quinta-feira, 27 de outubro de 2022

BONIFICAÇÃO DO SISU QUE UFMA QUER ADOTAR DESAGRADA ENTIDADES

 


A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pretende adotar novas regras sobre bonificação de pontuação para os estudantes do Maranhão como forma de evitar que as vagas da universidade, através do SISU, sejam preenchidas de forma majoritária por estudantes de outros estados.

Pelo menos três entidades que representam pais de alunos e escolas particulares, já se posicionaram contrários e questionam a UFMA pela medida que deve ser adotada. Em Nota, assinada pelas entidades, deixa claro que é a favor da bonificação para os alunos maranhenses.

“A proposta de bonificação é válida, visto que muitos estados do Nordeste possuem e levando em consideração as desigualdades sociais e econômicas das regiões do Brasil. O acréscimo na nota permite a maior entrada de Maranhenses nos cursos de graduação em universidades federais, fixando os profissionais formados no Estado para a prestação de serviços à população”, diz trecho da Nota.

No entanto, o problema está na fórmula regionalizada que a UFMA vai adotar. Pela proposta, os alunos da regional de Pinheiro teriam direito a uma bonificação de 20%, enquanto os alunos de São Luís teriam 5% e o de Imperatriz assegurariam 10%.

As entidades entendem que o acréscimo de 20% é exagerado e proporcionaria uma discrepância dando aos alunos da regional de Pinheiro uma pontuação acima das maiores do país. O receio é de inviabilizar a concorrência do estudante de São Luís.

Além disso, estudantes que não pertencem a nenhuma das três regionais (São Luís, Imperatriz e Pinheiro), ficariam extremamente prejudicados. Ou seja, alunos de cidades como Urbano Santos, Sucupira do Norte, Buriti Bravo, Codó, Chapadinha, Marajá do Sena, entre outros não teriam bonificação alguma.

A sugestão das entidades é que a bonificação de Pinheiro seja reduzida para 10%, a de Imperatriz fique em 7% e a de São Luís permaneça em 5%, levando em conta também o IDH de outras cidades para uma bonificação igual ao da regional de Pinheiro.

Assinaram o ofício encaminhado ao reitor Natalino Salgado a Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão, a Associação Maranhense das Escolas Particulares e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Particular do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário