domingo, 30 de março de 2014

A INVIABILIDADE DO BEC


Quando essa guerra começou pra botar o time do BEC – Bacabal Esporte Clube, em campo, fui um dos primeiros a estar com o diretor Hermano Nogueira em São Luis, visitando autoridades no assunto, no intuito de saber como proceder. Na época, com o Moto Clube rebaixado, um dos – chamarei aqui de pensador – já planejava a volta do rubro-negro a primeira divisão, e mais, a reestruturação do clube com um arsenal de idéias e projetos. O resultado está aí, o Moto já é finalista, já disputa no ano que vem a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.

Cheio de dívidas trabalhistas e sociais, sem nenhum crédito e com a conta bancária vazia, esperando algum dinheiro para que a justiça confiscasse e distribuísse para um sem número de atletas, o BEC se tornou inviável, tinha que se fazer um longo trabalho, inclusive mudar a razão social como fez o time do Imperatriz, para poder começar a se pensar em uma solução.

Longe dos holofotes, o diretor Hermano Nogueira se multiplicou e foi em busca de apoio na intenção de botar novamente o Bacabal Esporte Clube no lugar que é seu e apesar de muitas investidas e poucos patrocínios, o time fez bonito, chegando a ter o artilheiro do campeonato, o Pedro Gusmão, e jogando as semifinais dos dois turnos, uma campanha honrosa para um time de poucos investimentos. O BEC, por ter muitos processos em andamento, muitas ações trabalhistas, perdeu dois convênios gigantescos, um deles com a Caixa Econômica Federal.

Marcos Lacerda, Roberto Baresi, Hermano ´A diiretoria
 Bastidores a parte, o deputado Alberto Filho era figura presente nos estádios no ano passado e hoje paga pela má campanha deste ano. E Zé Vieira?  e Simplicio Araújo? E Carlinhos Florêncio? e Roberto Costa? e Dr. Guerreiro? e o senador João Alberto, e  os vereadores? e tantos outros pára-quedistas e periquitos que de quatro em quatro anos pousam aqui de bons moços, declaram amor por Bacabal, dividem os votos, riem de nossas caras e voam de volta? Por que cobrar só do Alberto Filho, do Zé Alberto e dos irmãos Nogueira? Afinal, Bacabal não é de todos?

O prefeito, realmente, abandonou o clube, ou melhor, nunca viu o clube nem como bando de peladeiros, até porque seu esporte é vaquejada, mas o seu filho sim, o Alberto Filho foi presente na campanha passada e ausente nessa. Aí vem a pergunta: O Alberto Filho acreditava no BEC como receita da vovó para ganhar votos? Acho que não!. Se acreditasse teria investido.
Quando o Time chegou cansado na semifinal do segundo turno em 2013, digo cansado não fisicamente, mas no limite de todas as condições que precisa um atleta e um clube, deu pra ver a situação de abandono por que passava o becão, chegando ao ponto de só ter uma equipagem e por adiamento do jogo da semifinal contra o MAC, por causa de uma chuva, não ter dinheiro para pagar a lavagem e quem a fez foi o bacabalense Waltinho Carioca. Quem custeou a hospedagem e alimentação foi o empresário Osvaldino Pinho.  Diante daquela situação, chamamos o Hermano e dissemos para ele entregar o time e ele tentou mais uma vez e aí sim, deu uma de apedeuta e o resultado foi a péssima campanha, a pior de todas, o time na segunda divisão, não ganhou uma só partida, somou apenas um ponto em todo o campeonato e o seu nome motivos de chacota.
Zé Alberto Filho e Zé Alberto pai

Se a moeda tem dois lados, a notícia também. O Sampaio Correa no ano passado não foi a Balsas e perdeu por W x O. Sofreu alguma punição? Não justifica os erros do BEC, mas é uma pergunta. O time está aí, a deriva e algumas pessoas, inclusive políticos, conseguiram o objetivo, um jogo de interesses – uns em derrubar os outros – e quem paga essa conta é só a cidade que vê todos os seus índices despencarem e os noticiosos, inclusive os nacionais, mostrarem maciçamente as mazelas distribuídas pelos quatro cantos do município. A Secretaria Municipal de Esporte na pessoa de Renato Braga, tem lá sua parcela de culpa, foi no mínimo omissa. O que o BEC precisa, não é só de exposição  e nem do dedo sujo apontando os problemas. O BEC tem urgência  na resolução dos seus problemas. Alguém duvida que tem gente grande rindo de mais um fracasso na vida da cidade?






( ) Dr. Guerreiro






( ) Dr. Gilberto Lacerda



Marque o seu palpite, faça a sua aposta e salve esse artigo. Te digo depois


Nenhum comentário:

Postar um comentário