domingo, 31 de março de 2019

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - DOR DE CABEÇA


5 PASSOS PARA ALIVIAR A DOR DE CABEÇA SEM REMÉDIOS

A dor de cabeça é muito comum, mas pode ser aliviada sem remédios, através de medidas simples como colocar compressas frias na testa, especialmente se a causa da dor de cabeça for estresse, má alimentação, cansaço ou ansiedade, por exemplo.
Geralmente, com estas medidas, a dor de cabeça passa no próprio dia, no entanto, se a dor for causada por febre, gripe ou outras infecções, por exemplo, é importante consultar um médico para tratar a dor de cabeça corretamente.

Porém, os 5 passos para aliviar a dor de cabeça em casa, sem remédios incluem:

1. Tome um banho quente: o banho quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça;

2. Deite em um local fresco sem luz e sem ruído: os estímulos externos como ruído ou luz podem agravar a dor de cabeça, por isso, é importante se sentir relaxada, deitando-se em um local fresco e com pouca luz e sem barulho.

3. Massageie as têmporas e a nuca: esta massagem aplica pressão nas têmporas, que se localizam na região lateral da testa e na nuca e na cabeça, ajudando a aumentar a circulação sanguínea e a relaxar os músculos, aliviando a dor de cabeça.

                                            Massagear as têmporas

                                                Massagear a nuca

4. Coloque uma compressa fria na testa, nas têmporas e na nuca: a compressa de água fria promove a contração dos vasos sanguíneos da cabeça, diminuindo o volume de sangue e aliviando as dores de cabeça.

5. Beba 1 xícara do chá de gengibre: o chá de gengibre tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar a dor de cabeça. Basta colocar 2 cm de raiz de gengibre em uma xícara de água, deixar ferver por 5 minutos, coar, deixar esfriar e beber.

Além disto, a alimentação também pode ajudar a melhorar a dor de cabeça, através da ingestão de alimentos calmantes e que melhorem a circulação sanguínea. 

Quando ir no médico

É recomendado ir no médico se:
  • a dor de cabeça não melhorar em 3 dias com estas dicas;
  • a dor de cabeça piorar, mesmo com estas dicas;
  • tiver febre ou outros sintomas como coriza, dor de garganta, mal-estar geral, náuseas ou vômitos, por exemplo.

Nestes casos, o médico pede exames para tentar identificar a causa da dor de cabeça e orientar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, se necessário.

Por Dr. Otávio Pinho Filho

COLUNA DA DONA JUJU MUNGOSA


Tunica Deia Grande - Querida dona Juju. O que a senhora achou das declarações levianas do astro pop bacabalense, o Bizôro Pagodinho xingando todo mundo? Que nota a senhora daria pra ele?
Resposta – Querida Tunica, não daria nenhuma nota. O que eu daria pra ele, era esse monte de foice e uma juquira pra ele roçar. Isso sim.
++++++++++
Lilica Losa – Sabichona dona Juju. A senhora que é dona de todas as respostas, poderia me dizer de quem é essa mão?

Resposta – Essa mão eu não sei de quem é, mas é assim que a mão de Bizôro Pagodinho vai ficar quando ele chegar aqui. E só de bolo.
++++++++++
Milton Carijó Gador – Sarada dona Juju Mungosa. A senhora que nunca deixou ninguém insatisfeito, poderia me dizer por que o nosso Wagner Cutrim tá apreensivo?

Resposta – acontece que o segundo semestre se aproxima, o Bacabal Esporte Clube ainda não se definiu, terá que jogar a segunda divisão e o Rodrigo quer dinheiro pra passar o time, então, o Wagner que já foi presidente da agremiação, está preocupado, pois o BEC pode não disputar a segundona. Só Isso
++++++++++
Toin Gno Rante – Respeitável dona Juju. A senhora que tem todas as respostas na ponta da língua, poderia me dizer pra quem o Jota Erre está ligando e o teor dessa ligação?

Resposta – Essa é muito fácil. O Jota Erre está ligando pro Abel para se encontrarem no Bar do Luizão. Só isso.
++++++++++
Mano Ray Voso – Esbelta dona Juju. A senhora que nunca “faia” nas suas respostas, poderia me dizer o que o Abel faz sentado na praça?

Resposta – Simples. Acontece que quando o Jota Erre ligou pra ele, ele já estava na praça dando milho aos pombos e só esperando o apresentador passar pra começar a farra. Só isso
++++++++++
Hoje vou passar o dia na minha igreja, pois com a minha turma, estamos preparando a casa de Deus para a semana Santa. 

Um bom domingo a todos
Fui!!!

sábado, 30 de março de 2019

QUEM VAI HERDAR O LEGADO DEIXADO POR ZÉ VIEIRA?


E uma nova corrida do ouro já movimenta o cenário politico de Bacabal. Com o fenecimento do lider Zé Vieira, os pré candidatos a líder, ou mesmo a prefeito da cidade na eleição do ano que vem, já começam a buscar espaços na intenção de abocanhar o espólio politico deixado pelo ex-prefeito. Mas quem herdará esse rico legado?

Cerca de 25 pretendentes aparecem como voluntários e essa maratona deve ser desgastante e a linha de chegada não deve ser fácil, muitos irão ficar pelo caminho, outros nem largarão.

Entre os 25 corredores, a Patricia Braga, talvez, seria a que mais perto chegaria se pensasse realmente em fazer carreira politica e o Jaime Rocha estaria ali na sua cola, também, se pensasse em carreira politica, mas, ambos, pensaram no financeiro e no material. Já o empresário José Clécio que é sócio do Jaime Rocha, pode herdar esse apoio se sair detrás do já estereotipado "desta vez eu sou candidato" 

Igual a ave Fênix, o ex – prefeito Zé Alberto Veloso, que fracassou e nem candidato foi à reeleição, tenta renascer da cinzas, e vem, apesar de não passar da calçada, reunindo nos fins de semana com uma parte ainda tímida do seu eleitorado, talvez de olho nos acontecimentos e aí encaixar seu filho, o ex-deputado federal Alberto Filho, que passou batido por dois mandatos, e também não se candidatou a reeleição.

Longe dos holofotes mas perto do povo, já em plena campanha, o vereador Dr. Jefferson Santos, o popular Corró, abdicou dos fins de semana com os amigos, para engrossar a sua pré-campanha na zona rural da cidade. Outro vereador que corre por fora é o Coronel Egidio que tinha como meta, reduzir a taxa de iluminação pública, mas seu projeto foi frustrado pela ação do próprio prefeito Edvan Brandão que deu essa alegria aos bacabalenses.

Também se preparando para abocanhar parte desse legado deixado por Zé Vieira, está o presidente da Câmara, o vereador Manoel da Concórdia que vê o também vereador licenciado Cesar Brito, cada vez mais, ficar distante da população, enquanto que a vice prefeita Graciete Trabulsi e o empresário Fabilson, esse apoiado pelo secretário de estado Simplicio Araújo, fazem  um trabalho visando as eleições vindouras.

O Dr. Nonato Chaves, anda meio afastado, mas é um nome ainda forte dentro do cenário politico local, e, apesar de se juntar a Cesar Brito na campanha passada, é amigo do Dr. Lisboa, ex-prefeito de Bacabal, que ainda detêm um grande numero de eleitores, e por caminhar junto com o Zé Vieira durante muito tempo, até por ser vice dele por dois mandatos, e ser apoiado por ele na primeira eleição, na teoria, poderia abocanhar muito desse eleitorado, já o Dr. Bento Vieira, amigo de Zé Vieira, ainda não se definiu e pode ficar apenas opinando ou apoiando um candidato.

O Dr. Eufrásio ainda, apesar de já ter em um auge melhor, tem muitos admiradores e argumentos políticos favoráveis e pode, se fincar o pé, reconquistar tudo que conseguiu quando começou e aumentar esse legado. 

Já o deputado estadual Carlinhos Florêncio e seu filho Florêncio Neto, caíram em uma inércia e se recolheram para uma recuperação e estão atrás das cortinas para ver o andar da carruagem. 

O que se viu na eleição suplementar do ano passado em Bacabal, foi um grande derrame de dinheiro e no frigir dos ovos o velho adágio valeu. “Quem ganha politica é grupo” . Vejamos: Entre os cinco candidatos, apesar da polarização Edvan Brandão e Cesar Brito, a campanha de Professor Maninho foi bastante midiática e rica, a de Gisele Veloso foi um pouco mais rica e menos midiática e a de Luizinho Padeiro a mais pobre, mesmo assim conseguiu chegar na frente das outras duas, valeu o esforço do grupo. Hoje o partido bateu o martelo na eleição do ano que vem no nome do advogado Dr. Estefânio, que já prepara toda uma logística para dar o pontapé inicial.

Sím, mas quem vai herdar o legado deixado por Zé Vieira?

Baseado no fato de que politica é grupo, e se estão no mesmo grupo, João Alberto, Roberto Costa, João Marcelo e Edvan Brandão, pelo menos quinze vereadores e alguns dos citados como pré candidatos, então eles estão tranquilos para governar e largarão na frente na eleição do ano que vem.

E quem vai herdar o legado deixado por Zé Vieira?

Ninguém, até porque legado não se herda, legado se conquista.

- E quem foi mais politico. Zé Vieira ou João Alberto?

- Eu sei, mas isso é assunto para outro artigo.

RAPIDINHAS DO SÁBADO

Tive uma reunião na segunda feira que passou com o Pre
feito de Bacabal, o Exmo. Edvan Brandão. Na pauta o aniversário de Bacabal e principalmente o livro que escrevi “Confesso que vi, ouvi e até vivi” onde conto em crônicas histórias e estorias da mossa cidade.
++++++++++
Marcamos uma segunda reunião para a terça-feira e enquanto aguardava a minha vez, encontrei com o meu grande amigo Bibi, que é pai do Secretário Municipal da Saúde, o Dr. Lula. O papo foi muito bom, recordamos muitas histórias demos boas gargalhadas.
++++++++++
Na reunião que tive com o prefeito Edvan Brandão, com o Secretário de Administração Davy Brandão e com o Controlador Geral do Município, o Dr. Emílio Carvalho, consegui um grande patrocínio para a edição do livro. Não sairá em abril, o tempo é muito curto, mas teremos um lançamento mais que especial no mês de maio. 
+++++++++  
E o nosso prefeito Edvan Brandão está bastante valorizado junto a Flávio Dino. Esta semana ele e o deputado Roberto Costa estiveram reunidos com o governador e já está certo as melhorias para Bacabal logo assim que cessarem as chuvas. 
++++++++++
E enquanto o livro não chega, os cantores Marcus Maranhão, Perboire Ribeiro e Zé Lopes, estão ensaiando para fazer o show Bacabalidade que acontecerá dia 20 de abril, Sábado de Aleluia no Bar do Luizão. A produção e direção musical ficará por conta do maestro Victor Paraíba. Camisas ao preço de vinte reais.
++++++++++  
E o quarteto está muito motivado. Até agora, todas as visitas a patrocinadores foram de vitória. Eles estão fazendo fotos com todos os patrocinadores, e em agradecimento irão lançar nas redes sociais. 
E falando no Secretário de Saúde do município, o conceituado médico Dr. Lula, aqui ele aparece ladeado pelo Secretário Municipal de Obras, Carlos Jorge e pelo autônomo Márcio Leite, que é filho do saudoso comerciante Zequinha Leite.
++++++++++ 
E quem está radiante de felicidade é o lindo casal Rafael Tomaz e Lethycia Rebeca . O motivo de toda essa alegria é pelo fato de que o prefeito Edvan Brandão acabou de nomear o Rafael a Coordenador de Mobilização. Competente e com vasta experiencia, ele tem tudo pra fazer um excelente trabalho dentro de sua pasta. Muito sucesso ao amigo Rafael. 
++++++++++ 
E falando em Rafael, na quarta feira que passou, assistimos na casa da sua tia Janete Valéria, o jogo do Flamengo contra o Fluminense. Eu como flamenguista sofri até o final do jogo e ele sãopaulino já estava tranquilo com a classificação do tricolor.
++++++++++  
E quem foi contratado pela administração municipal para trabalhar na Secretaria de cultura, foi o cantor e compositor Davy Faray. Ele, com toda sua experiência, chegou na hora certa para somar na realização dos projetos para o centenário da cidade. 
++++++++++
E quem já está bem desenvolvida na arte de tocar violão é a linda negra Ademildes. Ela é aluna da Escola de Música Almir Garcez Assaí e é um dos destaques de sua turma. 
++++++++++ 
E quem está distribuindo beleza e simpatia pelos quatro cantos de nossa cidade é a gatissima Marivalda, Amante do samba e do pagode, ela é figura presente nas rodas de batuqueiros amigos. A menina tem samba no pé. ++++++++++ 
E olha só o que está sendo fabricada em Bacabal? a gostosa cerveja Itaipava. Se valer o adagio de que, quem bebe água do Rio Mearim, sempre volta, então.... vai ter bêbado à vontade no sábado de aleluia.
++++++++++ 
E quem acaba de se formar em medicina e está bastante procurado e seu consultório é cheio todo tempo, é o neófito Dr. Jeová. Especialista em pedra ele tem soluções para pedra na bexiga, pedra nos rins, pedra na vesicula, pedra no sapato e tudo mais que for pedra. Em pedra o homem é crack. 
++++++++++ 
E esta semana Bacabal perdeu mais uma filha ilustre, trata-se da senhora Penha Rocha. Irmã da empresária e bastante amada pelos bacabalenses, a cheffa de cozinha Graça Rocha, Penha sofreu um infarto, foi para São Luis, mas não resistiu. Seu corpo foi velado e sepultado em Bacabal. 
++++++++++ 
E quem também nos deixou essa semana foi a senhora Eveline Calixto Maciel. Ela que morou em Bacabal e foi casada com o médico Dr. Pedro Brito Filho, morreu em nossa capital.
++++++++++  
E a música também perdeu um grande artista, o cantor e compositor J. Nogueira. Ele que residiu por muito tempo em nossa capital, compôs com grandes nomes como Gerude, lançou discos, estava morando no sul do pais onde faleceu. 
++++++++++
Depois de fazer o aniversário de 15 aninhos da filha Leticia, o paizão Fabiano se mandou para Sergipe onde participará neste fim de semana, de uma grande vaquejada. Criador de belos cavalos, ele já acumula vários títulos. Na foto com sua mamãe, a senhora Tenilde.
++++++++++ 
E quem trocou de idade nesta semana foi a senhora Nazaré. Viúva do conhecidíssimo atleta Ferramenta, mãe de Cinda, Erismar, Teté, Pipira, Bala, Elvira, a data foi comemorada em família com os pratos mais tradicionais do Maranhão. Ela que é uma super cheffa, há bem pouco tempo recebeu das mãos do governador Flávio Dino, o título de melhor cozinheira do Estado. Te mete!!! 
++++++++++ 
E olha só quem começou a pirar já na quinta feira!!! A dupla dinâmica Albert Abrantes e Saulo Trovão. Quando esses meninos pegam na cerveja, é na pancada alta e sai de perto. Hoje ainda é sábado. 
++++++++++  
E quem esteve dando uma volta na sexta-feira passada para uma boa refeição noturna e um bom bate papo, foram as irmãs Sônia, Tânia e a amiga Josane. O trio aproveitou e curtiu tambem, uma boa música em uma casa de show da Ilha do Amor.
E o nosso amigo. o Coronel da Policia Militar do Maranhão Marco Pimentel e sua noiva Suréia Silva, já estão de casamento marcado. vai ser festa grande. ++++++++++
E quem está mais do que contente com os acontecimentos favoráveis às crianças especiais é o grande lutador Dominguinhos Gangá. Á frente do Centro Educacional Larissa Ides, ele é o nome que preside a APAE em Bacabal. Se você puder, ajude. 
++++++++++ 
E o nosso cantor e compositor, o rei do brega Dênis Brazil, está garimpando canções para seu novo projeto. Ele que cria peixes, passa seus fins de semana na mais completa inspiração, na beira dos açudes, comendo peixe na brasa e tomando aquela gelada. 
++++++++++ 
E morando praticamente dentro de um avião, a nossa linda empresária Karime Branco, pegou nesta quinta feira, um vôo para Goiânia onde visitará as maiores e melhores fabricas de roupas e finas grifes para sua boutique. 
 ++++++++++ 
Enquanto que seu esposo, o cientista politico e assessor parlamentar do deputado federal Junior Lourenço, o senhor Hermano Nogueira, é figura presente em todas as sessões no Congresso em Brasília. 
++++++++++  
E o nosso grande cantor e compositor Tato Costa, estará no dia 20 de março, as 129 h, lançando o seu novo trabalho 
++++++++++ 
E falando em boa música, essa foto de resgate foi do show Assim, Amém do Grupo Art & Manha. Na foto Lifanco, Zézé Veras, Serrão e Raimundinho. G++++++++++
E a turma da piada tá pra lá de inteligente, essa é primorosa 
++++++++++ 
A galera gramatical também está atenta para pequenos vícios de escrita. 
++++++++++ 
E a turma da Charge continua firme e atenta nas brevidades e arrasa com os mais diversos temas, todos atuais. 
+++++++++
E essa anatomia nordestina é realmente de uma precisão incrivel, de uma inteligencia fantástica. Só aqui mesmo pra pra se entender.
++++++++++ 
E essa é a frase que escolhemos para fechar a coluna deste sábado.
++++++++++ 
E aí Lambal, o que o senhor vai fazer neste sábado


sexta-feira, 29 de março de 2019

MPF: FORÇAS ARMADAS NÃO DEVEM HOMENAGEAR DITADURA


A Procuradoria da República no Maranhão e a Procuradoria da República no Município de Imperatriz recomendaram às Forças Armadas no estado que não promovam ou tomem parte em qualquer comemoração em alusão ao golpe militar de 31 de março de 1964, bem como a adoção de providências para que os militares subordinados cumpram a medida.
O MPF expõe, com as recomendações, que o período de quase 21 anos iniciado na data é considerado oficialmente, pelo Estado Brasileiro e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, como um regime de exceção. Durante esses anos, foi reconhecida pelo Estado a ocorrência de supressão da democracia e dos direitos decorrentes do regime democrático, como os de reunião, liberdade de expressão e liberdade de imprensa, assim como a prática de crimes e violações.
Os documentos mencionam declarações do porta-voz da presidência da República, feitas em 25 de março, que confirmaram ordem presidencial para que o Ministério da Defesa faça “as comemorações devidas com relação a 31 de março de 1964”. As homenagens por servidores civis e militares, no exercício de suas funções, ao período histórico no qual houve supressão de direitos democráticos viola a Constituição Federal, que consagra a democracia e a soberania popular.
O MPF considera, além da Constituição brasileira, uma série de tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, que determinam o respeito à democracia e consideram como obrigação de qualquer governo defendê-la. Além disso, o dever do Estado Brasileiro é, além de reparar os danos sofridos por vítimas de abusos estatais no período da ditadura, não infligir novos sofrimentos a estas pessoas. Isso certamente aconteceria por uma comemoração oficial a um regime que praticou graves crimes aos direitos humanos.
As recomendações foram encaminhadas aos Comandantes das forças militares situadas no Maranhão, entre elas, Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Os comandantes têm o prazo de 48 horas, a partir do recebimento, para responderem se acatam as recomendações e que medidas nesse sentido serão adotadas.