quarta-feira, 21 de setembro de 2022

COM CHANCES REAIS, CARLOS BRANDÃO PODE LEVAR AINDA NO 1º TURNO

 

É claro que não é uma tarefa fácil vencer a eleição no 1º Turno, ainda mais com outros oito candidatos na disputa, mas o atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), tem chances reais de conseguir esse feito.

De acordo com o levantamento da IPEC, divulgado pela TV Mirante, na noite de ontem, terça-feira (20), Brandão saltou de 28% para 41% das intenções de voto, no intervalo entre as duas pesquisas feitas pelo mesmo instituto.

No entanto, mais do que esse crescimento e o fato de ter mais que o dobro das intenções do segundo colocado, o senador Weverton Rocha (PDT) que apareceu com 20%, o que precisa ser analisado são os votos válidos, ou seja, retirando os indecisos, nulos e brancos.

Nesse cenário, Brandão teria 47,1% dos votos válidos e estaria a 3% de vencer a disputa, se reelegendo governador do Maranhão, logo no 1º Turno.

“Mais uma pesquisa reafirma que a nossa liderança é cada vez maior. Alcançamos 41% das intenções de voto, mais do que o dobro do segundo colocado, além de termos 47% dos votos válidos. Agradeço ao povo maranhense que tem manifestado a vontade de continuar no rumo certo!”, ressaltou Brandão.

Confrontos – Como o 2º Turno é uma possibilidade também real, o IPEC fez simulações entre o líder disparado na pesquisa, Carlos Brandão, e os dois candidatos na sequencia, Weverton e o Lahesio Bonfim (PSC).

Na disputa contra Weverton, Brandão venceria por 51% contra 33%, tendo ainda Branco/Nulo com 9% e Não sabe/Não respondeu com 7%.

Já no embate entre Brandão e Lahesio, o atual governador venceria por 56% contra 29%, com 9% de Branco/Nulo e tendo ainda 6% de Não sabe/Não respondeu.

O levantamento, que foi registrado no dia 14 de setembro, MA-04923/2022, ouviu 800 eleitores, entre os dias 14 e 20 de setembro. O nível de confiança é de 95%, tendo margem de erro de 3 pontos, para mais ou menos.

Um comentário: