domingo, 10 de julho de 2022

DIAGNOSE- DICA DE SAÚDE- ESPORÃO CALCANEO

 

Nossas estruturas musculares e ósseas estão a todo momento sustentando o nosso corpo e recebendo toda a carga de peso do dia a dia. Um dos ossos mais requisitados é o calcâneo, o maior encontrado no pé. Por causa disso, ele vive sofrendo um frequente e intenso impacto que pode levar a desenvolver uma lesão ou patologia chamada de Esporão de Calcâneo.
O que é o Esporão de Calcâneo?
Também chamado de Síndrome de Haglund caracteriza-se por apresentar uma deformidade no calcâneo (calcanhar). Ocorre um “crescimento ósseo” que, na verdade, é uma ossificação dos tecidos que ficam ao redor da inserção do Tendão de Aquiles (parte posterior do pé) o que provoca dor durante a caminhada.
O esporão possui esse nome porque, no raio-X, ele fica muito parecido com a espora de um galo e pode provocar bursite de retropé e tendinite de Aquiles.
As causas da patologia

Mas, o que faz o esporão de calcâneo aparecer? 
Normalmente é o tipo de sapato que você usa. Por serem apertados e rígidos na parte posterior do pé, isso causa uma pressão e impacto constante no osso. Existem outros problemas que podem provocar a doença:

Ficar muitas horas em pé;

Pessoas que têm sobrepeso;

Curvatura dos pés mais acentuada que o normal;

Esportes que causem muito impacto e tensão nos pés, como a corrida;

Uma alteração na marcha.

SINAIS E SINTOMAS 

O nosso corpo é muito sábio e logo que tem um problema ele trata de nos avisar através da dor. O esporão pode acometer os dois pés ao mesmo tempo e provoca:

Dor pulsante na região do calcanhar;

Vermelhidão na área;

Inchaço provocado pela inflamação;

Uma saliência que pode ser visível na área, devido ao crescimento ósseo.

COMO DESCOBRIR?
Logo que você sentir essa dor constante, certamente vá ao médico. Apenas ele pode diagnosticar se você está ou não com o esporão. A forma mais fácil de ter a resposta é através do exame de imagem do raio-X, que mostrará uma saliência óssea na região do calcâneo. Pode ser necessário examinar também as partes moles, como os ligamentos e tendões.
Tratamentos que podem ser encontrados
Inicialmente, quem tem a patologia deve tomar os analgésicos prescritos pelo especialista que deve recomendar também a fisioterapia que fará uso tanto de recursos manuais como terapêuticos. O fortalecimento dos músculos do pé e o alongamento da fáscia, feitos constantemente, são muito importantes para o sucesso do tratamento.



Mude o tipo de calçado
Outra coisa que deve ser feita de imediato é a mudança do calçado que, provavelmente, é de onde partiu o problema. Usar tênis ou sapatos com palmilha e com bons amortecedores reduzem significativamente o impacto na região.
As mulheres são as que mais sofrem com o esporão de calcâneo, justamente pelo uso frequente de sapatos com salto alto, do tipo pirâmide invertida.
Para ajudar no alívio da dor, o importante é parar de usar esse tipo de calçado e passar a utilizar sapatos abertos como os de salto plataforma. Porém, o tênis com palmilha ainda é o mais indicado. É necessário que ele tenha, pelo menos, 2,5 cm de altura para evitar o impacto do calcâneo com o chão.
Quer saber mais sobre o assunto? Então descubra por que é tão importante escolher o tipo de sapato mais adequado para você


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário