domingo, 10 de julho de 2022

COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO

 


O PÃO E A GLÓRIA

O advogado é um profissional liberal autorizado pelas instituições competentes de cada país a requerer ou exigir os direitos das pessoas perante os juízes, tribunais, qualquer pessoa ou instituição. O advogado busca o sucesso e ensina como consegui-lo. O Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. O filósofo busca a noção de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem. O filósofo busca a verdade e incita as pessoas a descobri-la. Na visão do advogado a verdade é relativa e para se ter sucesso na vida é necessário fazer carreira e ganhar dinheiro.


Para o filósofo, para se chegar à verdade e ao verdadeiro sucesso, é necessário desapegar-se das riquezas, das honras, dos prazeres, reentrar no próprio espírito, analisar sinceramente a própria alma, conhecer a si mesmo, reconhecer a própria ignorância. O advogado se gaba de saber tudo e de ensinar a todos o que sabe, seja por dinheiro ou por glória. O filósofo tem a convicção de que ninguém pode ser mestre dos outros, pois todo mundo é mestre de todo mundo, igualmente. Para o advogado aprender é a coisa mais fácil do mundo, pois por qualquer preço se chega ao conhecimento da retórica, do discurso bonito e logo se é governante de qualquer cidade ou país. Para o filósofo, aprender não é fácil, pois muitos diálogos terminam sem conclusão, sem uma definição da verdade e da justiça. Para o advogado o valor de qualquer conhecimento e de qualquer lei é relativo e subjetivo, por isso o bom advogado é aquele que convence qualquer pessoa a respeito de qualquer coisa. Em resumo: o advogado é prático e o filósofo é teórico. Você é um advogado ou um filósofo? Não opte, seja os dois.



5 comentários:

  1. Gostei, belíssimo texto

    ResponderExcluir
  2. Dr. Erivelton Lago, quando a alma se desprende do corpo, pelo menos um problema está resolvido, mas é nosso destino conciliar os dois. Que o filósofo que anima teu espírito nunca entre em conflito com o advogado que alimenta teu corpo. E se conflito houver, que haja um bom acordo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. César Borralho, poeta, agradeço pela bela reflexão, li e entendi a vossa mensagem, não esquecerei.

      Excluir