quinta-feira, 6 de outubro de 2022

SAI A PRIMEIRA PESQUISA PARA PRESIDENTE


A pesquisa Ipec/TV Globo divulgada na noite de ontem, quarta-feira que mostrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% dos votos totais contra 43% de Jair Bolsonaro (PL) na pergunta estimulada, quando é apresentado um disco aos entrevistados com os nomes dos dois candidatos que chegaram ao segundo turno. Como sempre, antes da estimulada, os pesquisadores perguntam em quem os eleitores votarão sem informar os nomes de quem está na disputa. Nessa modalidade de pesquisa, chamada de espontânea, 50% afirmaram de cabeça votar em Lula e 40% em Bolsonaro, dez pontos percentuais de vantagem neste momento. Outros 4% dizem que não sabem e 6% afirmaram que anularão seus votos no dia 30 de outubro.

Embora baixo, o contingente de 4% de indecisos é um dos principais focos das duas campanhas finalistas, uma vez que há altos índices de cristalização dos votos, com 92% afirmando ter certeza do que farão em frente às urnas no dia 30 de outubro.

Entre as mulheres, 52% optam espontaneamente por Lula e 37%, por Bolsonaro. entre homens, há um empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos: 47% para Lula e 43% para Bolsonaro.

No Sudeste, 45% dos eleitores dizem de cabeça votar em Lula e 42% em Bolsonaro. No Nordeste, 69% indicam voto no petista contra 25% do atual presidente. Já no Norte/Centro-Oeste, 50% preferem Bolsonaro sem uma lista de nomes para escolher, enquanto 42% optam pelo ex-presidente. No Sul, a maior vantagem de Bolsonaro na intenção de voto espontânea: 53% contra 36% de Lula.

Foram ouvidas 2 mil pessoas entre 3 e 5 de outubro em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número Nº BR02736/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário