terça-feira, 27 de setembro de 2022

DEU RUIM PARA CANDIDSTOS BOLSONARISTAS NO MARANHÃO

Dadas as condições da campanha e decisões erradas de candidatos tomadas ao longo de 2021 e 2022, os bolsonaristas do Maranhão terão apenas uma chance de eleger um representante entre os 18 deputados federais que devem ser eleitos no próximo domingo. A divisão em vários partidos em legendas que exigem altíssima votação é a principal barreira. Neste aspecto, apenas a jovem empresária de Imperatriz, Mariana Carvalho, tem chance de ser a primeira “conservadora raiz” da história do Maranhão a vencer uma eleição.

Atualmente vários candidatos se arrogam o status de “bolsonaritas”. Contudo, apenas sete possuem alguma chance de eleição. Os deputados federais Josivaldo JP (PSD) e Pastor Gil (PL), o militar reformado Coronel Monteiro (PL), o pastor Silvio Antonio (PL), o médico Allan Garcês (PP), a influencer Flávia Berthier (PSC) e a empresária Mariana Carvalho (PSC).

Apagados em seus mandatos e por quatro anos calados em relação ao governador Flávio Dino, Josivaldo JP e Pastor Gil são considerados “bolsonaristas de ocasião”. Assumiram a aliança com o presidente apenas às vésperas das eleições, mas não são conhecidos pelas defesas das pautas bolsonaristas.

Os demais já possuem histórico de participação em manifestações, militância e até já trabalharam diretamente com o presidente em Brasília.

Ocorre que as escolhas de PL e PP por algumas destas lideranças pode ter comprometido as eleições. No PL, partido de Silvio Antonio e Monteiro, são necessários 130 mil votos para assegurar a eleição. Ocorre que a concorrência no partido é a maior em todos os que disputam.

Além de Josimar de Maranhãozinho e da esposa, Detinha, ainda disputam os deputados de mandato Pastor Gil e Junior Lourenço. Também figuram entre os concorrentes o vereador Humbelino Jr e Paulo Marinho Jr. A situação de Coronel Monteiro e Silvio Antonio é muito delicada e uma votação razoável pode não eleger nenhum dos dois, mas garantir mais aliados de Josimar eleitos.

Allan Garces conta com menos concorrência no próprio partido, o PP. No entanto, a legenda deve eleger apenas um representante. André Fufuca, presidente da legenda no estado, é visto como favorito. Além de superá-lo, Garcez também precisaria ter votação maior que Amanda Gentil, filha do prefeito de Caxias, Fabio Gentil. A cidade é a quinta maior cidade do estado e a campanha dos Gentil é uma das maiores da região.

CHANCES REAIS – Entre os candidatos bolsonaristas, Mariana Carvalho possui as melhores chances. O PSC, partido da empresária e da digital influencer Flávia Berthier, conta com apenas um deputado federal de mandato e não tem nenhum supercampeão de votos como que deva ultrapassar a barreira dos 110 mil votos. Junto aos outros 15 candidatos da chapa, uma votação de 80 mil votos é suficiente para entrar forte na disputa.

Mariana leva vantagem na disputa contra a influencer por já possuir experiência de ter participado de eleições em 2018 e 2020. Neste ano, ela foi a primeira candidata bolsonarista a atingir grande nível de volume de campanha nas ruas e foi responsável pela criação do primeiro comitê de apoio a Bolsonaro no Maranhão. Flávia Berthier enfrenta dificuldades pela falta de experiência que lhe direcionaram a uma aposta completa nas redes sociais. Enquanto isso, Mariana Carvalho visita de 3 a 6 cidades por dia durante a campanha. Apesar disso, ela não descuida das redes sociais e também se destaca pela defesa do presidente, com quem já trabalhou em Brasília.

Em relação às estratégias, enquanto Flávia Berthier prefere o ambiente virtual e a conquista dos votos de bolsonaristas já definidos, Mariana Carvalho costuma fazer suas passeatas e ações em cidades onde o presidente realmente precisa de apoio. A atitude também se mantém distante das intrigas comuns a lideranças bolsonaristas da capital maranhense.

Neste aspecto, a possibilidade de sucesso na campanha de Mariana Carvalho, por sua organização e desenvoltura, é bem maior. E uma das poucas possibilidades de eleição de um deputado bolsonarista no estado pode ser a união do eleitor no entorno de Mariana Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário