sábado, 30 de março de 2019

QUEM VAI HERDAR O LEGADO DEIXADO POR ZÉ VIEIRA?


E uma nova corrida do ouro já movimenta o cenário politico de Bacabal. Com o fenecimento do lider Zé Vieira, os pré candidatos a líder, ou mesmo a prefeito da cidade na eleição do ano que vem, já começam a buscar espaços na intenção de abocanhar o espólio politico deixado pelo ex-prefeito. Mas quem herdará esse rico legado?

Cerca de 25 pretendentes aparecem como voluntários e essa maratona deve ser desgastante e a linha de chegada não deve ser fácil, muitos irão ficar pelo caminho, outros nem largarão.

Entre os 25 corredores, a Patricia Braga, talvez, seria a que mais perto chegaria se pensasse realmente em fazer carreira politica e o Jaime Rocha estaria ali na sua cola, também, se pensasse em carreira politica, mas, ambos, pensaram no financeiro e no material. Já o empresário José Clécio que é sócio do Jaime Rocha, pode herdar esse apoio se sair detrás do já estereotipado "desta vez eu sou candidato" 

Igual a ave Fênix, o ex – prefeito Zé Alberto Veloso, que fracassou e nem candidato foi à reeleição, tenta renascer da cinzas, e vem, apesar de não passar da calçada, reunindo nos fins de semana com uma parte ainda tímida do seu eleitorado, talvez de olho nos acontecimentos e aí encaixar seu filho, o ex-deputado federal Alberto Filho, que passou batido por dois mandatos, e também não se candidatou a reeleição.

Longe dos holofotes mas perto do povo, já em plena campanha, o vereador Dr. Jefferson Santos, o popular Corró, abdicou dos fins de semana com os amigos, para engrossar a sua pré-campanha na zona rural da cidade. Outro vereador que corre por fora é o Coronel Egidio que tinha como meta, reduzir a taxa de iluminação pública, mas seu projeto foi frustrado pela ação do próprio prefeito Edvan Brandão que deu essa alegria aos bacabalenses.

Também se preparando para abocanhar parte desse legado deixado por Zé Vieira, está o presidente da Câmara, o vereador Manoel da Concórdia que vê o também vereador licenciado Cesar Brito, cada vez mais, ficar distante da população, enquanto que a vice prefeita Graciete Trabulsi e o empresário Fabilson, esse apoiado pelo secretário de estado Simplicio Araújo, fazem  um trabalho visando as eleições vindouras.

O Dr. Nonato Chaves, anda meio afastado, mas é um nome ainda forte dentro do cenário politico local, e, apesar de se juntar a Cesar Brito na campanha passada, é amigo do Dr. Lisboa, ex-prefeito de Bacabal, que ainda detêm um grande numero de eleitores, e por caminhar junto com o Zé Vieira durante muito tempo, até por ser vice dele por dois mandatos, e ser apoiado por ele na primeira eleição, na teoria, poderia abocanhar muito desse eleitorado, já o Dr. Bento Vieira, amigo de Zé Vieira, ainda não se definiu e pode ficar apenas opinando ou apoiando um candidato.

O Dr. Eufrásio ainda, apesar de já ter em um auge melhor, tem muitos admiradores e argumentos políticos favoráveis e pode, se fincar o pé, reconquistar tudo que conseguiu quando começou e aumentar esse legado. 

Já o deputado estadual Carlinhos Florêncio e seu filho Florêncio Neto, caíram em uma inércia e se recolheram para uma recuperação e estão atrás das cortinas para ver o andar da carruagem. 

O que se viu na eleição suplementar do ano passado em Bacabal, foi um grande derrame de dinheiro e no frigir dos ovos o velho adágio valeu. “Quem ganha politica é grupo” . Vejamos: Entre os cinco candidatos, apesar da polarização Edvan Brandão e Cesar Brito, a campanha de Professor Maninho foi bastante midiática e rica, a de Gisele Veloso foi um pouco mais rica e menos midiática e a de Luizinho Padeiro a mais pobre, mesmo assim conseguiu chegar na frente das outras duas, valeu o esforço do grupo. Hoje o partido bateu o martelo na eleição do ano que vem no nome do advogado Dr. Estefânio, que já prepara toda uma logística para dar o pontapé inicial.

Sím, mas quem vai herdar o legado deixado por Zé Vieira?

Baseado no fato de que politica é grupo, e se estão no mesmo grupo, João Alberto, Roberto Costa, João Marcelo e Edvan Brandão, pelo menos quinze vereadores e alguns dos citados como pré candidatos, então eles estão tranquilos para governar e largarão na frente na eleição do ano que vem.

E quem vai herdar o legado deixado por Zé Vieira?

Ninguém, até porque legado não se herda, legado se conquista.

- E quem foi mais politico. Zé Vieira ou João Alberto?

- Eu sei, mas isso é assunto para outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário