domingo, 3 de março de 2019

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - RESSACA NO CARNAVAL



Às vezes, acontece. No embalo da noite de carnaval, aquela cervejinha, aquela cachacinha, aquele uísque  a mais, e o outro dia se transforma na imagem perfeita do inferno. Dor de cabeça, enjoo, indisposição, vontade zero de levantar da cama, vontade de morrer: todos são sintomas da ressaca.

Mas como fazer com que o preço da diversão não seja maior do que a própria curtição? A dica óbvia é beber menos - e, evidentemente, você deve segui-la. Mas há maneiras de fazer com que o sofrimento da ressaca seja pelo menos um pouquinho menor. 

Nada supera a trinca banho, repouso e muita água

Você pode apelar para as artimanhas mais estrambólicas sugeridas por seu amigo de bebedeira, mas nenhuma vai superar a mais simples: tire o dia seguinte para descansar. O álcool tem efeitos que demoram para ser metabolizados, então o ideal é ficar deitadinho, esperando eles passarem - é por isso que os programas de TV no domingo são bem mais longos. Todos nós sabemos também que o álcool desidrata - ou você foi no banheiro 15 vezes na noite passada por quê? -, então é obrigatório tomar muita água no dia seguinte.
— Também é necessário repor eletrólitos, como sódio e potássio. Bebidas isotônicas têm eletrólitos, então podem ajudar 
E a terceira dica é um bom banho, que além de relaxar, vai te deixar novo para começar o dia

O seu estômago sofreu, então trate ele bem

Se o dia anterior foi forte, dê uma trégua. O seu estômago provavelmente vai estar sensível, então evite comidas pesadas, bebidas que não sejam suaves e remédios muito fortes.
— A Aspirina, por exemplo, é um excelente remédio, mas causa irritação gástrica. Não é a melhor opção.

Nada de café ou outros estimulantes - o negócio é relaxar

Além de entrar no item anterior, o café ainda é estimulante. E, como vimos, o que você menos quer durante a ressaca é ser estimulado. Então, apesar de ajudar a acordar e fazer com que você levante e ponha as coisas em ordem, o café vai potencializar o mal-estar e o desconforto. A dica é evitar qualquer bebida que tenha cafeína, a não ser que seja imprescindível.

Não é necessário tanto sofrimento: antieméticos estão aí para ajudar

Se nada disso der certo, não é nenhum pecado tomar algum remédio que ajude na recuperação - ou que pelo menos diminua as mazelas da ressaca. Para um enjoo muito forte, um antiemético (remédio que alivia os sintomas de náusea) cai bem. Se a dor de cabeça está muito forte, por que não apelar para um analgésico?
Curta bem o seu carnaval.

Por Dr.Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário