domingo, 31 de julho de 2022

DIAGNOSE- DICA DE SAÚDE- TONTURA

A tontura é um sintoma de alguma alteração no organismo, quer seja por um problema no seu metabolismo, no sistema cardiológico (controle de pressão arterial por exemplo) ou em especial, por falha no sistema vestibular, que é o sistema composto pelos labirintos, nervos vestibulares (nervo do labirinto) e áreas do cérebro que controlam o equilíbrio (como o cerebelo). Tudo isso acaba ganhando o apelido de “labirintite”. Mas atenção, existem dezenas de doenças por trás do que é chamado de labirintite. Descobrir a correta causa da sua tontura, é fundamental para um tratamento correto.

O que fazer em caso de tontura

Sempre busque ajuda médica. Tontura é um sinal de alerta do seu corpo te contando que algo não esta bem

Durante uma crise de vertigem, vai uma dica com a palavra TONTURA

T – Tenha calma

O – Oriente-se (com as mãos, encoste na parede e nos móveis para seu corpo entender onde você esta e ter mais segurança)

N – Não fique em pé – sente-se ou deite-se. Ficar de pé é arriscado pois você pode cair

T – Tranque a boca – não beba ou coma nada, pode induzir ou piorar o enjôo

U – Una forças – para os próximos passos, respire fundo

R – Remédios – tome os remédios abortivos de crise de vertigem que seu médico te passar. Nunca se automedique

A – Aguarde – a crise vai passar

 

Em crise, lembre-se do T.O.N.T.U.R.A.



O que pode causar tonturas?

Dezenas de doenças! Existem doenças que ocorrem no labirinto: VPPB (a labirintite dos cristais soltos que se trata com manobras de reposicionamento, sem precisar de remédios), Doença de Menière (uma tontura que ocorre também com zumbido no ouvido), deiscência de canal anterior, labirintite infecciosa, entre outras; Doenças que ocorrem no nervo do labirinto: neurite vestibular, paroxismia vestibular, por exemplo; E até mesmo por doenças que ocorrem no cérebro e cerebelo: Migrânea Vestibular, TPPP, Cinetose, Vertigem Visual, AVC, Arnold Chiari, etc. Além, de problemas de pressão arterial e metabólicos como síndrome vaso-vagal, intoxicação por alguns remédios, entre outros.

Em caso de tontura, procure um médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário