sexta-feira, 17 de maio de 2019

OPINIÃO - CADERNO ESTADO MAIOR - E A GESTÃO ??


As eleições de 2018 foram marcadas com promessas de mudanças de posturas dos políticos. O discurso de fim de corrupção para o crescimento do Brasil também foi uma marca no pleito passado. E isso não somente na disputa nacional. No Maranhão, os candidatos também encamparam as promessas de dias melhores dentro da lógica do “novo jeito de fazer política”.

Entretanto, os dados do IBGE sobre o emprego e desemprego demonstram que as expectativas por dias melhores ainda não chegaram a outro patamar.

No Maranhão, a realidade parece ser mais dura que no restante do Brasil. É daqui o percentual menor sobre o número de empregados com carteira assinada. Pouco mais de 50% dos trabalhadores estão em um emprego formal. A outra metade que trabalha vive na informalidade.
Resultado de imagem para desempregado
Além dessa quantidade de trabalhadores que buscam a sobrevivência na informalidade, o Maranhão tem outra marca que é desanimadora: a quantidade dos desalentados (que são desempregados que desistiram de procurar emprego) é superior a 560 mil. Claro que esses números não são reflexos somente da política local. A economia nacional vai mal e isto se reflete em todo o país.

O momento é de reflexão para todos. E que os políticos pensem mais na gestão do que na disputa política por espaços de poder em busca de projetos (maioria pessoal) de alcançar voos mais altos.

É preciso fazer diferente e tirar o Maranhão das colocações nacionais vexatórias e humilhantes para a população.

Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário