domingo, 27 de março de 2022

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE -


Existem alguns tipos de anemia e as principais causas além da deficiência de Ferro, pode ser a deficiência de Vitamina B12 (Cianocobalamina) e Vitamina B9 (Ácido Fólico).

O que é anemia?

A anemia é uma condição em que o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo dos níveis normais. A hemoglobina é a proteína que transporta o oxigênio pelo sangue e esse fenômeno pode ocorrer devido à falta de um ou mais dos nutrientes essenciais necessários para a formação de hemoglobina e pode estar associado ou não à diminuição no número de hemácias (as células vermelhas) circulantes.

Assim, a anemia pode ser decorrente de alterações na produção de hemácias, da destruição precoce dessas células, de perda de sangue ou de um misto desses fatores.
As anemias que estão relacionadas à problemas de produção são conhecidas como ferropriva que é provocada pela falta de Ferro e megaloblástica que há deficiência de Vitamina B12 e/ou Ácido Fólico (B9).

Quais as consequências da anemia?

A anemia é um problema de saúde pública global, que ocorre tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos. No Brasil, há consenso de que a anemia, principalmente aquela causada pelo déficit de Ferro é altamente prevalente, atingindo todas as classes sociais e grupos etários. A anemia está associada ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor tardio, mudanças no crescimento e desenvolvimento, mudanças de humor, menor tolerância ao exercício, fadiga, dificuldade de concentração, comprometimento da imunidade celular, apetite reduzido, dores de cabeça, tonturas, distúrbios gastrointestinais e até sinais de insuficiência cardíaca.



Grupo de risco da Anemia

Geralmente crianças, adolescentes, gestantes, lactantes, idosos, veganos, vegetarianos e pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, apresentam maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de anemia, seja pela ingestão inadequada de nutrientes, má absorção, perda crônica ou aumento da demanda pelo organismo.
Após a cirurgia bariátrica, é comum a piora ou aparência de deficiências nutricionais nos primeiros seis meses do pós-operatório, como desnutrição proteica, deficiência de Ferro, vitamina B12, Ácido Fólico, Vitamina A, E, D e minerais como cobre e zinco.
As deficiências de Ferro ocorrem em 50% dos pacientes. Os níveis séricos de transferrina podem diminuir mesmo se a hemoglobina estiver em níveis normais, devido à ineficiência na absorção de Ferro.

Anemia e Deficiência de Ferro

O Ferro é um mineral essencial para a saúde humana e dentre outras coisas participa da produção das células do sangue e atua no transporte do oxigênio.
Na alimentação, o Ferro provém de alimentos de origem animal (carne e ovos) e também é encontrado em alguns vegetais verde-escuros, feijões e algumas sementes. Para melhor ser absorvido ele precisa da presença da Vitamina C.
Nos casos em que há deficiência de Ferro, o tratamento pode incluir a suplementação deste mineral.

Anemia e a Deficiência de Vitamina B12 e Ácido Fólico

A Vitamina B12 e o Ácido Fólico também são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e a sua deficiência pode acarretar uma síntese inadequada do DNA, prejudicando o processo de multiplicação das células, a divisão celular, que pode associar-se a anemia megaloblástica.
As principais fontes de Vitamina B12 são de origem animal: carnes, peixes, leite e derivados, e, ovos. A B12 é estável e resiste ao processo de cozimento em altas temperaturas. Mas pode ficar inativa em contato com a vitamina C e destruída em meios bastante alcalinos.

Já o Ácido Fólico pode ser encontrado em alguns alimentos de origem vegetal e animal, no entanto, aparece em alta concentração mesmo em espinafre, lima, fígado, feijão, brócolis, amendoim e couve-de-bruxelas.
Assim como a anemia por Ferro, a falta de vitamina B12 e Ácido Fólico são diagnosticados por meio de testes laboratoriais e dosagem dos respectivos nutrientes e, seu tratamento pode incluir a suplementação dessas vitaminas.

Procure o seu médico ou nutricionista e mantenha seus exames laboratoriais em dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário