quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

TRES DEPUTADOS MARANHENSES FORAM CONTRA A CASSAÇÃO DE CARLA ZAMBELLI


Apesar da maioria dos deputados federais votar a favor da cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), a parlamentar escapou da cassação e o processo foi arquivado.

No total, foram 227 votos a favor da cassação e 170 votos contra. Eram necessários 257 votos para que o mandato fosse cassado. A sessão ainda teve 10 abstenções. 105 deputados estavam ausentes.

A cassação seria uma consequência da condenação da deputada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre os deputados do Maranhão, apenas três foram contra a cassação: Allan Garcês (PP), Junior Lourenço (PL) e Pastor Gil (PL). Votaram pela cassação: Aluisio Mendes (Republicanos), Amanda Gentil (PP), Cléber Verde (MDB), Hildo Rocha (MDB), Juscelino Filho (União), Márcio Jerry (PCdoB), Pedro Lucas (União), Rubens Júnior (PT) e Marreca Filho (PRD). Ainda teve uma abstenção do deputado Fábio Macedo (Podemos) e foram cinco ausentes: Duarte Jr. (PSB), Detinha (PL), Josimar de Maranhãozinho (PL), Josivaldo JP (PSD) e Márcio Honaiser (PDT).

Suspenso – Já o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), o mesmo que decidiu ocupar indevidamente a cadeira da Presidência da Casa, no sentido de obstruir os trabalhos do plenário, teve o mandato suspenso por seis meses. O placar foi de 318 votos favoráveis e 141 contrários.

O motivo do processo de cassação é um episódio de abril de 2024, quando Glauber foi denunciado por ter chutado o militante do MBL Gabriel Costenaro durante uma discussão nos corredores da Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário