segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

NEM ALCOLUMBRE NEM MOTA QUEBRAM RECORD DE VOTOS

 


Ninguém tinha dúvidas que o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) seriam eleitos, no último sábado (1º), respectivamente, presidentes do Senado e Câmara Federal.

Até pelo amplo favoritismo, conseguindo unir PT e PL, muitos acreditaram que ambos poderiam quebrar os recordes de votos nas duas eleições, mas isso não aconteceu em nenhuma das disputas.

Alcolumbre conseguiu se eleger com 73 votos, mas não conseguiu bater o recorde de votos, que pertence a um desafeto seu, o maranhense José Sarney (MDB-AP), na votação de 2003, e a  Mauro Benevides (MDB-CE), em 1971, ambos tiveram 76 votos.

Já Motta obteve 444 votos, mas não ultrapassou a marca do ex-presidente Arthur Lira (PP-AL), que conquistou, em 2023, 464 votos.

COLUNA DO CARLOS BRANDÃO- UM MARANHÃO AINDA MAIS FORTE

 

Por Carlos Brandão

Depois de uma breve pausa, estamos de volta com nossos artigos semanais. Temos certeza de que 2025 será um ano ainda melhor do que o anterior. Estamos com muitas obras e ações engatilhadas, e continuaremos o caminho de progresso social e desenvolvimento econômico que começamos a trilhar em 2022.

E para reiniciarmos nossa rotina por aqui, não podemos deixar de falar desta que foi uma semana muito especial; daquelas que enchem a gente de orgulho de ser maranhense. Em cada canto do estado, tivemos a oportunidade de trabalhar para melhorar a vida das pessoas e valorizar o que o nosso Maranhão tem de melhor: a cultura, a educação, a comida na mesa e o cuidado com o futuro.

Em Paço do Lumiar, celebrando seu aniversário de 64 anos, levamos uma notícia que vai fazer a diferença na vida de muitas famílias: vamos abrir quatro escolas militares no município. Essas escolas são mais do que lugares de ensino. São espaços de formação cidadã, onde valores como respeito, disciplina e responsabilidade ganham força.

Na segunda-feira (20), recebemos no Palácio dos Leões os representantes das escolas de samba do Maranhão. Quem conhece nosso Carnaval sabe que ele é pura magia, fruto de muito trabalho e paixão de muitos maranhenses anônimos.

Para ajudar nessa missão, anunciamos um apoio importante: R$ 250 mil para cada escola de samba, com uma parte desse valor já adiantada. Assim, os artistas, artesãos e profissionais que fazem o espetáculo acontecer terão condições de mostrar todo o talento que faz o Maranhão brilhar. E mais: o bairro da Madre Deus, nosso tradicional reduto carnavalesco, será o espaço de preparação para o grande desfile.

Na terça-feira (21), inauguramos duas novas unidades da nossa rede de restaurantes populares: nas cidades de Mata Roma e São Bernardo. Agora, já são 182 espalhados pelo estado, garantindo comida boa e barata na mesa de quem mais precisa, por meio da maior rede de segurança alimentar da América Latina.

Na quarta-feira (22), demos um passo importante para o futuro da nossa Região Metropolitana, assinando a criação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, que vai planejar de forma inteligente e sustentável as 13 cidades que compõem essa região. Além disso, autorizamos a construção da Praça dos Açores, no coração do Centro Histórico de São Luís – um presente para quem ama a nossa cultura e um incentivo ao turismo.

Quinta-feira (23), lançamos o projeto do Centro Maranhense de Oportunidades em São Luís, no Palácio do Comércio – antigo Hotel Central -, que será revitalizado com investimentos na ordem de R$ 30 milhões.

Lá, nossos jovens da rede pública estadual de ensino terão acesso à capacitação profissional em diversas áreas. Depois, recebemos a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que anunciou a implantação de uma infovia, via cabo submarino de 5,5 km de extensão – lançado a partir de São Luís, que vai levar internet de fibra óptica de alta velocidade para Alcântara, incluindo o Centro de Lançamento de Alcântara no âmbito da Rede Nacional para Educação e Pesquisa.

Além disso, ela ainda anunciou mais recursos para a Fapema, Ifma e Ufma. Juntos, participamos da festa do Prêmio Fapema, o Oscar da ciência maranhense.

Na sexta-feira (24), estivemos em Estreito para levar ações que, certamente, minimizarão o impacto econômico que a queda de parte da ponte Juscelino Kubitschek causou. Mais uma vez, nossa total solidariedade às famílias das vítimas dessa tragédia.

Em relação aos prejuízos para a economia local, anunciamos a portaria que prorroga, excepcionalmente, o prazo para o pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, relativo ao exercício de 2025, dos veículos licenciados nos municípios de Estreito, Carolina e Porto Franco; assinamos o decreto que dispõe sobre o programa Maranhão Juros Zero, nos municípios de Estreito, Porto Franco e Carolina; antecipamos a contratação do programa Trabalho Jovem nas mesmas cidades, beneficiando cerca de mil jovens da região, com destaque para a parceria com a empresa de call center Elo Contact Center, que pelo Eixo Estágio Social contratará centenas de jovens.

Outra importante medida tomada foi a concessão de uma embarcação que garante a travessia gratuita da população que precisa se deslocar entre os dois estados, por meio do Rio Tocantins.

Cada uma dessas ações tem um único objetivo: cuidar do Maranhão e do nosso povo. Seguimos firmes nesse propósito, porque sabemos que juntos podemos construir um estado cada vez melhor para todos.

EMPOSSADA NOVA MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO


Durante sessão solene realizada na manhã de ultimo sábado, 1º de fevereiro, tomou posse a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), que comandará os trabalhos do parlamento estadual para o biênio 2025/2027. O colegiado tem como presidente a deputada estadual Iracema Vale (PSB), que foi reeleita para a função. A solenidade de posse foi realizada no plenário Deputado Nagib Haickel, contando com a presença de vários parlamentares e autoridades.

A nova Mesa Diretora da Assembleia é composta também pelos deputados Antônio Pereira (PSB), como primeiro vice-presidente; Fabiana Vilar (PL), no cargo de segunda vice-presidente; Hemetério Weba (PP), como terceiro vice-presidente; e Andreia Rezende (PSB), como quarta vice-presidente. Foram empossados ainda Davi Brandão (PSB), na função de primeiro- secretário; Glalbert Cutrim (PDT) como segundo-secretário; Osmar Filho (PDT) no cargo de terceiro-secretário e Guilherme Paz (PRD) como quarto-secretário.

Em seu discurso, Iracema Vale, bastante emocionada, fez um balanço da sua trajetória política ao longo dos últimos 30 anos de vida pública, destacando os desafios e barreiras superados para se manter na política, principalmente pelo fato de ser mulher, o que torna a tarefa ainda mais árdua.

A deputada pontuou também que assume a presidência da Casa pela segunda vez com ainda mais responsabilidade e que lutará para manter a soberania do Parlamento maranhense, mas que buscará sempre o diálogo com outros poderes em prol do desenvolvimento do estado.

“Ao assumir mais uma vez a presidência desta Assembleia, reafirmo meu compromisso com cada maranhense. Vamos continuar trabalhando para fortalecer esta Casa, garantindo um Parlamento independente, democrático e, acima de tudo, comprometido com o povo. A Alema sempre terá soberania, porém de portas abertas ao diálogo e disposta a dar as mãos aos outros Poderes sempre que for pelo melhor para o nosso estado. É nosso dever não esquecer que somos todos pelo Maranhão, não por grupos ou por interesses individuais, mas por aqueles que nos colocaram aqui”, disse a presidente Iracema Vale.

O curioso foi a ausência dos oito deputados do chamado G-8, que estariam na Oposição ao Governo Brandão, são eles: Othelino Neto, Carlos Lula, Rodrigo Lago, Francisco Nagib, Fernando Braide, Ricardo Rios, Leandro Bello e Júlio Mendonça.

Já nesta segunda-feira (3), a partir das 8h30, será iniciada a sessão solene de abertura dos trabalhos parlamentares da 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Casa, atividade essa que contará com a presença do governador Carlos Brandão (PSB) e diversas outras autoridades.

domingo, 2 de fevereiro de 2025

COM A PALAVRA - VOCÊ JÁ COMEU SEU BESOURO HOJE - POR JUNIOR PACÍFICO DE

 


VOCÊ JÁ COMEU SEU BESOURO HOJE?

Junior Pacifico de Paula – Engenheiro – Empresário – Ambientalista

Quando em 1798, o economista, matemático e demógrafo britânico Thomas Robert Malthus publicou o seu ensaio sobre o Princípio da População, ele preconizava que a oferta de alimentos cresceria de forma aritmética, enquanto a população crescia de forma geométrica, o que, portanto, no futuro tornaria impossível alimentar todos os seres humanos deste planeta.

Quando Jesus nasceu, no ano zero da nossa civilização ocidental, havia no Planeta Terra cerca de 170 milhões de pessoas, no ano 1000 erámos 330 milhões, quando o Brasil foi descoberto em 1500, já tínhamos no planeta 450 milhões, atingimos 1 bilhão de pessoas em 1800; em 2011, chegamos a 7 bilhões de pessoas e o preocupante é que em 2023, ou seja, seja, em apenas 12 anos, o planeta atingiu os 8 bilhões de habitantes, portanto nós percorremos 150.000 anos desde que os primeiros hominídeos surgiram na face deste planeta, para chegarmos ao bilhão de pessoas em 1800, entretanto agora em apenas 12 anos aumentamos a população no mesmo percentual.

Todos os dias em média nascem cerca de 210.000 pessoas e morrem aproximadamente 150.000, temos um crescimento diário de 60.000 seres humanos. Como alimentar tanta gente?

A sorte é que o crescimento vegetativo da população (a diferença entre mortes e nascimentos) vem diminuindo ano após ano, sendo que em alguns países este número é negativo, a exemplo do Japão, onde a população está diminuindo.

Existe ainda um grande agravante, o clima do planeta está mudando em passos largos, pela ação predatória dos homens, os extremos climáticos chegaram para ficar. Em diferentes partes do Globo Terrestre, temos secas, inundações e outros fenômenos climáticos, o ano de 2024 foi o mais quente registrado na história.

A África foi assolada por uma seca sem precedentes, que foi acompanhada de uma praga bíblica de gafanhotos famintos, esta combinação dizimou toda a safra colhida, a Europa foi castigada por um frio polar no inverno e um calor extremo no verão com queimadas terríveis, no nosso Brasil tivemos uma seca terrível, com os rios da Amazônia secando e as queimadas eclodindo de uma forma nunca vista antes, no Rio Grande do Sul as enchentes foram devastadoras.

Os demógrafos acreditam que a capacidade máxima de habitantes no Planeta Terra esteja próxima do limite, seria ela de 13 bilhões de pessoas e por enquanto não um planeta B, para nos deslocarmos.

A boa notícia é que, graças ao progresso científico nos últimos 30 anos, a produção de grãos no mundo aumentou substancialmente, com os alimentos geneticamente modificados, a ciência hoje é capaz de fornecer ao mundo, sementes com maior produtividade, mais resistentes a pragas e mais tolerantes a secas, chuvas e ao frio, isto possibilitou um aumento significativo na produção de alimentos.

Uma grande novidade pode ajudar muito a oferta de alimentos, são as fazendas de insetos, que têm uma capacidade quase infinita de produzir alimentos, devido a rapidez de reprodução dos mesmos, o que antes parecia ficção já é uma realidade na França, na China e em diversos países do sudoeste asiático, esta indústria tem a ambição de produzir proteína animal em larga escala e com uma vantagem adicional, não produzir gases que aumentem o efeito estufa, em comparação com as fontes convencionais de proteínas.

Segundo a ONU, através da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), os insetos são fontes de nutrientes e proteínas de alta qualidade, sendo comparadoa carne bovina.

Bem, no futuro não tem jeito, vamos ter que comer insetos, na China tudo que se mexe vira alimento, o chinês só não come pedra, porque ela não se mexe, os insetos são tratados como iguarias, é bom irmos nos acostumando. Bom Apetite!



DIAGNOSE- COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO- FEVEREIRO ROXO

Durante este mês, as cores roxa e laranja são utilizadas em diversos meios de comunicação com o objetivo de atentar para a conscientização e combate de algumas doenças.

A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

 Lúpus

O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

 Fibromialgia

Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres

 Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

 Leucemia

Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos. 

A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Procure orientação em uma Unidade de Saúde

sábado, 1 de fevereiro de 2025

RELATORIO APONTA ROMBO DE MAIS DE 43 MOLHOES DEIXADO PELO EX PREFEITO DR. JUNIOR NA PREFEITURA DE SAO LUIS GONZAGA

 


*Relatório Aponta Rombo de Mais de R$ 43 Milhões Deixado pelo Ex-Prefeito Dr. Júnior na Prefeitura de São Luís Gonzaga do Maranhão*

_O legado de gestão uma negligente, que deixou para a nova gestão grandes desafios_

A nova gestão da Prefeitura de São Luís Gonzaga do Maranhão, desde que assumiu, tem enfrentado um cenário preocupante devido às condições em que recebeu a administração municipal. O diagnóstico inicial revelou problemas graves em setores essenciais como administração, saúde, educação, infraestrutura e transporte, todos sucateados e em estado precário. 


Esse cenário de descaso gerou, ao longo dos últimos anos, uma dívida financeira superior a 43 milhões de reais, que compromete diretamente a oferta de serviços públicos. Inicialmente, essa dívida era estimada em 10 milhões de reais. No entanto, um novo relatório elaborado pelo Dr. Jeová Souza, Superintendente do IPAM, demonstrou que a realidade é ainda mais alarmante do que se imaginava inicialmente.


O levantamento identificou um enorme débito previdenciário decorrente da falta de repasses ao INSS, gerado por:


Desconto do Servidor: Valores retidos da folha de pagamento dos servidores, mas não repassados ao INSS.


Contribuição Patronal: Percentual que a prefeitura deveria contribuir para o sistema previdenciário, garantindo o custeio de aposentadorias e auxílios. 


Diante desse cenário, a situação financeira da prefeitura se tornou uma das mais graves já registradas, com uma dívida que agora ultrapassa os R$ 43 milhões. Desse total, mais de R$ 20 milhões referem-se a precatórios, enquanto o restante é composto pelas dívidas de natureza previdenciária com a União, incluindo a Receita Federal e a Procuradoria da Fazenda Nacional.


As pendências financeiras deixadas pela administração anterior resultaram em bloqueio judicial na conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que recebe os repasses estaduais e federais. Somente em janeiro, ocorreram dois bloqueios: um relacionado à dívida previdenciária com a Receita Federal, com um desconto superior a R$ 250 mil, e outro referente às dívidas de precatórios, com um desconto superior a R$ 300 mil.


Esses problemas são apenas parte de um legado de uma gestão negligente, que agora deixa para a nova gestão grandes desafios para a implantação de novos projetos e a manutenção dos serviços essenciais.


Além da grande dívida do FPM, a nova gestão também se deparou com indícios de sérios problemas financeiros no Instituto de Previdência Municipal (IPAM), destacando que, embora ainda não tenha acesso completo a todas as informações, a situação do IPAM parece ser igualmente grave. A administração do instituto foi recebida em condições alarmantes, o que gera grande preocupação sobre o tamanho da dívida existente.


A retenção desses valores compromete ainda mais a capacidade da nova gestão de investir em melhorias para a população. Diante desse cenário, o prefeito Dr. Emanoel Filho e sua equipe estão trabalhando para reverter essa situação, buscando soluções para equilibrar as finanças municipais e garantir que os serviços essenciais cheguem à população de São Luís Gonzaga.

RAPIDINHAS DO SABADO

 


E com essa frase do Sêneca abriremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E um encontro que merece destaque em nossa coluna aconteceu essa semana, k professor Jerry Ibiapina e seu ex aluno e atual prefeito da cidade de Altamira do Maranhão. O jovem Marton Pageú.

++++++++++

Na  sexta-feira, da semana passada,  quem apareceu naminha residência para uma boa conversa, foi o assessor político e poeta Paulo Campos.  Ele trouxe uma mamadeira novinha, né contou que está com uma grande plantação de hortaliças em seu sitio e assou carne m, bebeu cerveja e ouviu música. Foi uma noite chuvosa

+++×++++++

E na última terça feira, além do poeta Paulo Campos, estiveram no meu quintal o assessor político Rachid Trabilsi Junior, o popular Rachidim, o corretor de imóveis Antônio Carlos, o cantor e compositor Marcus Maranhão e o musico Telim. A Turma fez a maior festa.

+++++++++

E o prefeito de Bacabal Roberto Costa,  continua apresentando a sua equipe de trabalho. Esta semana ele usou as suas redes sociais para mostrar o primeiro escalão da Secretaria de Cultura,  que apesar do Secretário Leonardo Cipriano e da Adjunta Carol Tomaz,  poucas mudanças aconteceram. Um time muito bom e bem preparado.

++++++++++

E como parte do plano dinâmico do governo Roberto Costa,  a população terá todas as informações para uma melhor qualidade de vida e essa semanao SAAE'm - Serviço Autônomo de Água e Esgoto,  emitiu propaganda explicando como o usuário deve proceder.

++++++++++

E esquema está no clima pré carnavalescos é o empresário Leonardo Lacerda.  Ontem ele deu a largada para se despedir do janeiro com muita alegria. Tudo começou em sua chácara e já está marcado pra hoje, um grande pagode. Viva a alegria. 

++++++++++

E no próximo dia 22 de março, acontecerá a reinauguração das instalações da Associação de Capoeira Zambi.  Na oportunidade haverá inauguração do Cine Zâmbia Show. Haverá grandes participações e shows de artistas. Aguarde programação

++++++++++

E o Espaço Ciência está oferecimento um curso de Exatas para alunos do ensino médio. Ligue para o número que (98)98129-7707 fale com o Professor Arquimedes e garanta sua vaga.

++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades encontramos essa perola no acervo do blog, os cantores e compositores Zé Lopes e Pepe Junior.

++++++++++

E a turma da charge usou a mulher para fazer sorrir.

++++++++++

A  galera da montagem

++++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essas para alegrar o nosso Sábado 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Future Móveis Planejados 

++++++++++

E com essa frase do Leon Tolstoi encerraremos a nossa coluna de hoje 

+××+++++++

E aí meu amigo Lambalzim. Soube que o senhor arrendou o Bar do Bulão e que vai vender fiado só para amigos?



sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

ROSEANA SARNEY ASSUME PASTA NO GOVERNO DO MARANHÃO

 


O que vinha sendo especulado nos bastidores foi oficializado. A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), assume pasta no Governo Carlos Brandão (PSB).

Roseana foi nomeada para a Secretaria de Assuntos Legislativos. A ex-governadora é o terceiro nome em menos de 30 dias para a pasta.

No mês de dezembro, Brandão chegou a nomear o empresário Marcus Brandão, mas a iniciativa foi barrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na semana passada, o nomeado foi o ex-secretário de Segurança e ex-deputado, Raimundo Cutrim.

Com a chegada de Roseana Sarney para a Secretaria de Assuntos Legislativos, caberá a Hildo Rocha assumir a vaga na Câmara Federal

BRANDÃO REAFURMA APOIO A LULA EM 2026

Apesar da queda da popularidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pela primeira vez teve mais brasileiros desaprovando que aprovando sua gestão, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), deixou claro que seguirá apoiando o petista para uma possível reeleição em 2026.

Além de assegurar apoio a Lula, Brandão destacou o petista mantém uma base “sólida e elevada” no Maranhão.

“Em 2022, estivemos ao lado do presidente Lula, conquistando 71,14% dos votos e garantindo a terceira maior votação do país. E estaremos juntos em 2026. Desde 2023, 919 mil maranhenses saíram da extrema pobreza, fruto do fortalecimento dos programas sociais”, disse Brandão, ao colunista Lauro Jardim, de O Globo.

Já na nova estratégia de comunicação, Lula tem usado as redes sociais para destacar estados em que um eleitorado forte, como é o caso do Maranhão. Na última quarta-feira, a equipe de rede social do presidente postou um vídeo lembrando da última visita dele a Alcântara (MA), quando esteve com uma família local.

FELIPE CAMARÃO CONTINUA TENTANDO UNIDADE E PACIFICAÇÃO

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), segue demonstrando, na teoria e na prática, que deseja a unidade e pacificação do grupo político comandado atualmente pelo governador Carlos Brandão (PSB).

Na semana passada, Camarão afirmou categoricamente que “quem é oposição ao governador é oposição a mim também”, ao comentar sobre alguns deputados ligados ao ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, e que estariam na Oposição ao Governo Brandão.

Já nesta semana, ao saber da informação do surgimento de um Bloco de Oposição na Assembleia Legislativa com seis  parlamentares, sendo quatro do PCdoB e dois do Solidariedade, apesar do presidente do PCdoB no Maranhão e deputado federal, Márcio Jerry, negar ser um bloco oposicionista, Camarão fez um questionamento pertinente.

“Se a junção com o Solidariedade foi apenas para atingir seis deputados e formar um bloco, porque não unir o PCdoB com o Podemos?”, questionou o Camarão.

O questionamento, em tom de cobrança de Camarão, deixa claro que a ideia agora é separar o “joio do trigo”, ou seja, deixar claro quem é oposição ao Governo Brandão, como os dois deputados do Solidariedade – Othelino Neto e Fernando Braide – e quem não é. mas Camarão segue na árdua luta por unidade e pacificação.

SEXTOU COM MUÇÃO

 


quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

MAIS DE 53 MILHÕES PARA O PISO DE ENFERMAGEM NO MARANHÃO

 


O Ministério da Saúde já publicou os valores, considerados recursos complementares, para que estados e municípios possam pagar o Piso da Enfermagem, no mês de janeiro. O total a ser transferido chega a R$ 675.673.489,45, entre valores destinados a execução municipal e estadual.

Os recursos são repassados mensalmente e destinados aos entes federados para que possam fazer o pagamento do piso de profissionais da categoria. Porém, é essencial que a aplicação dos recursos seja fiscalizada para garantir que os valores cheguem aos trabalhadores.

O Maranhão estará recebendo mais de R$ 55 milhões, sendo que 14.569.399,50 será transferido para o Estado, enquanto que 38.988.371,00 serão repassados aos municípios.

O repasse que o Maranhão receberá em janeiro será o segundo maior do Nordeste e o terceiro do Brasil, só perdendo para a Bahia, que receberá mais de R$ 73 milhões, e para Minas Gerais, que receberá quase R$ 110 milhões.

PEEFEITOS DO SUL DO MARANHAO SAO RECEBIDOS POR BRANDÃO

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, deu início a uma série de encontros com prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos do estado, na última terça-feira (28), com o objetivo de fortalecer a parceria entre o Estado e os municípios. 

A meta é receber os gestores dos 217 municípios maranhenses para ouvir suas demandas e debater investimentos para o desenvolvimento local.

No primeiro dia, no Palácio dos Leões, 13 gestores e gestoras municipais da região sul do estado apresentaram suas prioridades em áreas como infraestrutura, saúde, educação, saneamento e desenvolvimento socioeconômico. O governador, acompanhado de sua equipe de governo, ouviu atentamente as demandas e reforçou o compromisso com o municipalismo para atender cada gestor e definir as prioridades de cada cidade representada.

Os prefeitos recebidos foram: Jayme Fonseca, de Carolina; Accioly Cardoso, de São Raimundo das Mangabeiras; Rubens Japonês, de Alto Parnaíba; Alan da Marissol, de Balsas; Rodrigo Coelho, de Benedito Leite; Paula Coelho, de Riachão; Dra. Fernanda Lima, de Fortaleza dos Nogueiras; Germano Coelho, de Loreto; Fátima Dantas, de Sambaíba; Luiza Coutinho, de Feira Nova do Maranhão; Dra. Mariana Ribeiro, de Nova Colinas; Júnior do Posto, de São Domingos do Azeitão; e Heider Nunes, de São Félix de Balsas. Os prefeitos destacaram a importância do diálogo direto com o Governo do Estado e apresentaram pautas estratégicas para o desenvolvimento de seus municípios.

O encontro contou com a presença de secretários de Estado e gestores de órgãos estaduais, incluindo o secretário de Articulação Institucional, Orleans Brandão; o secretário de Governo, Márcio Machado; o secretário de Saúde, Tiago Fernandes; o secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira; o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade; o secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira; o subsecretário da Casa Civil, Júnior Viana; o presidente da Caema, Marcos Aurélio; e o secretário de Planejamento, Vinícius Ferro.

“Conforme eu tinha prometido, estou recebendo todos os prefeitos e prefeitas do Maranhão. São 217, só hoje recebi 13, para ouvir as suas demandas e para que a gente possa fortalecer o nosso municipalismo. Não tenho dúvida que essas ações que faremos em parceria com os municípios vão melhorar significativamente a vida das pessoas, seja na saúde, na educação, na infraestrutura ou no social. Os prefeitos representam a população do povo do Maranhão. Vamos em frente, que a gente não pode parar, o nosso governo é um governo municipalista, e a gente o faz em unidade e parceria”, ressaltou o governador.

Esse foi apenas o primeiro de muitos encontros que serão realizados ao longo das próximas semanas, com a renovação de parcerias para trabalhar com os gestores municipais por mais desenvolvimento.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

OS NOVOS BLOCOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

 


A nova legislatura na Assembleia Legislativa do Maranhão terá início no sábado (1º), quando da posse da nova Mesa Diretora. Na Segunda-feira (03), teremos a Sessão Solene de abertura dos trabalhos e na terça-feira (04) a primeira Sessão Ordinária de 2025.

Para a nova legislatura, além de uma nova Mesa Diretora, os deputados irão compor os novos blocos no parlamento maranhense. A grande novidade será um Bloco de Oposição, que contará com seis deputados, quatro do PCdoB e dois do Solidariedade.

No entanto, o maior bloco da ALEMA permanece sendo o Bloco Juntos Pelo Maranhão, com 17 deputados da base governista. Os seis deputados do PL agora decidiram pela formação de um bloco. O quarto bloco é o Unidos Pelo Maranhão, que tem 12 deputados, com maioria governista. O deputado Wellington do Curso (Novo) segue sem pertencer a nenhum bloco. Veja abaixo a composição.

Juntos Pelo Maranhão  (17 deputados): Antônio Pereira (PSB), Andréia Rezende (PSB), Ariston (PSB), Arnaldo Melo (PP), Carlos Lula (PSB), Catulé Júnior (PP), Daniella (PSB), Davi Brandao (PSB), Yglésio Moyses (PRTB), Edson Araújo (PSB), Florêncio Neto (PSB), Francisco Nagib (PSB), Hemetério Weba (PP), Iracema Vale (PSB), Júnior França (PP), Eric Costa (PSD) e Mical Damasceno (PSD).

Unidos Pelo Maranhão (12 deputados): Cláudia Coutinho (PDT), Drª Viviane (PDT), Edna Silva (PRD), Glalbert Cutrim (PDT), Guilherme Paz (PRD), Janaína (Republicanos), Keke Teixeira (MDB), Neto Evangelista (União Brasil), Osmar Filho (PDT), Ricardo Arruda (MDB), Leandro Bello (Podemos) e Júnior Cascaria (Podemos).

PL (6 deputados): Cláudio Cunha, Abigail Cunha, Aluízio Santos, Fabiana Vilar, João Batista Segundo e Solange Almeida.

PCdoB e Solidariedade (6 deputados): Fernando Braide e Othelino Neto (Solidariedade), Júlio Mendonça, Rodrigo Lago, Ricardo Rios e Ana do Gás (PCdoB).

Novo (1 deputado): Wellington do Curso.

CLASSE EMPRESARIAL DE SANTA INÊS E REGIAO DIALOGA COMO FELIPE CAMARÃO


Em extensa agenda em Santa Inês, o vice-governador Felipe Camarão dialogou com mulheres empreendedoras e classe empresarial, na Associação Comercial do município, na tarde da ultima segunda-feira (27). Na oportunidade, Felipe Camarão ouviu as demandas empresariais e buscou soluções para o fortalecimento do empreendedorismo na região.

“Foi um importante momento para ouvir as demandas desse importante Polo do estado Maranhão e também para construir juntos, soluções. Essa é a minha função como vice-governador – percorrer o Maranhão, ajudar o governador Carlos Brandão a identificar problemas que ainda temos e nos preparar para os próximos passos. Obviamente, que ajudando o empresariado, que é uma importante parcela da sociedade que contribui para a geração de emprego e renda, assim, também, estamos contribuindo com avanços para o estado”, afirmou.

Para Suzelke Prazeres, Presidente do Conselho da Mulher Empresária de Santa Inês, o encontro serviu para fortalecer o diálogo com o Governo do Estado. “Tivemos um encontro onde reunimos autoridades, estudantes, empresários e comerciantes, para uma troca de experiências. Foi um momento de diálogo, aprendizado, fortalecimento do empreendedorismo em nossa região, e a partir desse passo, desse primeiro momento, mostrar para eles que juntos podemos construir oportunidades, impulsionando o desenvolvimento local”, disse.

Idelson Queiroz, empresário e vice-presidente da Associação Comercial de Santa Inês, destacou que o encontro prestigia o empresariado de Santa Inês. “O encontro foi de grande importância para o comércio e os empresários de Santa Inês porque tratamos de assuntos relevantes que influenciam a todos nós, mostrando a importância e a relevância do empresariado de Santa Inês para a economia, onde o empresário pôde demonstrar as suas necessidades, demandas, contribuir com sugestões e tratar de assuntos que impactam diretamente o comércio na região”, finalizou.

Semana Pedagógica 2025 – Ainda em Santa Inês, o vice-governador participou da abertura da Semana Pedagógica 2025, da rede municipal de ensino, cujo tema é “O universo da escrita e suas interpretações por intermédio da leitura”. A Semana acontece de 27 a 29 e reúne cerca de 1400 profissionais da educação para ampliar experiências e conhecimento.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

AUMENTO PARA PROFESSORES DE 7% É ANUNCIADO POR CARLOS BRANDÃO




O governador do Maranhão, Carlos Brandão, assinou ontem,  segunda-feira (27), Medida Provisória concedendo reajuste aos professores da educação básica do Maranhão.

A Medida Provisória concede reajuste de 7% aos professores da educação básica, percentual esse superior ao que foi concedido nacionalmente, com efeitos retroativos a partir de 1º de janeiro de 2025. Para se tornar lei, a MP já foi encaminhada à Assembleia Legislativa para ser apreciada pelos deputados logo após o início dos trabalhos do Parlamento Estadual.

“Reajuste de 7% concedido totalmente com sucesso e acima da média nacional aos professores da educação básica do Maranhão. A medida provisória com o aumento já foi encaminhada para aprovação da Assembleia Legislativa.  E fiquem tranquilos: será aplicada em fevereiro com retroativo referente a janeiro  Nossos educadores merecem esse reconhecimento e incentivo para continuarmos avançando com bons resultados”, afirmou Brandão.

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, por sua vez, destacou que a Assembleia Legislativa do Maranhão sempre apoia iniciativas que venham para melhorar os índices socioeconômicos do estado e com a Medida Provisória que reajusta o salário dos professores não vai ser diferente.

“Carlos Brandão é um governador que tem conseguido, em pouquíssimo tempo, melhorar todos os indicadores do Maranhão. A Assembleia é uma Casa com uma diversidade de ideias muito grande, mas quando entendemos que o assunto é para o bem do Maranhão, todos os projetos são aprovados. Esse é o entendimento da Casa: o que é bom para o Maranhão, a Assembleia não deixa de aprovar”, pontuou Iracema Vale, que já recebeu a MP de Branão.


TREM MUNICIPIOS MARANHENSES BLOQUEADOS POR CAUSA DO FPM


O repasse da terceira parcela de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) está previsto para esta quinta-feira (30). O valor destinado às prefeituras neste decêndio chega a R$ 6.505.338.604,87. O montante é cerca de 17% maior do que o transferido no mesmo período do ano passado, quando a quantia foi de R$ 5.513.833.120,15.

São Paulo continua como a unidade da federação que recebe o maior valor: R$ 801.611.762,54. Já o Maranhão irá receber algo em torno de R$ 594 milhões.

No entanto, o Maranhão segue com três municípios bloqueados e, mais uma vez, podem não receber o repasse do FPM. Anapurus, Codó e Itapecuru-Mirim não receberam o repasse do dia 20 e devem voltar a não receber na próxima quinta-feira. Clique aqui e veja quanto cada município deverá receber.

Considerado a principal fonte de receita de cerca de 80% dos municípios brasileiros, o FPM é um repasse previsto na Constituição Federal. Os recursos do fundo são formados por 22,5% do que a União arrecada com Imposto de Renda (IR) e com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O valor recebido pelos municípios varia de acordo com o número de habitantes e, a cada ano, passa por uma atualização com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).