segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

EDVALDO CONVOCA POPULAÇÃO PARA O COMBATE AO AEDES


Prefeito Edivaldo convoca população para ações de combate ao Aedes aegypti
O prefeito Edivaldo está convocando a participação efetiva da população de São Luís na guerra contra o mosquito Aedes aegypti. No último sábado (13), durante o Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito, na Praça do São Francisco, o prefeito destacou a importância de erradicar os criadouros do Aedes com o apoio da sociedade. Os dados revelam que o mosquito está dentro das residências. Contamos com a colaboração da população para eliminarmos estes focos", disse o prefeito Edivaldo.
Neste aspecto, o prefeito Edivaldo compreende que, juntamente com as ações mobilizadoras envolvendo órgãos da administração estadual, além da incorporação de contingentes das Forças Armadas, como ocorrido na Ilhinha e São Francisco, a população da cidade deve se movimentar no sentido de contribuir com a postura de combate sem trégua ao transmissor, principal vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
DIA D

Os agentes de endemias e de saúde, juntamente com as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), visitaram 7.350 imóveis durante o Dia Nacional de Combate ao Aedes, realizado no último sábado (13), na Ilhinha e São Francisco.
Com ações conjuntas, reunindo as três esferas de governo, e a contribuição das comunidades, o prefeito Edivaldo acredita ser possível reduzir a níveis razoáveis a incidência dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus. São Luís está entre os municípios do país classificados com elevado risco de epidemia. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os bairros Cohatrac, São Francisco, Centro e Cidade Olímpica despontam com grandes concentrações de focos do mosquito vetor de doenças.
VISITAS DOMICILIARES
Desde o início de janeiro, a Prefeitura tem intensificado o combate ao mosquito ampliando o quantitativo de visitas domiciliares, ultimamente com reforço dos agentes comunitários de saúde. As frentes de combate coordenadas pela Semus têm contado com a participação dos agentes de endemias e soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
Os bairros com maior incidência de casos de dengue, chikungunya e zika foram priorizados pela ação da Secretaria Municipal de Saúde, além das secretarias da administração municipal como Obras e Serviços Públicos (Semosp), entre outros órgãos.

A operação "Bota Fora", realizada pela Superintendência de Limpeza Pública, órgão da Semosp, contribui para eliminação de lixo acumulado em áreas residenciais e criadouros do mosquito. Esta ação é vista como uma importante estratégia de combate ao mosquito. Uma nova postura da população diante da limpeza urbana é necessária e apontada pelo prefeito Edivaldo como principal arma contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Por outro lado, a Prefeitura mantém nas ruas 10 carros fumacês. Para o prefeito Edivaldo, o combate ao mosquito é de responsabilidade do poder público, mas deve contar com o apoio da comunidade em geral na adoção de hábitos que contribuam para a eliminação de focos do mosquito. Um dos pontos desta estratégia de combate ao Aedes aegypti está nas ações educativas que a Semus têm levado aos domicílios, orientando sobre formas de armazenamento de água e eliminação de focos.
DECRETO



Em São Luís, 18 mil imóveis fechados contribuíam para a proliferação de criadouros do Aedes aegypti. A partir do decreto do governador Flávio Dino, autorizando o acesso aos prédios fechados, a Prefeitura espera ampliar as visitas e ganhar maior eficácia no combate ao mosquito na capital maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário