terça-feira, 17 de dezembro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS E BACABAL

Do Blog do Sérgio Mathias

Espanhol de berço, Dom Armando Martin Gutiérrez - o Bispo Diocesano - agora é oficialmente um Bacabalense. 

O Título de Cidadão foi concedido na noite desta segunda-feira (16), data em que é comemorado também o aniversário do prelado. Antes da cerimônia de entrega, foi celebrada uma Missa em ação de graças na Catedral Diocesana de Santa Teresinha, presidida pelo próprio bispo e concelebrada por Frei Bernardo Brandão (Provincial dos Franciscanos do Maranhão e Piauí), Padre Airton Andrade (Paróquia São Sebastião / Capinzal do Norte-MA), Padre Cláudio Gilotti (Vigário da Paróquia Sant'Ana / Bacabal-MA), Frei Evaldo Dimon e Frei Eriberto Rembecki  (Paróquia São Francisco das Chagas / Bacabal-MA), Padre Lauro Henrique e Padre Auriélio Martins (Paróquia Catedral de Santa Teresinha / Bacabal-MA), além dos Diáconos Permanentes daquela paróquia. 

A motivação inicial convidava o povo a rezar por seu Pastor Diocesano. Saudando a todos, o aniversariante falou da alegria em celebrar mais um ano de vida.

Ao final da celebração, agradeceu o carinho de todos, pediu orações e disse que um trecho do Salmo 24 resume bem aquilo que deseja: "Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação". Ressaltou que para guiar o povo, é necessário também a graça e presença contínua de Deus.

Após a bênção final, todos os presentes na Missa dirigiram-se ao Centro Paroquial de Santa Teresinha, onde iniciaram-se as homenagens, começando pelos alunos do SESI / Bacabal, além de leigos e religiosos. Todos enalteciam as qualidades do Bispo que chegou em Bacabal em 2007 e desde esse tempo tem conquistado com seu jeito simples cada vez mais o coração do seu povo. 

Após as homenagens o Vereador Rogério Santos, seguido de Manoel da Concórdia, destacaram o trabalho pastoral e missionário do homenageado, informando que o título de Cidadão Bacabalense a Dom Armando foi votado e aprovado por unanimidade no último dia 03 de dezembro, e mantido em segredo até a presente data. Também estavam presentes Erivelto Martins, Natália Duda, Reginaldo do Posto e Teles. 

Emocionado, o mais novo bacabalense agradeceu o carinho e o grande presente: "Como fez o Papa Francisco, peço que rezem por mim, para que eu seja um bispo segundo o coração do Senhor", pediu. "Desde o primeiro dia, já me senti um bacabalense", disse sob aplausos das centenas de fiéis que lotavam o local do evento.

O cerimônia foi encerrada com as apresentações da Orquestra Filarmônica do SESI e um coquetel servido a todos. (Informações da Paróquia de Sant'Ana).
*********************************************************************

Do Blog do Abel Carvalho

Nenhum município do Maranhão apresenta padrão linear no comportamento político, longe de um enquadramento perfeito.
Normalmente os vereadores colocam as suas vozes no condicionamento do prefeito. Pouco interessa a cor partidária, imagina falar de ideologia.
Bacabal pena há 40 anos na asfixia do domínio do antes tudo, agora senador João Alberto. Evidente que com a sua visão retrógrada a população desconhece o desenvolvimento e a socialização dos direitos básicos. Uma terra em que nada fica permitido, o prefeito eleito balança a cabeça de cima para baixo, a maioria dos vereadores inertes.

Em Bacabal, a oposição resiste pela decisão solitária do vereador Florêncio Neto que durante este ano enfrentou um plenário inteiro de  governista, a imprensa oficial e o executivo municipal expondo a dura realidade para a população de Bacabal com a inoperância de gestão do prefeito Zé Alberto.
A composição das câmaras varia em quase todos legisladores alinhados com o executivo municipal, mas, sempre sobrando alguns para identificar a oposição.
O natural líder da oposição demonstrou a incapacidade do pecuarista Zé Alberto, figura de fala alta que gosta de esbravejar que compra vereador com chifre de boi, sempre com denúncias contundentes e amparadas nas provas incontestáveis.
Tendo somente 10 minutos por sessão semanal na câmara de Bacabal e quase nenhum veículo de comunicação disposto a enfrentar a fúria peculiar do grupo dos Albertos sobrou ao parlamentar o caminho das ruas, panfletando, conversando e discutindo nas comunidades um modelo de governo municipal que tenha a capacidade de fazer a diferença.
Esse é o Maranhão dos mesmos de sempre.
*********************************************************************


Do Blog do Dr. Rogério Alves

Esse titulo está  em completa dissonância com as vozes das ruas de Bacabal, mas é sempre bom analisar o que pensa o governo.

O assessor de comunicação do município, Alberto Barros, postou em uma rede social o que pensa. Ele apontou a VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL como  sendo a marca do primeiro ano de governo.

·                     O reconhecimento e a valorização do Servidor Público Municipal foi um dos principais feitos do Governo Agora Sim no seu primeiro ano de mandato.
·                     Aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias concedeu gratificações e adicional de insalubridade, elevando os vencimentos das duas categorias de um salário mínimo para R$ 1.351,00. 
·                     Aos Guardas Municipais após regulamentar a categoria por meio de Projeto de Lei, concedeu reajuste salarial passando de um salário mínimo para quase 1 mil reais em seus contracheques.
·                     Aos Vigias, Auxiliares de Serviços Gerais e Auxiliares Administrativos da educação, autorizou uma gratificação de 30% sobre o salario das três categorias. 
·                     Além destas conquistas o Servidor Público Municipal que sofria com salários atrasados, agora recebe seu pagamento religiosamente em dia.
E' inegável a valorização do servidor publico, tão  desprezado na gestão Lisboa, mas certamente não foi suficiente para preservar a imagem de Ze Alberto. 
Sua assessoria ainda vai precisar ralar muito pra mudar a imagem atual.  
*********************************************************************
Do Blog de Jota Erry

Uma briga entre integrantes de uma mesma facção crimonosa deixou quatro mortos - três decapitados - no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na manhã desta terça-feira (17), segundo informações da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap).

De acordo com a secretaria, o confronto teria começado no início da manhã com uma disputa entre os presos pela liderança de uma facção criminosa atuante na capital maranhense. Segundo o secretário Sebastião Uchôa, os detentos teriam usado facas artesanais para assassinar os rivais.
*********************************************************************************

Do blog  Diária da Gardênia

CORREMOS CONTRA O TEMPO É VERDADE, MAS AINDA ESTAMOS NA LUTA E ELA SÓ VAI ACABAR NO DIA 20.12.13, ÀS 18:00H.

Estamos na luta, no campo, enfrentando o pessimismo de quem acreditava que não poderíamos combater a situação com todo o seu poder e que sequer conseguiríamos formar uma chapa porque a situação minaria qualquer esforço naquele sentido.
Vencemos etapas intransponíveis para alguns e o inesperado aconteceu: Inscrevemos a chapa Renovar para Avançar. Houve ainda quem ousasse dizer que estávamos apenas perdendo tempo e o foco de nossa vida, mas o que foi dito não levado em consideração, até mesmo porque sabemos que os que disseram desconhecem a nossa vocação. Acreditamos que o livre arbítrio até existe e que apesar disso todo mundo tem uma missão para cumprir na vida e às vezes até a desconhece. Temos uma missão e a reconhecemos que pode ser cumprida tanto na delegacia em que trabalhamos como no sindicato ou no meio da rua. Temos uma vocação que é SERVIR. Portanto, não estamos perdendo o foco; estamos apenas calibrando para essa nova missão a que nos propomos. Não estamos sozinhos; não estamos abandonados à própria sorte apesar de nossa condição franciscana quando comparada à situação. Estamos com policiais que não estão satisfeitos com a situação; estamos com policiais que não estão nada contentes com uma possível permuta que corre aos quatro cantos entre sindicato e associação, onde se pretende trocar apenas os tronos do poder: sindicato-associação, associação-sindicato. Estamos com amigos, filhos, mulheres e maridos de policiais que desejam Renovar para Avançar, que desejam dias melhores. Contamos também com apoio moral e assessoria intelectual de outros sindicatos de policiais civis que querem para os policiais do Maranhão dias melhores, mais dignidade, mais respeito, melhores condições de trabalho, melhores salários e outras conquistas que hão de vir. Hipotecaram apoio a nossa luta os sindicatos dos policiais civis do Piauí, do Ceará e de Sergipe que juntos com sindicatos de outros estados fundaram a FEIPOL NORDESTE em um encontro no Rio Grande do Norte de que o Maranhão não participou, mas que ao vencermos esta luta somaremos com a FEIPOL e com todos os outros sindicatos que nos ajudarão a alcançar os nossos objetivos por serem questão de máxima justiça. Já conversamos com líderes sindicais de outros estados que se comprometeram em nos repassar todas as suas experiências no combate às desigualdades dentro da instituição policial. Vencendo as eleições, traremos para o Maranhão os líderes sindicais e pensadores de outros estados para em palestras mostrar a categoria o que precisamos fazer a passos largos. A própria FEIPOL NORDESTE foi criada, entre tantos objetivos, para engrossar nossos movimentos e apoiar os sindicatos de policiais civis em suas lutas nos estados por dias melhores para todos, e não apenas para uma classe privilegiada. Caminhando e conversando estamos levando a nossa mensagem de esperança a todos os policiais e por isso mesmo conseguimos apoio de outros sindicatos que desejam a nossa vitória para juntos mostrarmos que policial é mais que carne e osso, que policial tem espírito, que policial tem honra, e que os vocacionados não fogem à luta.
Márcia GARDÊNIA (PRESIDENTE)
CHAPA – Renovar para Avançar






Nenhum comentário:

Postar um comentário