quarta-feira, 12 de outubro de 2022

GASOLINA MAIS CARA

Nos últimos dias, principalmente na capital maranhense, o consumidor tem se perguntado o motivo pelo qual os postos de combustíveis reajustaram para cima o valor da gasolina.

Em praticamente todos os postos foi identificado esse aumento, boa parte na casa de R$ 0,15, fazendo com que o litro da gasolina voltasse a se aproximar de R$ 5,00.

Durante o programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, muitos ouvintes cobraram um posicionamento do PROCON-MA e uma explicação do órgão de defesa do consumidor.

Em Nota, encaminhada ao programa, o PROCON atribuiu o aumento da gasolina em São Luís pelo fato de que a Petrobras “voltou a subir o preço dos combustíveis com base no aumento do preço do barril do petróleo no mercado internacional”. Veja a Nota abaixo.

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) informa que as fiscalizações sobre preços dos combustíveis em todo o Estado seguem em curso.

Após uma série de reduções, a Petrobras voltou a subir o preço dos combustíveis com base no aumento do preço do barril do petróleo no mercado internacional. Estamos acompanhando para que estes reajustes não cheguem de forma abusiva ao consumidor. Além disso, nossas ações seguem cronograma internamente definido e não previamente divulgados com vistas a garantir a veracidade das informações apuradas e a lisura da fiscalização.

O PROCON/MA reitera que repassar aumento ao consumidor sem justificativa é prática abusiva de acordo com o artigo 39, V do Código de Defesa do Consumidor.

Caso encontre essas ou outras irregularidades, o consumidor pode formalizar sua denúncia com fotos e localização do posto, ajudando a direcionar o trabalho das equipes do Instituto.

As denúncias podem ser feitas pelo site www.procon.ma.gov.br e aplicativo VIVA PROCON.

No entanto, a informação do tal aumento no barril do petróleo é desconhecida por boa parte da população, inclusive pelo editor deste blog e coincidentemente apresentador do programa Ponto Final, afinal se existiu o aumento foi feito em “segredo de justiça”.

A informação obtida pelo blog, conversando com alguns proprietários de postos de combustíveis é que o aumento só ocorreu por uma subida no valor do etanol e como na composição da gasolina contém álcool, foi preciso reajustar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário