sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestações pelo Maranhão

Manifestantes tentaram interditar BR-010, em Imperatriz (Foto: Cláudio Matos/VC no G1)
Protesto em Imperatriz
Assim como na capital maranhense - que realizou manifestação na quarta (19) - o protesto de Imperatriz foi encerrado, na noite de quinta-feira (20), com atos de vandalismo provocados por uma pequena parte dos manifestantes. De acordo com a Polícia Militar, a entrada principal da prefeitura da cidade acabou depredada e os manifestantes tentaram impedir o fluxo de veículos na BR-010. Organizadores do movimento informaram que pelo menos 8 mil foram às ruas da cidade para protestar.

Por mais de duas horas a caminhada que reuniu aproximadamente oito mil pessoas aconteceu sem problemas, percorrendo as principais ruas do Centro da cidade. Os manifestantes reivindicavam melhorias na qualidade do transporte público, educação, saúde, segurança, e, protestavam contra a corrupção e a aprovação da chamada PEC 37, que retira do Ministério Público o poder de investigação criminal, deixando-o privativamente às polícias Federal e Civil.

A concentração aconteceu na Praça de Fátima, percorreu as principais ruas do Centro da cidade e passou em frente à Câmara Municipal. No entanto, quando chegou à Prefeitura, uma pequena parte dos manifestantes tentou invadi-la, depredando sua principal entrada. A Polícia revidou, utilizando escudos, cacetetes e a cavalaria. De acordo com a polícia, essa parte do grupo utilizou bombas caseiras, e duas pessoas foram detidas.
bacabal2
Protesto em Bacabal

Após a caminhada, essa parte do grupo seguiu para a BR-010 e tentou interditá-la. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram deslocados para conter a ação. Também houve registros de protestos aconteceram em Governador Edison Lobão, município vizinho a Imperatriz.

Já em Bacabal, a 240 quilômetros de São Luís, a passeata foi pacífica, reunindo um público estimado em 1500 pessoas, com concentração na Praça Silva Neto. Segundo seus organizadores, o movimento percorreu as ruas Barão de Capanema, Manoel Alves de Abreu, Barão do Rio Branco e Catulo da Paixão Cearense.

No percurso, passou por órgãos públicos como a Câmara Municipal, Promotoria de Pública e Fórum de Justiça, reivindicando melhorias na Saúde e infraestrutura. A principal é a implantação de transporte público para a cidade que já possui mais de 100 mil habitantes.

ribamar
Protesto em São José de Ribamar
Quando chegou à Prefeitura, o prefeito Zé Alberto (PMDB) sugeriu receber quatro representantes do movimento, mas a ideia não foi aceita pelos demais manifestantes. Sem acordo, foi agendada uma reunião para esta sexta-feira (21) entre as lideranças do movimento e o prefeito. Toda a reunião será acompanhada pelos demais manifestantes através de um telão que será instalado do lado de fora da prefeitura.

Em São José de Ribamar a manifestação com pouco mais de 500 participantes aconteceu na Avenida Gonçalves Dias e principais ruas da cidade, segundo a organização. Não houve registro de incidentes no local, apenas na Vila Sarney, onde moradores interditaram a Avenida Mascarenhas de Moraes queimando pneus e galhos de árvores, reivindicando pavimentação de ruas do bairro e melhorias no transporte público.
O protesto foi suspenso após negociação, e agendada uma reunião para as às 14h desta sexta, entre lideranças do movimento e da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário