sábado, 4 de janeiro de 2025

RAPIDINHAS DO SABADO



+

 E com essa frase abriremos a primeira coluna de 3025

++++++++++

E quem desfilou toda sua beleza para comemorar a chegada de 2025, foi a elegante advogada e Rainha do  Carnaval Dra. Graça Almeida. A  charmosa senhora roubou a cena.

++++++++++

Poderia ser apenas uma simples foto, mas aqui nessa imagem, estas duas forças jovens, que estão surgindo na politica da nossa cidade, e por que não falar também do nosso estado? Pois bem, aqui estão dois Jovens bacabalenses natos, que suas historias se confundem. Nascidos e Criados no centro de Bacabal, filhos de Mães Solteiras, sem aquela tal "referencia" paterna que a sociedade mais tradicional sempre questiona, pois  esses dois jovens São Raimundo Maximo Lopes e Pedro Henrique do Nascimento Sudário, que estão em busca de uma Bacabal melhor e não só pensando em seus proprios interesses, mas sim de uma melhoria coletiva para todos os cidadãos que vivem nessa terra tão querida...

+++++++++++

Em Breve: "O Menino Iluminado". Prepare-se para se encantar com o mais novo lançamento de Gilmar Pereira Santos! Em breve, chega "O Menino Iluminado", um conto mágico sobre Miguel, um menino que cria uma fonte de luz capaz de transformar sua comunidade. E tem mais: a história ganha vida também na música, com o lançamento da canção “O Menino Iluminado”, em parceria com Zeca Melo. Não perca essa obra cheia de luz, esperança e emoção! Fique atento para o lançamento!

+++++++++++

E o primeiro dia do ano foi marcado por posses de novos prefeitos. Na cidade de Altamira do Maranhão, o jovem Marton Pageú foi empossado com uma grande festa.

++++++++++

E em Bacabal,  a sucessão aconteceu sob forte expectativa. Ao contrários do que anunciaram, que esse momento tão importante se daria pir vídeo conferência, o prefeito Roberto Costa e seu vice Dr. Emílio Carvalho, estiveram presentes na Igreja de Santa Teresinha para assumir as rédeas da cidade pelos próximos quatro anos. Aos gestores toda sorte do mundo.

++++++++++

E ebtre os presentes na solenidade de passagem de fauxa, destaque para os irmãos Jerry Ibiapina e Janae Ibiapina. 

++++++++++

E o Professor Jerry Ibiapina, no dia da posse, também esteve conversando com o Eterno Senador e agora vereador João Alberto, que promete usar do seu prestígio em Brasília para conseguir benefícios para Bacabal.

++++++++++

O ano começou bem para o jogador de futebol Pedro Maranhão. O bacabalense foi escolhido pela imprensa esportiva como o melhor jogador da II Liga europeia de Futebol.

++++++++++

E a linda e querida Sandra, passou os ultimos dias de 2024 da mesma forma como passou todo o ano, curtindo praias, rios, lagoas, piscinas e gostosos passeios.  Podemos esperar a mesma rotina. E que rotina maravilhosa.

++++++++++

E depois de muitas furadas para modelar o corpo, o empresário Leonardo Lacerda, satisfeito com o resultado, passou os últimos dias de 2024 saboreando um bom uísque com água de coco. Ele sua esposa Samanda prometem novidades para 2025.

++++++++++

E ainda falando no empresário Leonardo Lacerda,  ele esteve na tarde de ontem m, sexta-feira, reunido com o coordenador político, assessor e poeta Paulo Campos. O homem do chapéu que também é piscicultor, aproveita as primeiras chuvas para a despesca dos seus acudes e tem Leonardo Lacerda como seu maior cliente. 

++++++++++

E que bela curiosidade é que rara coincidência.  Apresentamos um calendário direto da máquina do tempo.

++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades encontramos essa perola no acervo do Rei da Estrada Dr. Waldenir Sarute. 

++++++++++

E a turma da charge sugere.

++++++++++

A turma da montagem pergunta

+++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essa para abrir o ano e  mostrar como vai o ensino no Brasil.  Uma verdadeira piada.



++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Future Móveis Planejados 

++++++++++

E com essa linda frase do Aristoteles encerraremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E aí meu amigo Lambal.  O que você vai fazer no primeiro  final de semana de 2025?



LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO LUÍS QUER ADIAMENTO DO DESFILE

 

LIESMA (Liga das Escolas de Samba de São Luís), ao lado da Associação Maranhense de Blocos Tradicionais e da Academia dos Blocos Tradicionais, já formalizaram pedido à Prefeitura de São Luís para adiamento dos desfiles no Carnaval 2025.

A maior festa popular brasileira acontecerá no primeiro fim de semana de março, mas o pedido é para que os desfiles ocorram no fim de semana seguinte ao Carnaval, ou seja, nos dias 7, 8 e 9 de março.

O pedido de adiamento ocorre para evitar que os desfiles acabem dividindo a atenção do público com as atrações nacionais, que estarão nos eventos carnavalescos do Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís.

Segundo a LIEMA, o adiamento dos desfiles para depois do calendário oficial já é adotado em outras cidades do país.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

DECISÕES DE FLAVIO DINO E O IMPACTO NAS ELEIÇÕES DE 2026

 


A jornalista do Correio Braziliense, Denise Rothenburg afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, é citado nos bastidores do Parlamento como um nome potencial para 2026, caso Lula não consiga ser candidato. Veja abaixo as observações da jornalista.

Fora do PT, mas na base de centro-esquerda que apoia o presidente da República, muitos dizem que, se os petistas quiserem vencer daqui a menos de dois anos, terão que apresentar alguém capaz de gerar expectativas positivas na população. E a forma como o ministro relator das ações relacionadas às emendas tenta dar uma basta na farra com o dinheiro público, exigindo e cobrando transparência na aplicação dos recursos, tem gerado simpatias.

Até aqui, o governo federal demonstrou uma certa impotência ao lidar com a questão das emendas. Para aprovar o pacote fiscal, precisou irrigar o roçado do Congresso com farta liberação de recursos durante as votações. Um ofício assinado por líderes fez o papel de comissões técnicas para chancelar os pedidos de verbas. Dino, com base em ações levadas ao STF pelos próprios congressistas, fechou a porta a esse toma-lá-dá-cá. Nem tudo foi retido, mas os R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão, conforme o leitor da coluna  Brasília-DF já sabe, tendem ao cancelamento da despesa. A firmeza do relator, baseada nos princípios constitucionais de transparência na aplicação dos recursos públicos, é vista como o gesto político mais forte de 2024 rumo à posse de prefeitos eleitos este ano. E o conjunto de decisões de Dino, avaliam alguns, é o que vai separar gestores e parlamentares relacionados a malfeitos daqueles que utilizam as verbas das emendas de forma correta e transparente.

Obviamente, o PT tem outras opções que não o ministro do Supremo Tribunal Federal. Nem Dino se sente hoje tão à vontade para retornar à política. Muitos vêem o exemplo de Sérgio Moro, que deixou a magistratura para ingressar na política, chegou a se lançar candidato a presidente da República e hoje é senador pelo Paraná.  Porém, a trajetória de Dino é diferente. Ele já estava na política e foi para o STF porque Lula o escolheu para ocupar a vaga. Se o destino lhe levar a uma candidatura ao Planalto não será um “marinheiro de primeira viagem” na política, como foi o caso de Moro.  Discurso, avisam alguns, o ministro já tem. E, a 22 meses do pleito, já é muita coisa.

GUSTAVO LIMA PARA PRESIDENTE DO BRASIL

O cantor Gusttavo Lima, em entrevista ao Metrópoles, anunciou que pretende disputar a Presidência da República nas eleições de 2026.

Gusttavo Lima diz que cansou de ver a população brasileira passar necessidades e que o Brasil precisa de alternativas.

“O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem”, afirmou Gusttavo.

Apesar de sempre ter apoiado publicamente Jair Bolsonaro (PL), Gusttavo Lima não confirma a esta altura ter as bênçãos políticas do ex-presidente da República. “Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, disse o cantor.

Sobre o fato de não estar filiado a uma legenda, Gusttavo Lima afirmou que começa a conversar a partir de agora com grupos políticos que dialoguem com seus planos de entrar para a política.

O cantor lembrou que pode até mudar de ideia até 2026, mas está inclinado para ser candidato à Presidência da República.



SEXTOU COM MUÇÃO

 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

COM A PALAVRA - OS 3.300 DIAS DE EDVAN BRANDAO DE FARIAS - POR ABEL CARVALHO

 

Por Abel Carvalho

No último dia 1º de janeiro de 2021 o prefeito Edvan Brandão de Farias assumiu seu 2º mandato como chefe do Poder Executivo e mandatário máximo do Município de Bacabal. Brandão foi reeleito com 26.466 votos, sufrágios que o tornam o candidato a prefeito mais bem votado em toda história política da cidade.

O sexto filho de Veridiano Amaro de Farias e Maria do Socorro Brandão, irmão de Elias Brandão de Farias, Fátima Farias Lopes, Francisca Irene Farias do Nascimento, Ely Brandão de Farias, Enoque Brandão de Farias, Elizeu Brandão de Farias - já falecido, Eliane de Farias Paiva, Eliene Farias Albuquerque, Veridiano Amaro de Farias Filho e Rosimeire Farias Costa, precisou de apenas 181 dias, na condição de presidente do Poder Legislativo Municipal de Bacabal, respondendo interinamente pelo Poder Executivo do Município, para se eleger prefeito do município em seu 1º mandato, com 23.355, e dar início a um legado que pode transformá-lo no líder de maior expressão política do novo milênio.
Na condição 'responder' pelo Executivo Brandão realizou um trabalho de gestão que consistiu em tirar do caos econômico e financeiro um município que se encontrava sob o controle de um líder, cujo estado de saúde 'beirava' a senilidade. Brandão encontrou as finanças comprometidas e arregaçou as mangas saneando contas e equacionando o pagamento do servidor, sua principal ação. Mas, também, iniciou um trabalho de recuperação da infraestrutura urbana e rural do município e, de restabelecimento do funcionamento de setores vitais para a administração municipal, como saúde e educação, sem descuidar dos demais segmentos.
Eleito pela primeira vez cumpriu um mandato tampão de somente 731 dias. Nesse período consolidou, com muito trabalho, o pilar 'fincado' na interinidade. A recuperação da infraestrutura do município se concretizou como 'esteio maior' e Edvan Brandão trabalhou incansavelmente no asfaltamento de ruas e na recuperação de estradas vicinais, embora muito ainda precise ser feito, como ele mesmo reconhece. A qualidade de vida do bacabalense deu um grande salto.
Foi nesse período 'tampão' que o o filho de Veridiano Farias mostrou outra grande qualidade, a de conciliador, que, segundo os mais experientes, é o grande pilar da politica. Seja na condição de 'responder' pelo executivo, ou no exercício do seu mandato 'tampão' Edvan não elegeu nenhum adversário, muito menos inimigo.
Além da conduta conciliadora, mostrou ainda ter espírito agregador e inteligência política, o que o levou a construir a maior aliança eleitoral de Bacabal, na história recente de suas eleições, e o resultado se evidenciou nas urnas, nos seus 26.466 votos, e, no reconhecimento dos poucos adversários que lhe sobraram, que vêem o seu trabalho como exemplo.
O Edvan Brandão de Farias, que se elegeu vereador para a legislatura 2013/2016 com 899 votos - na condição de substituto do irmão 'Ly' Brandão, cumprindo o período inteiro, 1.461 dias; se reelegeu com 1.272 para cumprir a legislatura 2017/2020, mas na interpretação de alguns estava na hora certa e lugar certo como Presidente da Câmara de Vereadores - na sua própria interpretação apenas atendia a 'um chamado de Deus', cumpriu apenas 915 dias desse mandato, assumindo em 04 de julho de 2018 a missão de gerir o município de Bacabal, agora tem pela frente, a partir de hoje, 11 de janeiro de 2021, 1.450 dias para construir sua história dentro da história desse município e se transformar no seu principal comandante, e desconstruir a história do 'acaso', fazendo valer o que ele considera um desígnio do 'Criador'.

Abel Carvalho
Jornalista MTB-863

Colaboraram Louremar Fernandes e Yago Castro.

BACABALENSE PEDRO MARANHÃO É ESCOLHIDO COMO MELHOR DA IILIGA

Treinadores escolheram Maranhão como melhor da II Liga: eis o onze do ano

Na habitual iniciativa de O JOGO, o brasileiro foi eleito melhor jogador da II Liga. O extremo do Tondela teve forte concorrência, vencendo Zé Leite, do Penafiel, por apenas um voto. Diogo Nascimento, do Vizela, é o jogador revelação num naipe de muitos talentos.

RELACIONADOS

"Todos os anos me revejo naquele salto de punhos cerrados após o golo do Éder..."

Leitores de O JOGO decidiram: um onze de luxo e para todos os gostos

Gyokeres eleito Jogador do Ano: "Seremos campeões se fizermos bem as coisas"

Pedro Maranhão é a principal figura da equipa do ano da II Liga, em 2024/25. O extremo do Tondela foi eleito melhor jogador da prova e tem, igualmente, lugar num onze que acolhe mais dois titulares de Luís Pinto. Contrariamente à tendência da votação nas duas últimas épocas, o triunfo de Pedro Maranhão não foi tão fulgurante como o de Wendel, em 2023/24, e o de Clóvis, em 2022/23. As escolhas dos 18 treinadores da II Liga variaram, indiciando o grau de competitividade deste campeonato, atualmente dominado por Tondela, Penafiel e Benfica B, com Académico de Viseu, Torreense e Chaves à espreita.

Nesta discussão, o Vizela pontua no meio-campo, com Yannick Semedo e Diogo Nascimento (eleito jogador revelação). Bernardo Fontes, guarda-redes distinguido pela Liga nos meses de setembro, outubro e novembro, recebeu 41 por cento dos votos dos treinadores. O brasileiro travou um “duelo” interessante na baliza com João Costa, do Feirense, de resto o terceiro guarda-redes menos batido nas 16 jornadas. 

A liderança do Tondela tem, obviamente, reflexo na composição da equipa ideal. Roberto é um caso muito especial, pelo facto de ser o segundo melhor marcador de sempre na II Liga, com um total de 92 golos. Aos 36 anos, o experiente ponta-de-lança continua a ser decisivo e só foi travado por um problema pessoal que o afastou da competição por algum tempo. Regressou em força e tem enorme peso na eficácia dos beirões ao lado de Maranhão (o melhor ataque da II Liga), mas Zé Leite (Penafiel) reúne o número mais expressivo de votos (65%). O extremo português superou a concorrência e está a fazer uma época notável, confirmando o destaque da Liga em agosto. 

Olhando para o resultado na categoria de Melhor Jogador, é evidente o naipe de nomes que evoluem no Benfica B, com Prioste, de 20 anos, em destaque, eleito médio de dezembro na votação da Liga, sendo o elemento mais jovem deste onze que fecha 2024 e uma das apostas recentes de Bruno Lage, que o integrou nos treinos antes do Benfica-Bolonha, da sexta jornada da Liga dos Campeões.

Melhor Jogador

Pedro Maranhão bateu a concorrência de Zé Leite (Penafiel) por apenas um voto. Os dois extremos cativaram a atenção dos treinadores de uma forma renhida e só no último dia da votação se fez luz em relação ao vencedor de 2024/25. O extremo, 25 anos, vive um momento particularmente especial na segunda época em Tondela, reflexo, também, da campanha excecional dos beirões. 

O dianteiro brasileiro é o segundo melhor marcador da equipa, com cinco golos, menos quatro do que Roberto, e tem duas assistências. 

Jogador Revelação

Diogo Nascimento, de 22 anos, é o jogador revelação nesta fase da II Liga, e atrás dele ficaram muitos jovens com talento, três deles do Benfica B. Aliás, o médio do Vizela tem carimbo da formação encarnada, emblema que representou nas equipas B e sub-23, antes de seguir para Norte. Em Vizela, Diogo Nascimento ganhou um lugar de destaque e, em janeiro de 2024, prolongou o vínculo até 2027




Onze ideal de cada treinador

Oliveirense e FC Porto B de fora

O FC Porto B e a Oliveirense foram  os únicos emblemas que não tiveram qualquer jogador escolhido para 

o onze pelos treinadores da II Liga. Os dragões, recorde-se, na votação referente à época 2023/24 figuravam nas preferências, impulsionados por Wendel, ponta-de-lança, atualmente emprestado ao Santos, e por Rodrigo Mora, então na categoria Revelação.

Equipa com três trintões

O Tondela e o Académico de Viseu encaixam neste onze três dos jogadores mais velhos na prova. Paulinho e Ricardo Alves, na defesa, e Roberto, no ataque, ultrapassaram os 30 anos de idade, mas continuam a evidenciar qualidades para integrar uma equipa em que a língua portuguesa domina. O espanhol Marc Baró foge à regra, afastando o português Kiko Pereira de ser titular.

Marco gosta de Gustavo Marques

Marco Alves destoou nas escolhas ao optar pelo voto duplo no central Gustavo Marques (Benfica B), elegendo-o como melhor jogador e revelação, incluindo-o, naturalmente, no onze ideal, neste caso, ao lado de Rodrigo Borges (Marítimo). O treinador do Chaves pode orgulhar-se de ver alguns dos seus jogadores entre as escolhas dos colegas, fruto da boa recuperação.

Dois fortes concorrentes

Euller chegou a figurar no onze ideal, destronando Pedro Maranhão. O extremo do Marítimo perdeu a corrida por um voto, o que indica quanto foi renhida a votação para uma das alas, onde Zé Leite bateu toda a concorrência. A tendência das escolhas foi também interessante na categoria jogador revelação, vendo-se uma forte representação do Benfica B.