domingo, 25 de setembro de 2022

DIAGNOSE- DICA DE SAÚDE- COLESTEROL

 

Muitas pessoas questionam o que é o colesterol, se ele faz bem ou mal para o organismo. E se ele faz bem, por que o excesso pode ser prejudicial à saúde? Pois bem, o colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento do nosso organismo. Ele está presente no nosso cérebro, fígado, músculos, coração, nervos e até na pele. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso corpo, e os demais 30% vêm da nossa alimentação. Quando está dentro de valores aceitáveis, o colesterol não traz o menor problema à saúde.

Ele é dividido em HDL – colesterol bom – e LDL, ou o chamado “colesterol ruim”. Quando o colesterol ruim (LDL) se torna excessivo no nosso organismo, ele leva a um problema conhecido como hipercolesterolemia, já que pode formar placas de gorduras na parede das artérias, dificultando o fluxo sanguíneo ou até mesmo provocando a obstrução de vasos sanguíneos, aumentando o risco de AVC, infarto e outras doenças do coração.

Como trata-se de uma doença silenciosa, a hipercolesterolemia só pode ser diagnosticada através de exames de sangue. Mas hábitos de vida sedentária combinados a uma alimentação desregrada, o excesso de consumo de gorduras, em especial a saturada, provenientes de carnes gordurosa, consumo de bebida alcoólica, obesidade e a falta de alimentos que fazem bem ao coração, podem levar ao aumento do colesterol ruim no sangue e à queda do colesterol bom (HDL).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ideal é que o colesterol total esteja num patamar de 200 mg/dl; o colesterol ruim (LDL) esteja baixo (entre 100 e 129mg/dl); e o bom colesterol (HDL), esteja alto (maior do que 60 mg/dl), isso para adultos com mais de 20 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário