segunda-feira, 2 de maio de 2022

NOVAS PESQUISAS APONTAM FAVORITOS NO MARANHÃO

 

No dia de ontem,  domingo (1º), o Grupo Mirante de Comunicação divulgou mais uma pesquisa Escutec para o Governo do Maranhão. O novo levantamento apontou uma ampliação da liderança do governador Carlos Brandão (PSB) em busca da reeleição.

Brandão aparece agora com 24%, contra 20% do senador e pré-candidato pelo PDT, Weverton Rocha. Na sequencia aparecem o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD) com 12% e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC) com 11%. Os demais não conseguiram alcançar a casa de dois dígitos.

Com relação a última pesquisa, Brandão ampliou a diferença para Weverton, já que era de 1% e passou a ser de 4%.

Rejeição – No quesito de rejeição, a liderança é do deputado federal e pré-candidato pelo PL, Josimar de Maranhãozinho com 24%. Na sequencia aparecem o senador Roberto Rocha (PTB) com 21%, Weverton 15%, Brandão 13% e Edivaldo 11%.

2º Turno – A pesquisa Escutec trouxe também, pela primeira vez, cenários de eventuais 2º Turno. No cenário mais provável, neste momento, Brandão venceria Weverton por 39% contra 34%, tendo ainda 15% de indecisos e 12% de brancos e nulos. O atual governador venceu todas as simulações de 2º Turno feito pelo levantamento.

A pesquisa Escutec foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (MA-02565/2022), ouvindo dois mil eleitores do Maranhão, entre os dias 26 a 30 de abril. Com margem de erra de 2,19% para mais ou para menos e com grau de de confiança de 95%.

FLAVIO DINO LIDERA COM FOLGA PARA O SENADO

A pesquisa Escutec, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (MA-02565/2022), que ouviu dois mil eleitores do Maranhão, entre os dias 26 a 30 de abril, também quis saber do eleitor sobre a disputa para o Senado.  O levantamento tem margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e com grau de de confiança de 95%.

Cabe ao ex-governador Flávio Dino (PSB) seguir com uma liderança folgada na disputa pelo Senado.

Flávio Dino lidera com 55% das intenções de votos, contra 20% do senador Roberto Rocha (PTB).  Depois aparecem o Pastor Bel com 5% das intenções de votos e Antonia Cariongo, do PSOL, com apenas 1%. Branco/Nulo ou nenhum deles somou 5% e não souberam ou não responderam, 14%.

A pesquisa Escutec de intenções de votos também avaliou a rejeição dos pré-candidatos ao Senado.  Roberto Rocha aparece com a maior rejeição na disputa, tendo 25%, seguido de Flávio Dino com 22%, Pastor Bel 11% e Antonia Cariongo 6%. Branco/Nulo ou Nenhum deles somou 7% e não souberam ou não responderam, 29%.

Ou seja, Flávio Dino caminha para uma eleição tranquila para o senado


BRANDAO E LAHESIO BONFIM CRESCEM E WEVERTON ROCHA DESPENCA

A terceira pesquisa Escutec de 2022, sobre o cenário político eleitoral do Maranhão, seguiu demonstrando a tendência de crescimento de dois pré-candidatos a o Palácio dos Leões – o atual governador Carlos Brandão (PSB) e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Agir).

De acordo com a Escutec, tanto Brandão quanto Lahesio tiveram crescimento. O governador que iniciou o ano com 19%, chegou a 22% na segunda pesquisa e agora alcançou 24%, enquanto que o ex-prefeito iniciou com 6%, foi para 9% e neste terceiro levantamento já tem 11%.

Na contramão, estão as pré-candidaturas dos dois senadores, Weverton Rocha (PDT) e Roberto Rocha (PTB). O pedetista iniciou com 22%, caiu para 21% e agora já tem 20%. O petebista iniciou com 11% em fevereiro, foi para 10% e agora em maio tem 8%.

Os demais pré-candidatos mantiveram as mesmas pontuações entre as trêss pesquisas Escutec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário