quinta-feira, 25 de junho de 2020

NÚMEROS DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MARANHÃO AINDA ESTÃO DEFASADOS

Infelizmente não é a primeira vez que o assunto é abordado aqui. Já até havia prometido nem mais abordá-lo, mas, até aleatoriamente, fizemos duas comparações e como as divergências seguem absurdas, ficou impossível não comentar os dois casos.

O primeiro é com relação a quantidade de municípios que ainda não possuem casos da Covid-19. Para a Secretaria de Saúde do Maranhão, apenas três municípios do estado – Loreto, São Félix de Balsas e Lagoa do Mato – não teriam registros oficiais da doença.

No entanto, até como já foi demonstrado anteriormente aqui, a cidade de Loreto teve o seu primeiro caso oficializado pela prefeitura municipal no dia 12 de junho. Só que passados quase 15 dias do primeiro caso, inexplicavelmente a SES, no boletim de ontem, quarta-feira (24), ainda não registrou esse caso. Pior é que a cidade, no momento, já possui seis casos, três inclusive recuperados. Conforme postagem da própria Prefeitura de Loreto no topo da postagem.

O mais lamentável é que apesar do alerta de blogs, televisões, rádios e jornais, que já abordaram essa situação, a SES não se manifestou oficialmente sobre o assunto e, pelo visto, não tentou resolver o impasse, uma vez que já teve tempo mais do que necessário.

O segundo caso, que é ainda mais grave, é com relação aos óbitos em Vitorino Freire. A cidade entrou em lockdown no início da semana e, por curiosidade, o titular do Blog foi ver a situação da Covid-19 no município.

Lamentavelmente, mais uma vez, foi encontrado uma divergência enorme entre os números de casos registrados pela SES e dados da Prefeitura de Vitorino Freire.

Segundo dados municipais, Vitorino Freire, de acordo com o boletim de 24 de junho, foram registrados 14 óbitos. Enquanto isso, para a SES, no boletim da mesma data, só tem um único óbito registrado.

Ou seja, se já estamos alarmados com a alta do número de óbitos no mês de junho, período com maior quantidade de mortes durante toda a pandemia, essa realidade fatalmente é ainda pior.

Vale ressaltar que a SES já teria instalado um programa próprio do Governo do Maranhão de atualização de dados para evitar tais divergências, mas pelo visto não funcionou e tem faltado, em alguns casos, boa vontade para resolver os problemas e, de maneira transparente, levar números reais para a população maranhense.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário