quarta-feira, 28 de setembro de 2022

O QUE REVELOU O DEBATE ENTRE CSNDIDATOS AO GOVERNO DO MARANHAO

 

Na noite de ontem, terça-feira (27), a TV Mirante realizou o debate entre seis dos nove candidatos ao Governo do Maranhão, nas eleições de 2022.

Participaram do debate todos os candidatos que os partidos possuem representatividade no Congresso Nacional, ou seja: Carlos Brandão (PSB), Enilton Rodrigues (PSOL), Lahesio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), Weverton Rocha (PDT) e Edivaldo Holanda Júnior (PSD).

Primeiro bloco – Com temas livres, o destaque ficou quando aconteceram os embates entre os principais candidatos colocados nas pesquisa. O primeiro confronto foi de Lahesio Bonfim e Weverton Rocha. O pedetista tentou questionar a gestão de Lahesio em São Pedro dos Crentes, mas o ex-prefeito acabou afirmando que Weverton integra um consórcio de candidatos do grupo político dominante no Maranhão. Weverton voltou a questionar a gestão afirmando que a Educação na cidade administrada por Lahesio não era valorizado, o que foi contestado pelo ex-prefeito.

Na sequencia, Lahesio foi perguntar para Edivaldo, afirmando que o ex-prefeito não cumpriu boa parte das suas promessas. O ex-prefeito de São Luís contestou a afirmação e disse que Lahesio integrava uma quadrilha criminosa e estaria sendo processado, o que foi contestado pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, até pelo valor movimentado anualmente pela Prefeitura de São Pedro dos Crentes. Lahesio ainda afirmou que comprava máscaras num preço bem menor que as compradas na gestão em São Luís, lembrando inclusive uma operação da Polícia Federal.

Segundo bloco – Lahesio iniciou perguntando para Brandão, com tema da Educação, mas preferiu tratar do caso do assassinato do empresário João Bosco, inclusive acusando que o sobrinho do governador estaria na cena do crime. Brandão lamentou que Lahesio tenha fugido do tema, mas afirmou que mandou apurar e o assassino foi preso. Sobre o seu sobrinho, secretário Daniel Itapary Brandão, o governador afirmou que ele apenas passou no local do crime, que aconteceu num local público, e que Daniel não consta nem no inquérito policial.

Na sequencia, Edivaldo escolheu Weverton para perguntar e questionou sobre o caso do Ginásio Costa Rodrigues, que o pedetista quando foi secretário acabou pagando antecipado pela obra que não foi concluída. Weverton afirmou que o processo foi concluído, mas Edivaldo rebateu afirmando que o processo não foi concluído e nem o pedetista foi inocentado, apenas o processo foi trancado. Edivaldo ainda disse que Weverton desde os 18 anos responde a inúmeros processos, por peculato, formação de quadrilha, entre outros crimes. O pedetista lembrou que Edivaldo, por duas, vezes pediu seu apoio para as eleições municipais em São Luís. A fala de Edivaldo, foi disparadamente, a mais dura do debate.

No fim do bloco, Simplício quis falar sobre um eventual desvio de R$ 44 milhões na Prefeitura de São Pedro dos Crentes. Lahesio voltou a repetir que seria matematicamente impossível desviar tamanha quantia de um orçamento anual que corresponde a menos da metade do valor. Lahesio ainda disse que Simplicio estava cumprindo o papel de laranja nas eleições para voltar a pedir cargo e que era responsável pelo desemprego no Maranhão. O ex-prefeito ainda afirmou que Simplício estava “cuspindo no prato que comeu” ao tecer algumas críticas a gestão Flávio Dino/Carlos Brandão.

Terceiro bloco – Edivaldo insistiu no assunto do Ginásio Costa Rodrigues e perguntou novamente porque Weverton pagou antecipadamente o valor de R$ 5 milhões pela obra que acabou por não acontecer. O pedetista disse que a obra não aconteceu pelo fato do então governador Jackson Lago ter sido cassado. Edivaldo voltou a falar de outros processos que Weverton teria sido alvo, questionando a sua idoneidade. Weverton disse que é ficha limpa e que o Ministério Público entrou com uma ação contra a gestão de Edivaldo por conta do setor da Educação.

O bloco trouxe novamente o embate entre Lahesio e Simplício, mas foi novamente mais do mesmo.

Quarto bloco – Edivaldo, mesmo perguntando para Brandão, fez questão ainda de cutucar Weverton, afirmando que ele teve um crescimento de patrimônio de 1.300%. Brandão, na pergunta de Edivaldo, afirmou que jamais respondeu por nenhum processo e nunca teve seu nome envolvido em corrupção, mesmo com tanto tempo de vida pública.

Foi o bloco mais morno do debate, ficou repetitivo e monótono, talvez pelo adiantado da hora.

O desempenho dos candidatos na avaliação do Blog do Zé Lopes 

Edivaldo Júnior – Entrou como franco atirador e procurou os embates com os principais candidatos. Foi responsável pela pergunta mais dura no debate, ao questionar sobre os processos que Weverton teria sido alvo.

Lahesio Bonfim – Soube explorar bem o fato de ser, entre os principais candidatos, o que não participou da gestão do ex-governador Flávio Dino, defendendo mudanças de verdade no Maranhão.

Carlos Brandão – Líder de todas as pesquisas e único com possibilidade de vencer no 1º Turno, Brandão evitou embates com os principais candidatos e quando foi questionado sobre gestão demonstrou conhecer bem a máquina pública.

Weverton Rocha – Tentou de todas as formas um confronto contra Brandão, mas não conseguiu e para piorar ainda travou um debate nada agradável para o pedetista contra Edivaldo, que o questionou sobre os processos que já foi alvo.

Simplício Araújo – Também tentou travar alguns debates com os principais candidatos, mas no confronto que teve com Lahesio, acabou não levando a melhor.

Enilton Rodrigues – Não esteve em momento algum nos principais momentos do debate e se preocupou muito em querer debater a polarização da eleição nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário