segunda-feira, 26 de setembro de 2022

COLUNA DO ZÉ LOPES - BACABAL, VERAS QUE OS FILHOS TEUS NÃO FOGEM À LUTA

 


Existem palavras que caem no vernáculo popular e ficam fáceis de se ouvir. Gradativamente vão saindo de moda e vagamente são lembradas, a exemplo de empoderamento e resiliência. 

Quem está ligado, principalmente nas redes sociais, pode ver que a palavra gratidão, solta, é a resposta e o sentido para muitas ocasiões, é o prato para toda a fome que há no mundo.

Quero aqui aproveitar o antagonismo político, centrado em nossa cidade e falar em ingratidão, essa palavra/atitude que assola o nosso cotidiano, principalmente o político. .

Tenho guardada muitas frases a respeito e uma delas, me disse tempos atrás, o Assessor de Imprensa da Prefeitura de Bacabal, blogueiro e advogado Dr. Louremar Fernandes, que "em Bacabal não se faz política, se faz acordo". Outra frase que guardei foi a do Assessor, coordenador político e poeta Paulo Campos: " na política não existe amizade, existe conveniencia". 

Embora consciente de que a política  tem seus estigmas e estereótipos, eu, particularmente, balizo a minha vida na filosofia espartana, sou cem por cento a Oração de São Francisco. "É dando que se recebe".

O real significado da palavra ingratidão na politica, está bem explicado nas frases do Loremar Fernandes do Paulo Campos, e a cidade segue cega, cheia de candidatos que não sabem, sequer, onde é o Bar do Luizão, mas que tem muito dinheiro e montaram verdadeiros Quartéis Generais para comprarem votos dos bacabalebses mais desavisados, e dos avisados também.

Dói-me ver um amigo que quando sua família chegou em Bacabal, não diria arrastando a cachorrinha pois nem cachorrinha tinha, foi ajudada por João Alberto, montou construtora, fez obras e hoje vejo sua moto adesivada com o número de um candidato que se veio a nossa cidade cinco vezes, foi muito. Ele me disse : -João Alberto ajudou meu psi, não a mim. E é porque se esconde atrás de uma religião.  Sai pra lá, Satanás. 

Vejo vereadores que se locupletaram com as emendas do deputado federal João Marcelo, pegaram as máquinas agrícolas,  fizeram acudes particulares, estradas para seus povoados, nivelaram e beneficiaram seus terrenos, sítios, chácaras e agora trazem candidatos a deputados federais que ninguém conhece e os  apresentam com pompas, festas, fogos de artifícios, motociatas, carreatas, bandeiraços e outras artimanhas para enganar a muitos, tudo em nome da cidade. Quanta ingratidão.  Pobre cidade. Eles estão com suas contas bancárias bem gordas.

Vejo pessoas beneficiadas por Edvan Brandão e por Davi Brandão que escolheram estrangeiros para apoiar, e não disfarçam, desfilam a olhos nus em passeatas e arrastões com seus veículos adesivados e caracterizados. Só não vê quem não quer.

Essa ingratidão vai ter um reflexo pós eleição, vai ter um efeito devastador, muita gente não vai poder cobrar, vereadores não terão mais peso, moral e nem se reelegerão, políticos encerrarão suas carreiras e haverá apenas um grupo forte e dominante.. É a lei do retorno, é  a condenável ingratidão. A política para prefeito e vereador dará o seu troco. É a vingança maligna.

Bacabal é uma cidade de pessoas boas, inteligentes, cordiais,  tem que olhar com segurança o tempo que se aproxima. É hora de dar um basta a tantos que só aparecem no tempo das eleições com suas malas cheias de dinheiro.

Temos bons nomes que nos representam, tanto na esfera estadual como na federal, vamos votar nos nossos  líderes que tem compromisso com a nossa cidade, não vamos dar chance a quem só aparece de quatro em quatro anos.

Bacabalenses, uni-vos. A nossa cidade está tendo a grande oportunidade de se destacar politicamente e nessa eleição, vamos votar nos nossos, vamos eleger os nossos e diante de tanto orgulho, tu Bacabal, com a tua bandeira da vitória tremulando para o mundo, verás que os filhos teus não fogem à luta.

++++++++++

-- Mas é verdade que o candidato a deputado estadual Davi Brandão pode ser o mais bem votado do Maranhão?

- E verdade, nas isso é assunto para outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário