identificar e classificar a lesão, de acordo com a sua gravidade:

Grau 1 ou Ligeira Há estiramento das fibras mas sem ruptura das fibras musculares ou tendíneas. Há dor, que cede em 1 semana.

Grau 2 ou Moderada Há uma pequena laceração no músculo ou no tendão. A dor é mais extensa, durando de 1 a 3 semanas

Grau 3 ou Grave O músculo ou tendão sofre uma ruptura total. Há dor intensa, extravasamento sanguíneo, inchaço e calor na região afetada.

No estiramento grave pode-se sentir a ruptura das fibras palpando a região e o alongamento do músculo afetado não provoca dor e com o ligamento rompido, a articulação tende a ficar mais instável.

O que fazer em caso de suspeita

Em caso de suspeita de uma distensão muscular, o que se deve fazer imediatamente é colocar uma bolsa de gelo envolvida numa toalha fina, por aproximadamente 20 minutos, e procurar auxílio médico a seguir porque embora os sinais e sintomas possam confirmar a suspeita a única forma de confirmar a ruptura do músculo ou do tendão é através de exames.

Como é feito o tratamento

O tratamento é feito com repouso da região afetada, uso de medicamentos anti-inflamatórios como Cataflan em forma de pomada e/ou Ibuprofeno em forma de comprimido, que devem ser tomados sob orientação médica, sendo indicado também o uso de compressas frias ou com gelo de 3 a 4 vezes por dia até 48 horas e sessões de fisioterapia.

A fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes para garantir o retorno às atividades diárias o mais rápido possível. Saiba mais detalhes sobre como é feito o Tratamento para distensão muscular, seus sinais de melhora e piora.

Como evitar a distensão

Alongar o músculo além do limite corporal pré estabelecido, ou forçar demais uma musculatura, pode facilmente gerar uma distensão e causar o rompimento do músculo. Assim, para prevenir uma distensão muscular deve-se manter o músculo devidamente fortalecido e alongado constantemente, respeitando suas limitações corporais e evitando treinar sozinho, sem orientação profissional. No entanto, até mesmo os atletas de alta competição podem sofrer estiramentos e distensões musculares durante sua prática esportiva, mas em todo caso, o objetivo dos treinos é evitar que isso aconteça.

Por Dr. Otávio Pinho Filho 



Nenhum comentário:

Postar um comentário