domingo, 30 de março de 2014

ATO-SHOW FILHOS DA LIBERDADE VAI CELEBRAR A MEMÓRIA DOS 50 ANOS DE LUTA PELA DEMOCRACIA


Cesar Teixeira
Evento acontecerá nesta segunda (31), na Paça Maria Aragão, a partir das 19h, com a presença de artistas e depoimentos de pessoas que lutaram contra o regime militar.
Em São Luís, o espaço da Praça Maria Aragão representa um lugar de memória e local privilegiado de diversas manifestações e protestos. Ali está instalado o Memorial Maria Aragão que, em sua arquitetura elaborada por Oscar Niemeyer, projetou as linhas de uma pomba (em vista aérea), símbolo da paz. Nesta segunda-feira, 31 de março, data em que se rememora os 50 anos do Golpe de 1964, o Memorial, equipamento da Prefeitura de São Luís, e a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos (SMDH) promoverão um grande ato-show para celebrar a memória daqueles que lutaram a favor da democracia e liberdade no país.
O ato pretende reunir as principais personalidades que lutaram no Maranhão contra o regime opressor da ditadura brasileira, com a participação de representantes do Comitê de Anistia, do Comitê das Diretas Já e do Comitê Constituinte Livre e Soberana e show com músicas emblemáticas do período, que ganharão a interpretação dos artistas Cesar Teixeira, Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, Flávia Bittencourt, Rosa Reis e Lena Machado.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves, o evento tem o caráter de atualização da memória da luta pela democracia. “O Golpe de 1964 provocou uma mudança nas estruturas sociais e políticas brasileiras com consequências específicas no Maranhão. A realização do ato no espaço do Memorial Maria Aragão tem também a força simbólica de lembrar que a memória dessa luta e resistência não está só no passado histórico e que ainda permanece em constante atualização”, explicou.
Depoimentos - Durante o ato, haverá o relato de personalidades públicas que foram vítimas da ditadura. Nomes como o do camponês Manoel da Conceição, preso e exilado nos anos 1970 pela luta a favor da reforma agrária, e do sacerdote francês Dom Xavier Gilles, preso em 1971 sob acusação de práticas comunistas e também pela luta na Pastoral da Terra, além de representantes do movimento estudantil, da Comissão da Verdade, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Comitê de Anistia, do Comitê das Diretas Já e do Comitê da Constituinte Livre e Soberana.
Imagens e vídeos de época, produzido pelo cineasta Murilo Santos, serão exibidas para contextualizar os relatos com a memória histórica de quem vivenciou o período. Após os depoimentos, um show com canções de protesto e músicas que fazem parte do imaginário dos que levantam bandeiras de lutas a favor das liberdades e da democracia.
Show - Filhos da Liberdade é o nome do show que reunirá os artistas Cesar Teixeira, Flavia Bittencourt, Josias Sobrinho, Lena Machado, Joãozinho Ribeiro e Rosa Reis. No repertório, canções nacionalmente conhecidas como “engajadas” pelos festivais de música popular: Disparada (Geraldo Vandré e Theo de Barros), Cálice (Gilberto Gil e Chico Buarque), Viola Enluarada (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), Pra não dizer que não falei de flores (Geraldo Vandré), e também canções que aqui no Maranhão representam o mesmo engajamento político, como Carcará (João do Vale), Engenho de Flores (Josias Sobrinho), Milhões de Uns (Joãozinho Ribeiro), Oração Latina (Cesar Teixeira), entre outras.

O show tem a direção musical de Cesar Teixeira e contará com os músicos Flemming Bastos (bateria), Jair Torres (guitarra), Rui Mário (teclados e sanfona), Leandro (percussão) e Carlos Raqueth (baixo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário